Fundamentos Históricos em Educação Ambiental



FUNDAMENTOS HISTÓRICOS, CONCEITUAIS E METODOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL.

PINHEIRO, Dra. Luciana

A educação ambiental provém de uma crize socioambiental que com o crescimento populacional e a predominância do sistema produtivo que usam tecnologias poluentes e de baixa eficiência energética e de valores de expansão ilimitada do consumo, a espécie humana, desde o seu surgimento, utilizam-se dos recursos naturais para a sua sobrevivência. Os recursos naturais adquiriram um valor não apenas energético, mas também sócio-econômico.
Diante da excessiva exploração alem da capacidade de suporte dos ecossistemas é possível que determinados recursos naturais renováveis percam a capacidade. A saúde do ecossistema e a conscientização possivelmente deram inicio graças à mobilização ambiental.
Alem do esgotamento ou indisponibilidade dos recursos para as atividades econômicas, os ecossistemas continuam absorvendo crescentes quantidades de contaminantes e resíduos. É preciso medir o quanto estamos usando de recursos com nosso padrão de produção e consumo, a fim de reorientá-lo para um consumo mais sustentável e responsáveis com nossos filhos e netos. (HEVIA, 2007, p. 30).
Os avanços tecnológicos possibilitaram nas décadas de 1950 e 1960, alterações no ambiente natural, principalmente nos países desenvolvidos. Na década de 1970 os efeitos negativos dessas alterações sobre a qualidade de vida eram evidentes.
Ao reconhecer a relevância da educação ambiental recomendou-se que se elaborasse um programa internacional de educação ambiental, o treinamento de professores e o desenvolvimento de métodos educacionais. (DIAS, 1998, p.21-22; 36-37).
A "alfabetização biológica", conceito moderno que se refere à construção do conhecimento necessário à convivência nas sociedades contemporâneas. Assim o aluno deve estar "alfabetizado" ao concluir o ensino médio.
Os aspectos naturais e criados pelo homem (tecnologia, sociedade, economia, política, história, cultura, moral e ética, são princípios básicos considerado ao meio ambiente em sua totalidade).
As lições que podemos tomar das sociedades do passado, revela-nos a importância ao planejamento ambiental "uma vez que uma das dificuldades para a proteção dos ecossistemas naturais está na existência das diferenças dos valores e da importância dos mesmos entre indivíduos de diferentes culturas ou de grupos sócio-econômicos que desempenham funções distintas, no plano social nesse ambientes". A diversidade lingüística está à "língua do ouro", não apenas num relatório de variações idiomáticas. (HEVIA, 2007, p. 31-32).
Uma educação ambiental envolve questões culturais que por sua vês foi prontamente absorvida por esses grupos, que constitui uma excelente oportunidade para o desenvolvimento do saber ambiental. (ROSA, 2007, p. 27). Reconhece-se a importância de se realizar estudos de educação ambiental em comunidades locais, a fim de gerir o desenvolvimento sustentável dessa região.
A educação ambiental está permeada nos diferentes conteúdos curriculares e nos diferentes fenômenos sociais e ecológicos. Compreendida, portanto, num espaço de reflexão necessariamente interdisciplinar. Se considerar as condições de vida de uma população que vive as margens dos avanços sociais, extraindo o seu sustento da natureza sem as condições necessárias para uma exploração da natureza de modo sustentável, requer uma intervenção educativa que respeite a cultura local e as condições de aprendizagem dos sujeitos que farão parte do processo a ser desencadeado. Os desenvolvimentos de como o indivíduo conhece é capaz de classificar e comparar, seriar instrumentos iniciais para a compreensão do mundo, compreendendo problemas emergenciais surgidos entre o homem e o mundo natural, dentro do processo de civilização. A interatividade entre aluno e meio ambiente no processo de aprendizagem, talvez possa contribuir para a conscientização popular quanto a construção da cidadania em defesa do meio ambiente, da diversidade biológica e de condições de vida mais justa.
Muitas informações, valores e procedimentos são transmitidos a criança, deverá ser traduzido e incluídos nos trabalhos da escola, para contribuir na formação de cidadãos conscientes aptos a decidirem e atuarem na realidade sócio-ambiental, com conhecimento de valores que expressam por meio de comportamentos, técnicas e manifestações artísticas e culturais, viabilizando a interferência na análise buscando soluções dos problemas identificados.
A educação ambiental pode ajudar tornar mais relevante a educação geral, a começar pelo ensino fundamental desenvolvendo novas maneira de viver sem destruir o meio ambiente, em um novo estilo de vida. Por isso deve se investir numa mudança de mentalidade, conscientizando os grupos humanos para adotarem novos pontos de vista e novas posturas diante dos dilemas e das constatações feitas, aplicando formas cada vez mais sustentáveis de interação sócio-natureza e soluções para os problemas ambientais. A educação ambiental sozinha não é suficiente para mudar os rumos do planeta, mas certamente é condição necessária para tanto. É preciso resgatar o gosto e o prazer na educação, trazendo aos educadores ambientais o desafio de participar ativamente dos debates e iniciativas em torno da importância da diversidade de seres vivos.
A educação ambiental envolve toda a cultura humana: a economia, a política, as resoluções sociais, as artes, etc. Favorecendo a sobrevivência das gerações presentes e futuras da espécie humana e de todas as espécies do planeta, mais justa, saudável e agradável que o atual. Qualquer trabalho deve levar à ação a prática, num projeto amplo, que de ao aluno a visão de ambiente, onde construa conhecimentos para compreender e interpretar o mundo e agir sobre ele.
A escala é um lugar privilegiado para a educação ambiental, com cidadãos atuantes que com democracia vivem a prática de seus valores.
A compreensão das características complexas no meio ambiente é interpretar a interdependência entre os diversos elementos que formam os seres vivos utilizando racionalmente os recursos naturais satisfazendo material e espiritualmente a sociedade no presente e no futuro.
A educação ambiental deve capacitar ao pleno exercício da cidadania através da formação, abrangendo técnicas capazes de viabilizarem desenvolvimentos sustentáveis e criar bases para a compreensão da realidade.
É preciso também que o professor tenha alguma familiaridade com a linguagem gastada no movimento social no movimento de defesa do meio ambiente. Esse é um dos dados da formação do professor em educação ambiental que possa propiciar ao mesmo tempo o desenvolvimento integral dos alunos ao exercício prático da cidadania. O professor deve trabalhar para formar cidadãos capazes de assumir suas responsabilidades sócias ambientais e éticas, diversificando os procedimentos para garantir uma situação rica, estimulante e desafiadora para os alunos.
Não existe formulas prontas e mágicas é preciso "aprender na realidade e da realidade".




Baltazar juraszek
Especializando
Santa Terezinha

Autor: Baltazar Juraszek


Artigos Relacionados


EstratÉgias E Subsidios Para A SensibilizaÇÃo Da Sociedade Para O Uso Racional Da Água

Ambiente, Empresa E Cidadania

Os Processos De DegradaÇÃo Ambiental E O Papel Da Escola E Dos Educadores

Programa De EducaÇÃo Ambiental (pea)

EducaÇÃo Ambiental E O Turismo

As Dificuldades Da EducaÇÃo Ambiental Nas Escolas Do MaranhÃo

Gestão Ambiental Em Recursos Hídricos: Sustentabilidade E Equilibrio Nas Relações Entre O Homem E O Meio Ambiente