Estudo de teologia ( a doutrina de Deus 2º parte



Estudo de teologia grátis, Doutrina de Deus 2ª parte
Deus é ilimitado:
Tudo o que Deus criou estabeleceu limites para eles, porem o próprio Deus é ilimitado, não há como limitá-lo. Grande é o nosso Senhor, e de grande poder; o seu entendimento é infinito. Salmos 147:5 , Eterno (Sl.90:2; 102:12,24-27; Sl.93:2; Ap.1:8; Dt.33:27; Hb.1:12).
Sendo Deus Espírito puro e Santo, não esta sujeito a nenhuma paixão física, sendo que limitações temporais , não lhe pode ser atribuídas . ) Espiritualidade: Deus, por ser Deus Espírito Ele é incorpóreo , podemos afirmar invisível, insubstanciavel , ou seja livre de matéria não esta divido em partículas, sendo Ele livre de todas as limitações de tempo ou qualquer outra condição, Jo.4:24; Dt.4:15-19,23; Hb.12:9; Is.40:25; Lc.24:39; Cl.1:15; ITm.1:17; IICo.3:17) Personalidade: Deus tem uma personalidade auto consciente, é também em si mesmo auto determinante (Ex.3:14; Is.46:11). Seu querer é próprio sem conselho de outrem, Ele a si mesmo se aconselha e age conforme sua própria vontade (Is. 46:10; Ap.4:11).
Seu pensar ou intelectualidade é própria sem associação ou dependência, que não seja de seu ser harmonioso em si mesmo (Is. 14:24; Sl.92:5; Is.55:8). Sua emoção ou sensibilidade não esta limitada ao natural é transcendente e justa. (Gn.6:6, IRs.11:9, Dt.6:15; Pv.6:16; Tg.4:5)
Sendo Deus um ser indivisível há nele apenas uma essência. Em sua natureza constituída Deus é um no sentido absoluto. Yacheed é uma palavra hebraica que designa ou significa um. (Gn 22,2) em João 10:30 Jesus diz Eu e o Pai somos um Ele esta referindo a unidade de essência e não de propósito enquanto que yacheed e uma unidade numérica simples, (Jo.17:11,21-23, I Jo.5:7) )Como então podemos ter uma explicação da trindade de personalidade.Há três pessoas no Ser Divino, Pai, Filho, E Espírito Santo, a unidade da Divindade. A palavra hebraica que significa um no sentido de único é echad que se refere a uma unidade composta. Ele é empregada para expressar a unidade da divindade, o uso dela podemos encontrar em Dt. 6:4; Gn. 2:24 e Zc.14:9 (Veja também Dt.4:35;32:39; ICr.29:1; Is.43:10;44:6;45:5; IRs.8:60; Mc.10:9;12:29; ICo.8:5,6; ITm.2:5; Tg.2:19; Jo.17:3; Gl.3:20; Ef.4:6). A palavra que está no plural e não há concordância com o singular é Elohim sendo referente a Deus Gn. 1:26;3:22; 11:6,7;20:13;48:15; Is.6:8)
Algumas passagens Bíblicas apontam uma das pessoas na Divindade se referindo à outra podemos ver a distinção de pessoas na Divindade (; IITm.1:18; Sl.110:1; Hb.1:9 Gn. 19:24; Os.1:7; Zc.3:1,2).

Apesar de bem intencionado Jerônimo cometeu uma falha no ensino sobre o existir de Deus.
Ele disse que Deus é a causa de sua própria substancia e a origem de si mesmo.
O erro está em afirmar que Deus é causa de si mesmo e de sua própria substancia, Deus não tem causa de existência, pois não criou a si mesmo sendo que não é Criatura e sim Criador de tudo, não foi causado por outra coisa ou por si mesmo, Ele nunca teve inicio Ele se revela como o eterno Eu Sou. (Ex.3:14), (Ex.3:14), o correto é dizer que Deus é a razão de sua Própria existência, não esta limitado e não há Nele dependência de nada , fora de si mesmo para continuação perpetuando Seu Ser Eterno (. portanto Deus é absolutamente independente de tudo fora de Si mesmo para a continuidade e perpetuidade de Seu Ser. Deus é a razão de sua própria existência; ITm.6:15,16, Jo.5:26; At.17:24-28;). Referindo a Eternidade e Perfeição.
Deus se contrasta com o tempo e espaço, pois Nele Não Há Limite Ele não é finito, assim também são seus atributos, infinito e perfeito Mt.5:48, Jó.11:7-10;
Eternidade: Deus é Eterno, portanto não a há nele mudança ou variação alguma, nem em relação a tempo de duração, pois Ele não tem fim, não esta limitado a passado presente ou a futuro, pois transcende a todos os limites temporais. Sua infinidade em relação ao tempo é dado o nome de eternidade Deus é Eterno (Ap.1:8; Dt.33:27; Hb.1:12 Sl.90:2; 102:12,24-27; Sl.93:2 Deus é Eterno significando que isto não é prolongação de tempo em Grande Quantidade , mas é sem fim , sendo Ele o principio e o fim . Apocalipse 1:8 Eu sou o Alfa e o Omega, o princípio e o fim, diz o Senhor, que é, e que era, e que há de vir, o Todo-Poderoso. (IIPe.3:8). Deus preenche o tempo. Ele é o Eterno EU SOU. Deus tem a totalidade de sua existência num único presente indivisível (Is.57:15). Que é Eternidade .
Tratando o assunto da imensidão de Deus:
Imensidão: podemos definir a imensidão de Deus em relação espaço como infinidade. O termo imenso e bem aplicado a Deus, ressaltando porem que Ele é infinito, ou seja, não se pode compará-lo ou medi-lo (Grande ou Majestoso; Jr.22:18; Sl.145:3 Jó.36:5,26; Jó.37:22,23). Deus transcende, ultrapassa o qual se denomina como sua perfeição presente em limitações e extensões espaciais seja qual for o tamanho, Deus se faz presente em todos os pontos do espaço com todo o seu Ser PESSOAL (não é panteísmo). É intensiva A imensidão de Deus, não se aplica assim o termo extensivo, para melhor compreender não significa extensão ilimitada no espaço, como no panteísmo. A imensidão de Deus é transcendente no espaço (imanente = dentro do mundo - intramundano Sl. 139:7-12; Jr.23:23,24) e fora do espaço se usa o termo (supramundano = acima do mundo; e para definir sua infinidade também é extramundano = além do mundo; o qual se designa como emanente = fora do mundo - IRs.8:27; Is.57:15).
Onipresença: é relativo à imensidão, denotando a transcendência no espaço, sendo que onipresença denota a imanência no espaço. Assim Deus é imanente em todas as Suas criaturas e em toda a criação. Não se pode confundir a imanência com o panteísmo que diz (tudo é Deus) muito menos com o deísmo que ensina que Deus está presente no mundo apenas com seu poder, conhecido como (per portentiam) e não com a essência e natureza de ser Ser definindo como (per essentiam et naturam) e age no mundo a distancia , porque Deus preenche todo o espaço e não está ausente em nenhuma parte dele, isso não quer dizer que tampouco está mais presente numa parte que noutra (Sl.139:11,12). Deus ocupa o espaço variavelmente e sobre sua habitação há diferença, pois Ele não habita na terra do mesmo modo que habita no céu, assim também nem nos animais como habita nos homens, nem em relaçao aos ímpios como habita nos piedosos, do mesmo modo há diferença de sua habitação na igreja de como habita em Cristo (Is.66:1; At.17:27,28; faça comparação, Ef.1:23 com Cl.2:9).
Imutabilidade: Deus não muda este atributo e referente a Deus por Ele não mudar em sua natureza em seus atributos ou em seu conselho. Deus não esta sujeito a variação é em sua simplicidade, eternidade auto existência e perfeição não há mudança, simplicidade que dizer que Deus é uma substancia simples, sem mistura, indivisível e não esta sujeito a qualquer variação (Tg.1:17). ).
Eternidade porque Deus não está sujeito a ter variações e nem circunstâncias do tempo, Deus é Eterno Sl. 93:2; Ap.1:8; Dt. 33:27; Hb.1:12(Sl.90:2; 102:12,24-27;). Não podemos comparar a Eternidade de Deus a duração prolongada, nem no sentido passado e nem no sentido futuro para frente e para traz, na verdade Deus transcende a todas as limitações de tempo (IIPe.3:8) existentes em sucessões de tempo. O tempo é preenchido por Deus. Passado presente e futuro é aplicado a nos seres humanos ou a tudo que assim pode ser referido neste termo, mas isto não se aplica Deus, pois ele não esta sujeito a passado presente ou futuro, . Ele é o Eterno EU SOU. Deus é elevado acima de todos os limites temporais e de toda a sucessão de momentos, Deus tem a totalidade de existência em um único presente que se diz indivisível (Is. 57:15). ( Hb.1:12 e 13:8). Auto-existência, Deus não é causado, mas existe em Si mesmo, sendo que Ele tem que existir da forma como é e existe, portanto sempre é o mesmo (Ex.3:14). E perfeição, toda mudança que existe tem que ser para melhor ou pior e isto não se aplica a Deus Ele é absolutamente perfeito jamais poderá ser mais sábio, mais santo, mais justo, mais misericordioso, e nem menos. Assim Deus é imutável como a rocha (Dt.32:4).
Imutabilidade não se compara a imobilidade: Nosso Deus é um Deus de ação (Is.43:13).
c) Imutabilidade implica em não arrependimento: Alguns versículos relatam de Deus como se Ele se arrependesse isto e o termo conhecido como antropomorfismo (Nm. 23:19; Rm.11:29; ISm.15:29; Sl.110:4).
Imutabilidade de Deus em Sua natureza: sendo Deus perfeito Ele não muda nem para melhor nem para pior (Ml.3:6).
Imutabilidade de Deus em Seus atributos: Deus não muda e permanece o mesmo em suas promessas (IRs. 8:56; IICo.1:20); em sua misericórdia (Sl.103:17; Is.54:10); em sua justiça (Ez.8:18); em seu amor (Gn.18:25,26).
Imutabilidade de Deus em Seu conselho: Deus faz seus planos e os fatos conforme a sua vontade assim decreta que este plano seja concretizado. Nada poderá contrariar com oposição à sua vontade. O próprio Deus nunca mudará de opinião, mas cumprirá conforme seu plano predeterminado (Is.46:9,10; Sl.33:11; Hb.6:17).
Onisciência: este Atributo é atribuído somente Deus não é comunicável é um conhecimento único e inigualável
Deus conhece-se a Si próprio bem como todas as coisas possíveis e reais num só ato eterno e simples. O conhecimento de Deus se relaciona em características:
Sendo arquétipo: Deus tem conhecimento do universo assim como o criou e como ele existe em Sua própria idéia anterior à sua existência em realidade finita em tempo e espaço; é um conhecimento que não é obtido de fora, como o nosso conhecimento investigativo (Rm. 11:33,34). É inato e imediato: o conhecimento de Deus Não resulta de observação ou aplicação de raciocínio estudantil. (Jó.37:16) sendo assim É simultâneo: Não é sucessivo, sujeito a estudo e experiência, pois Deus conhece as coisas de uma vez em sua totalidade, e não de forma partículas e divididas como que uma após outra (Is. 40:28).
É completo: Deus não conhece limitações, Ele tem um conhecimento pleno e consciente (Sl.147:5).
Conhecimento necessário: O Conhecimento que Deus tem de Si mesmo e também de todas as coisas possíveis, e um saber que repousa na sua consciência onipotente . É chamado necessário porque não é determinado por uma ação da vontade divina. Tipo sem envolvimento com ele (Por exemplo: Deus tem conhecimento do mal é um conhecimento necessário porque este não é da vontade de Deus, ou seja, que o mal lhe seja conhecido (Hc.1:13) Deus não pode nem quer ver o mal, mas tem conhecimento dele , não por experiência, que envolve a ação de Sua vontade, mas o conhece por simples inteligência, sendo um ato do intelecto divino (veja IICo.5:21 a utilização do termo grego ginosko sendo aplicado aqui.).
Conhecimento livre: Deus conhece todas as coisas reais, ou seja de fato e em toda plenitude não suposição mas fato conhecedor real ,isto é das coisas que existiram no passado, que existem no presente e existirão no futuro. Dá se o nome visionis, isto é, significa conhecer de vista. Deus vê tudo e tudo conhece muito bem, com perfeição.
Aqui terminamos a segunda parte deste estudo aguardem a seqüência,
Quero agradecer meus professores que me proporcionaram direta e indiretamente o conhecimento que é com certeza a ação do Espirito Santo em suas vidas, compartilhando com outros este excelente estudo para edificação da igreja de Jesus.
Que Deus conserve homens assim que dispõem de boa vontade em ensinar as coisas referente a Deus , pois entendem que a sabedoria que obtiveram veio do próprio Deus .


Autor: Aparecido Rocha


Artigos Relacionados


Música: Só Em Deus

Aprenda Amar

Estudo De Teologia 2

Tudo Posso Em Deus

Deus Sabia

Deus Ii

Desus Provê.