Uso Dos Computadores Em Duplas



Título: USO DOS COMPUTADORES EM DUPLAS

Autor: Gisângela Croce de Miranda - Coordenadora de sala informatizada

gisangel@pop.com.br -http://gisaespacovirtual.blogspot.com

Resumo:

USO DOS COMPUTADORES EM DUPLAS

A informática na educação está evoluindo, pois já é uma realidade nas escolas. O coordenador pedagógico, já observa um número elevado de professores motivados para o uso das tecnologias de forma pedagógica. O computador tornou-se parte integrante das aulas para os professores mais interessados no uso, percebendo que aprimora seus trabalhos e ajuda o aluno a investigar, fazer novas descobertas, tanto no que diz respeito ao conteúdo da aula, como também nas diversas maneiras de usar as ferramentas que o computador proporciona através de programas.

Na aprendizagem colaborativa o aluno interage, faz a reflexão, a discussão e a tomada de decisões.

Tem um aspecto envolvido em toda amplitude deste processo de aprendizagem onde não podemos medir, mas percebe-se a efetiva participação de muitos alunos e a pouca participação de poucos.

É muito importante o uso de computadores em duplas na escola, mas você já imaginou trabalhos em equipe com cada aluno em um computador? Alunos ligados em rede utilizando o mesmo espaço virtual. Utopia ou possibilidade futura?

A maioria das pessoas não gosta de dividir o computador, são alunos ativos. O aluno passivo, perde algumas práticas que só ele mesmo executando é capaz de memorizar o uso depois, principalmente do que é novidade e não um hábito.

O conceito do computador pessoal: tipo de computador concebido para ser usado por um utilizador de cada vez, baseado num microprocessador (pequeno circuito integrado) que desempenha as funções de unidade de processamento central.

Será que sabemos dividir igualmente o uso do computador quando estamos em duplas? Deixamos nosso colega trabalhar? Todos digitam? Fazem atalhos, salvam, abrem e executam programas com facilidade? Ou sempre existe um dominado e um dominador? Um aluno ativo e um aluno passivo?

Temos que aprender a trabalhar em equipe ou em duplas, mas sempre encontramos aquele indivíduo que se recusa a agir ativamente ao objetivo proposto.

É onde entra o papel do professor e do coordenador tendo a percepção de quem tem necessidade de estímulo para o uso dos computadores e do conteúdo apresentado para que se torne significativo para todos ao invés de alguns!

Palavras-chave: informática pedagógica, informática educacional, uso de computadores na escola.

Referências bibliográficas:

http://www.priberam.pt/dlpo/definir_resultados.aspx http://pt.wikipedia.org/wiki/Aprendizagem_colaborativa

[1] Aprendizagem colaborativa: é um recurso na área de educação que consiste em estabelecer um procedimento onde o aluno, ou usuário, em conjunto com o professor, estabeleçam buscas, compreensão e interpreção da informação de assuntos determinados.


Autor: Gisangela Croce de Miranda


Artigos Relacionados


Nossa Literatura

Minha Mãe Como Te Amo

Vida(s)

Pra Lhe Ter...

Qualidade De Vida Dos Trabalhadores Da Lavanderia De Um Hospital Público Em Porto Velho / Ro

Tudo Qua Há De Bom Nessa Vida...

Midas