Comunicação E Brevidade



A Brevidade é alma da comunicação. Para que sua mensagem seja um sucesso e conquiste o público é necessária uma apresentação breve.

Veja o que o consagrado professor Reinaldo Polito, em seu livro "Como falar corretamente e sem inibições", nos ensina:

"Não se iluda. Mesmo que estando interessado no tema, mesmo gostando de você, de modo geral o auditório quase nunca estará disposto a ouvir durante muito tempo."

É preciso ter em mente que a nossa concentração não dura mais do que 20 minutos. Nesse tempo absorvemos cerca de 90% de tudo o que foi apresentado. É o que Carmine Gallo, jornalista ganhador do Emmy, em seu livro "Comunicação é Tudo" chama de "janela de impacto". Passando desse ponto nossa atenção cai drasticamente e os níveis de irritação e cansaço começam a subir.

Por isso, tome muito cuidado para que sua comunicação não seja prolixa e enfadonha. Na era da televisão e da internet, nos acostumamos a absorver muitas informações em pouco tempo. Dessa forma, uma apresentação mais demorada irá nos cansar facilmente.

Entretanto, caso seja necessário fazer apresentações mais longas, mude um pouco o assunto, conte histórias, fatos engraçados e dê intervalos se a ocasião permitir. Isso fará com que a mente dos espectadores relaxe e volte a abrir a "janela de impacto".

Portanto, para que sua apresentação prenda a atenção do público, limpe o máximo de letras, palavras e slides sem perder a concisão e a lógica. Você verá que sempre terá algo que possa ser enxugado e assim não correrá o risco de que alguém cochile na sua apresentação.

Seja um sucesso! Seja Breve!


Autor: Marcos Paulo Peitl


Artigos Relacionados


Dor!

Pra Lhe Ter...

Tudo Qua Há De Bom Nessa Vida...

Minha Mãe Como Te Amo

Eu Jamais Entenderei

Soneto Ii

Nossa Literatura