ENSINO DA GRAMÁTICA E OS PCN´S



ENSINO DA GRAMÁTICA X PCN´S
Autora: Elisa Oliveira da Conceição


RESUMO:
Este artigo visa abordar a questão que envolve o ensino/aprendizagem de língua portuguesa no ensino fundamental, a operacionalização de conceitos teóricos relativos sobre o trabalho da gramática. Nota-se que é necessário perceber metodologia utilizada para o ensino da gramática praticada pelo professor da escola-campo, aprontar a proposta dos PCN?s no que se refere ao ensino da gramática e refletir sobre o ensino da gramática dentro de sala de aula.


ABSTRACT:
This article aims to address the issue involving the teaching / learning English in elementary school, the operationalization of theoretical concepts relating to the work of the grammar. Note that it is necessary to understand the methodology used for the teaching of grammar school teacher charged by the pitch, ready for the NCP's proposal with regard to the teaching of grammar and reflect on the teaching of grammar in the classroom.


INTRODUÇÃO

Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN´s) apontam que propostas de transformação do ensino de Língua Portuguesa consolidam-se em práticas de ensino tendo como base principal a linguagem. Eles propõem a integração da tripartição do ensino da Língua Portuguesa em textos abrangendo leitura, produções de texto e análise lingüística; para o ensino da gramática propõem idéias apresentadas por grupos de pesquisadores não como conteúdo em si, mas em meio para melhorar a qualidade da produção lingüísticas.

Linguagem aqui se entenda no fundamental, como ação individual orientada por uma finalidade específica, um processo de interlocução que se realiza nas práticas sociais existentes nos grupos de uma sociedade, nos momentos da sua história.(Brasil,1998.p20)

Nessa concepção, ainda segundo os PCN´s:

Ao professor cabe planejar, implementar e dirigir as atividades didáticas, com o objetivo de desencadear, apoiar e orientar o esforço de ação e reflexão do aluno, informante e de interlocutor privilegiado, que tematiza aspectos prioritários em função das necessidades dos alunos e de suas possibilidades de aprendizagem.(1998,p.22)

A reflexão da língua como é proposta pelos PCN´s, leva-se a observar que não se pode considerar a análise de aspectos ortográficos e categorias gramaticais como determinantes ao bom aprendizado da língua.

O modo de ensinar, por sua vez não reproduz a clássica metodologia de definição, classificação e exercitação mas corresponde a uma prática que parte da reflexão aproxima, progressivamente, pela mediação do professor, do conhecimento gramatical produzido. Isso implica muitas vezes, chegar a resultados diferentes daqueles obtidos pela gramática tradicional, cuja descrição em muitos aspectos não corresponde aos usos atuais da linguagem, o que coloca a necessidade de busca de apoio em outras matérias e fontes.(BRASIL 1998,P.29)

O ensino da Língua Portuguesa tem como objetivo maior a formação de usuários competentes da língua materna e, os Parâmetros Curriculares Nacionais tratam muito claramente essa questão da reflexão sobre a linguagem. "A aula deve ser o espaço privilegiado de desenvolvimento de capacidade intelectual e lingüística dos alunos, oferecendo-lhes condições de desenvolvimento de sua competência discursiva.

DESENVOLVIMENTO
Para que o estudo da gramática seja estimulante, o professor deverá ordená-lo de forma desafiadora e instigante a fim de promover a idéia de que a mesma é interessante. E ideal é que o professor selecione noções e regras gramaticais que sejam aplicáveis e úteis para, assim sendo, ampliarem a competência comunicativa dos alunos que diz respeito à fala e à escrita. Os PCN´s surgiram para auxiliar para os professores em como deve ser o ensino da gramática na sala de aula, ele apresenta idéias inovadoras já que a fala e a escrita vêm sob a forma de texto. E é domínio do texto que as regularidades da gramática vão encontrar relevância e aplicabilidade.

Formar "cabeças pensantes" que tenha o domínio da linguagem é o ponto mais defendido pelos PCN´s, propõe-se que os professores de Língua Portuguesa adote em sala de aula uma gramática relevante, que seja funcional, contextualizada, que traga algum tipo de interesse, que libere, que possibilite entender e se expressar em diferentes situações.

Não basta saber falar e escrever, é preciso cominar a linguagem para participar da vida do bairro da cidade e do país. Pelo uso da linguagem, escolhendo as palavras certas para cada tipo de discurso, as pessoas se comunicam trocam têm acesso às informações, protestam e fazem cultura.(REVISTA NOVA ESCOLA;2004P.5)


CONSIDERAÇÕES FINAIS


Com base na pesquisa qualitativa feita para relacionar o que propõe os PCN´s e o que realmente está sendo ensinado em sala de aula no que tange o ensino da gramática, releva um grande conflito, embora o texto seja o eixo norteador do ensino da Língua Portuguesa e consequentemente a gramática, não é isso que acontece.
O ideal de se ter um ensino reflexivo da linguagem e da gramática, em sala de aula, talvez seja ilusão, porque. O que se constata é que, o que se entende por ?trabalhar" gramática do texto, é restrito a identificar e retirar de produções escritas, a partir de leitura, alguns elementos representativos de determinada categoria gramatical. A contextualização, base do ensino efetivo da gramática, é algo quase utópico, o texto é apenas um pretexto para a velha prática do ensino da gramática revestida, em tese, de uma nova roupagem.

REFERÊNCIAS:

BRASIL, Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Terceiro e Quarto ciclos do ensino fundamental: língua estrangeira. Brasília: MEC/SEF. 1998.
REVISTA NOVA ESCOLA. Parâmetros Curriculares Nacionais Fáceis de entender. Edição Especial, São Paulo: Abril, 2004.


Autor: Elisa Oliveira Da Conceição


Artigos Relacionados


O Ensino De GramÁtica: Um Estudo De Caso Do 9º Ano Da Escola De E. F. Dom Javier Hernandez De TianguÁ- Ce1

Ensino Da Língua Mãe

Há Equivalência Entre A Linguística E A Gramática Tradicional?

A Gramática Agramatical

Ensinar Ou Não Gramática

Ensino Da Lingua Padrão E As Novas Concepções No Processo Do Ensino-aprendizagem

A ImportÂncia Do Ensino Produtivo Para O Estudo De GramÁtica