Pecado



Pecado sempre foi um problema maior para religiosos do que para Deus.
Para Deus pecado não é novidade porque ele já vê o homem pecando a séculos. Ele estava lá quando os primeiros seres humanos pecaram.

Quando Adão e Eva pecaram, não foi Deus que escondeu sua face deles, foram eles que se esconderam. Foi Deus quem "puxou papo" e buscou se aproximar de Adão e Eva perguntando "Onde estás?".

Deus, com toda sua Santidade, se aproxima do pecador e tenta reconciliar-se com este e recomeçar o relacionamento (em Cristo Ele reconciliou consigo o mundo, II Cor 5.19). Deus não se assusta com os pecadores pois estes são o alvo do Seu amor e da sua obra redentora.

Nós, pecadores natos, muita das vezes tivemos-temos a atitude de nos afastar e julgar um pecador igual a nós. Nos escadalizamos e nos assustamos com o pecado dos outros (como se nós mesmos não fossemos pecadores).

Isso mostra que o pecado é um problema muito maior pra nós e na nossa relação com o próximo, do que pra Deus na sua obra Redentora nos seres humanos. Deus viu o pecado morrer e ser vencido na morte e ressurreição de Cristo. A religião sempre passou a idéia de um "Deus neurótico" em relação ao pecado que nada mais é do que o reflexo da neurose e culpa inbutida na mente do religioso. Foi para pessoas assim que Jesus disse: "Vocês fecham o Reino dos céus diante dos homens! Vocês mesmos não entram, nem deixam entrar aqueles que gostariam de fazê-lo" (Mt.23.13).

É daí que vem toda essa tendência em se classificar pecados e escândalos e dar grau a cada um deles, esquecendo que todos pecaram e, de igual modo, todos nós carecemos da Glória Divina e da renovação diária do nosso ser interior.

Isso não quer dizer que devemos folgar com a injustiça, mas é tolice e insensatez se colocar na posição de juiz pois com a mesma medida que usamos para medir os outros, seremos medidos.

Deus nos livre e cure da Hipocrisia.

Que possamos ser imparciais e justos como é o Nosso Pai que está nos Céus. Que possamos ser pessoas cheias de Amor, Graça e Dicernimento e ser a extenção desta reconciliação entre Deus e os homens.


Autor: Valmr Nascimento


Artigos Relacionados


Pai Nosso

Sobre Homossexualismo, Você Sabia?

Procura-se Pecadores

Supere Os Embaraços

Deus Rejeita Os Homossexuais?

Vida Celestial

Andarão Dois Juntos, Se Não Estiverem De Acordo.