Logística na Indústria da Construção Civil



LOGÍSTICA NA INDÚSTRIA DACONSTRUÇÃO CIVIL

Fabiana Medeiros de Araújo [email protected]
Gilvando da Silva Cruz [email protected]
Jonas Pereira Lima [email protected]
FAMATEC- Faculdade de Meio Ambiente e Tecnologia de Negócios
Professor Orientador MSc. Mac Cartaxo

RESUMO

Esta pesquisa está fundamentada em um referencial teórico-bibliográfico e apresenta como tema central o estudo da logística na construção civil e tem como objetivo geral analisar a efetividade da logística na SERVENG CIVILSAN S.A. e objetivos específicos: Descrever o processo logístico da empresa SERVENG CIVILSAN S.A.; Analisar a possibilidade de redução de perdas de materiais em virtude da adoção dos princípios logísticos na indústria da construção civil; Identificar a possibilidade de formação de parcerias estratégicas com fornecedores; Descrever o impacto do controle logístico rigoroso e contínuo para a eficiência da logística na SERVENG CIVILSAN S.A.; Descrever as vantagens e desvantagens do processo logístico na indústria da construção civil e Mostrar a importância da logística na indústria da construção civil. No marco teórico foram abordados os seguintes temas: Logística; Logística na indústria da construção civil; Logística e cadeia de suprimentos na indústria da construção civil; Processos logísticos utilizados na indústria da construção civil; As vantagens e desvantagens da logística na indústria da construção civil. Quanto à metodologia, o tipo de pesquisa escolhido foi a pesquisa qualitativa, quanto aos fins descritiva e quanto aos meios ocorreu uma pesquisa realizada através de dados bibliográficos e documental. A coleta de dados foi realizada por meio de uma entrevista estruturada, pelo critério de acessibilidade e experiência no setor que de forma seletiva foram escolhidos 4 (quatro) colaboradores com cargos de gerência. . A análise de dados foi realizada através de análise de conteúdo, nos quais os resultados apontam para eficácia da logística aplicada à indústria da construção civil principalmente no que tange as atividades operacionais dentro do sistema construtivo como suprimento de materiais, componentes e serviços, armazenagem e o processo de materiais como melhoria do fluxo de produção nas obras. Com esses dados se percebeu a necessidade do operador logístico na indústria da construção civil.

Palavras-chave: Logística, Construção Civil, Cadeia de Suprimentos.


1. INTRODUÇÃO
A logística existiu desde os tempos mais remotos quando o homem produziu mais do que poderia consumir.
Utilizada nas guerras ao longo dos séculos, a logística foi implementada no exército com a finalidade de ser, na retaguarda, um setor estratégico. Sua finalidade consistia em fazer o planejamento militar, que compunha o estudo do adversário (pontos fortes e vulneráveis), a definição das frentes de batalha, movimentação e deslocamento das tropas e equipamentos, e programação das equipes de apoio (abastecimento técnico e equipamentos).
As atividades operacionais dentro do sistema construtivo, como suprimento de materiais, componente e serviços, a armazenagem, o processo de materiais, a locação de recursos humanos, os fluxos físicos e os fluxos de informações inerentes ao processo produtivo, devem ser encaradas de forma que se constitua num grande potencial de redução de custos, aumento da produtividade e do nível de serviço ao cliente final.
Sendo assim, é imprescindível a realização de uma estruturação no espaço administrativo-operacional com a introdução da concepção logística, que certamente encaminhará um melhor planejamento, organização e controle de todo o empreendimento.
Sabendo-se que a indústria da construção civil (ICC) apresenta uma série de peculiaridades e especificidades é que se percebe a necessidade de um planejamento administrativo-operacional numa fase muito anterior ao efetivo início da construção propriamente dita.
A ICC vem crescendo ao longo dos anos e, com isso, também é crescente o aumento da competitividade. Com o passar do tempo, não foi dada a devida importância a sua área de manufatura ? o canteiro de obras. A preocupação dos gestores com o canteiro de obras sempre foi relacionada aos aspectos técnicos do projeto arquitetônico estrutural, sem a merecida preocupação com desperdícios, prazos e retrabalhos, ou seja, com o gerenciamento do fluxo de suprimentos. O capital das empresas foi sempre empregado com investimentos na área técnico-estrutural, percebendo-se uma grande carência de recursos no desenvolvimento de outras frentes que num primeiro momento aparentam não impulsionar a produção, entre elas a logística.
E com essa percepção de necessidade é que se buscam alternativas que venham possibilitar uma melhoria contínua dentro desse setor industrial tão necessitado com relação aos aspectos de produtividade e nível de serviços. Essa busca concentrou-se basicamente dentro da concepção logística que constitui a ferramenta fundamental e impulsionadora do desenvolvimento e do sucesso de toda a indústria bem sucedida. Com um objetivo aos aspectos relacionados à tecnologia logística, com sua evolução, definição, funções, características, objetivos e benefícios que um processo logístico pode oferecer de uma maneira geral.
E sem qualquer dúvida, a implantação do sistema de gestão logístico no processo construtivo trará benefícios consideráveis para todas as esferas envolvidas.


2. MARCO TEÓRICO
2.1 LOGÍSTICA
A logística é um termo de muita evidência em todos os setores empresariais. Hoje, todas as grandes empresas, nos mais diversos setores, utilizam a logística como forma de administrar seus fluxos produtivos, com resultados satisfatórios provendo recursos, equipamentos e informações para a execução de todas as atividades dentro da empresa.

Vieira (2006, citado por LAMBERT, STOK & VANTINE, 1998) define a logística
como o processo de planejar, implementar e controlar, de forma eficiente e econômica o fluxo de suprimentos e produtos, a armazenagem e o fluxo de informações correspondentes a todo o sistema, da origem ao destino final, objetivando o atendimento às necessidades dos clientes.

Haga e Sacomano (1999) definem logística
é o meio de gerenciamento pelo o qual as necessidades dos clientes são satisfeitas através da coordenação dos fluxos de materiais e de informações que vão do mercado até a empresa, suas operações e, posteriormente, para seus fornecedores.

Para Vieira (2006) a logística
é uma metodologia administrativa que se baseia na conscientização para o emprego de conceitos, técnicas e procedimentos que encaminhem a uma maximização do nível de serviço e da produtividade numa cadeia de suprimentos.






2.2 LOGÍSTICA NA INDÚSTRIA DA CONSTRUÇÃO CIVIL
Nas grandes obras, é preciso trabalhar a gestão de pedidos, o controle de estoque, o carregamento, o processo de transporte e de descarga do produto na obra, tudo isso sincronizado no tempo, tentando uma operação just-in-time, as dificuldades encontradas para suprir estas necessidades estão concentradas em entender as demandas das obras e apresentar a melhor solução.
De acordo com Santos e Farias Filho (1998), "visão de gestão voltada para a redução dos prazos, dos custos, das perdas e dos desperdícios, e um ambiente baseado na melhoria contínua e na otimização da flexibilidade"

Para Guerrini e Sacomano (2001)
construção civil é tradicionalmente tratada a partir do canteiro de obras, como elemento central onde buscam-se as soluções para minimizar perdas, deixando de fora o relacionamento com o cliente, fornecedores, atribuição de responsabilidades, capacidade da empresa em gerir e custear obras.

Silva e Cardoso (1998, apud SILVA, 1998) o conceito de logística aplicada à construção civil, define-se
é aqui entendida como sendo um processo multidisciplinar aplicado a uma determinada obra que visa garantir o abastecimento, a armazenagem, o processamento e disponibilização dos recursos materiais nas frentes de trabalho, bem como o dimensionamento das equipes de produção e gestão de fluxos físicos de produção.

Para Vieira (2006), o conceito de logística aplicada à construção civil "é o tratamento integrado dado às diversas atividades que constituem uma cadeia de suprimentos coordenando-as entre si."


2.3 LOGÍSTICA E CADEIA DE SUPRIMENTOS NA INDÚSTRIA DA CONSTRU-ÇÃO CIVIL
O planejamento e o gerenciamento do setor de suprimentos são elementos fundamentais para a execução de um empreendimento, desde a aquisição de um material à contratação de um serviço. No entanto, como as empresas de construção civil não atentaram para esta realidade, existe uma total falta de conhecimento dos processos para uma gestão correta da cadeia de suprimentos, impactando diretamente em custo, prazo, qualidade e risco.
As modernas abordagens de gerenciamento, particularmente a da "produção enxuta", têm introduzido conceitos ao gerenciamento de suprimentos. A "produção enxuta" considera que as atividades de produção são constituídas de fluxos de operações (máquinas e pessoas) e fluxos de processos (materiais e informações). Utilizando este enfoque, as melhorias em su-primentos deveriam primeiramente abordar o processo e, somente depois de esgotadas as pos-sibilidades de melhoria no mesmo, tratar-se-iam de melhoria nas operações. Também, dentro desta filosofia, somente as atividades de processamento adicionam valor. Assim, preconiza-se a eliminação, ou pelo menos a redução das atividades de espera, controle/inspeção e transporte presente na função suprimentos, conforme REIS et al (2005, apud SHINGO, 1996).
Conforme Vieira (2006), cadeia de suprimentos resume-se em meta prioritária na ICC com base em objetivos propiciados por um planejamento contínuo e integrado das diversas atividades logísticas do sistema, como: a simplificação do processo de gestão obtido através do planejamento criterioso do ambiente produtivo, com a redução dos recursos humanos pela coordenação e o rigoroso controle de fluxo de materiais e mão-de-obra, visando à redução de estoques voltada para uma programação bem planejada em cima de previsões criteriosas e perfeitamente ajustada (características just-in-time) com mais espaços para produção e menos interferências. Com estratégia de formação de elo com fornecedores comprometidos por meio de parcerias e assim reduzindo o tempo de atendimento (lead time) e a aplicação no momento exato do suprimento.

Haga e Sacomano (1999, apud CHRISTOPHER, 1997) definem a cadeia de suprimentos
[...] uma rede de organizações, através de ligações nos dois sentidos, dos diferentes processos e atividades que produzem valor na forma de produto e serviços que são colocados nas mãos do consumidor final.


2.4 PROCESSOS LOGÍSTICOS UTILIZADOS NA INDÚSTRIA DA CONSTRU-ÇÃO CIVIL
A racionalização da logística pode ser um instrumento importante para a busca da melhoria da eficiência nos nossos sistemas de produção. Para tanto, é necessário se conhecer com uma maior profundidade as características do processo logístico na ICC.
Haga e Sacomano (1999, apud FERREIRA, 1998) apresentam ainda uma boa síntese da evolução dos procedimentos ligados ao Supply Chain Management (SCM): "Nessa nova era de Correio Eletrônico (CE), novos procedimentos apareceram com a tendência de se reduzir custos e melhorar os serviços, tais como o uso de EDI ("Eletronic Data Interchange"), do ECR ("Efficient Consumer Response"), DSD ("Direct Store Delivery"), CRP ("Continuous Replenishment Program"), ERS ("Evaluated Receipt Settlement"), VMI ("Vendor Manage-ment Inventory"), entre outros."
O processo de aquisição de materiais para a realização da obra é um processo com-plexo de tomada de decisão e comunicação entre vários agentes que fazem parte da cadeia produtiva da construção civil. Dentro da organização empresarial deve existir uma interação entre os setores que estarão diretamente relacionados com a aquisição e com o planejamento da obra. As principais fases do processo de aquisição podem ser caracterizadas em identifica-ção da necessidade do recurso, realização do pedido e cotação, comparação entre propostas recebidas, emissão do pedido de compra, recebimento e armazenamento do recurso e, final-mente, seu pagamento. (fig. 2)


Figura 02: Processo de aquisição de materiais.
Fonte: Gestão de sistema da qualidade (2010).


2.5 AS VANTAGENS E DESVANTAGENS DA LOGÍSTICA NA INDÚSTRIA DA CONSTRUÇÃO CIVIL.
Com o objetivo de planejar, controlar, coordenar e integrar o processo de manufatura (fornecedores-empresa-produção-cliente) através do principio de estratégia de manufatura utilizando os critérios competitivos baseados em qualidade, prazo de entrega, flexibilidade e gestão da rede de suprimentos, O estudo das operações logísticas poderá apontar para o aumento das despesas em certas situações, em contrapartida, haverá redução de custos em outros setores do empreendimento, de forma que o produto final possa garantir a satisfação total dos clientes.
Para Guerrini e Sacomano (2001, citado por GIANESI e CORREA, 1994) a adoção de critérios competitivos para as empresas de construção civil baseados em qualidade, custo, flexibilidade, gestão da rede de suprimentos e prazo para entrega suportam a tomada de decisões gerencias, implementadas através de uma estrutura operacional de planejamento e controle de produção. A conjunção dos critérios competitivos e a estrutura operacional compõem o sistema de administração de produção.
Os critérios competitivos ajudam a quebrar as barreiras organizacionais, invisíveis em sua maioria, pois estão relacionadas com vícios do cotidiano da empresa. O sistema de administração de produção é uma ferramenta que permite a melhor compreensão dos processos em que a empresa de construção civil está envolvida, fornecendo-lhe elementos para direcionamento dos esforços da gerencia da empresa para a produção.


3. METODOLOGIA
A elaboração deste trabalho de conclusão de curso seguiu uma estratégia de aquisição de conhecimentos progressiva por meio de pesquisa qualitativa. GODOY (1995, p.58) ressalta a pesquisa qualitativa não procura enumerar e/ou medir os eventos estudados, nem emprega instrumental estatístico na análise dos dados, envolve a obtenção de dados descritivos sobre pessoas, lugares e processos interativos pelo contato direto do pesquisador com a situação estudada, procurando compreender os fenômenos segundo a perspectiva dos sujeitos, ou seja, dos participantes da situação em estudo.
Tendo-se seguido vários passos sucessivos que a seguir se descrevem:
? Classificação de pesquisa;
? Universo;
? Amostra;
? Seleção do sujeito;
? Instrumento de pesquisa;
? Quadro de correlação;
? Limitações do método.

3.1 CLASSIFICAÇÃO DE PESQUISA
Para a classificação da pesquisa, toma-se como base a forma apresentada por Vergara (2006), que a qualifica em relação a dois aspectos: quanto aos fins e quanto aos meios.
Quanto aos fins, a pesquisa foi descritiva. (VERGARA, 2006, p.47) A pesquisa descritiva expõe características de determinada população ou de determinado fenômeno. Pode também estabelecer correlações entre variáveis e definir sua natureza. Não tem compromisso de explicar os fenômenos que descreve, embora sirva de base para tal explicação. Descritiva porque serão expostas características relacionadas à análise da efetividade do processo logístico na indústria da construção civil ? ICC.
Quanto aos meios, a pesquisa foi realizada através de dados Bibliográfica e Documental. Bibliográfica porque recorre ao uso de material acessível ao público em geral, como livros, artigos e balanços sociais já publicados. Documental porque utilizei documentos de trabalho e relatórios de consultorias privadas, não disponíveis para consultas públicas. (VERGARA, 2006, p. 48).

3.2 UNIVERSO
A população não é o número de habitantes de um local, como é conhecido o termo, mas um conjunto de elementos (empresas, produtos, pessoas). População amostral ou amostra é uma parte do universo (população) escolhida segundo algum critério de representatividade (VERGARA, 2006, p.50).
Foi considerado como universo da pesquisa a empresa no ramo da construção civil a SERVENG CIVILSAN S/A.

3.3 AMOSTRA
Há dois tipos de amostra: probabilística, baseada em procedimentos estatísticos, e não probabilística. Para este trabalho utilizamos a amostra não probabilística, por acessibilidade.
A amostra foi definida pelo critério de acessibilidade e experiência no setor, sendo compostas por quatro colaboradores com cargo de gerência, coordenação, superintendência e administração, considerados elementos chaves para o desenvolvimento das atividades logísticas. Representando 7,48% do universo de 51 pessoas.

3.4 SELEÇÃO DO SUJEITO
Sujeito da pesquisa, segundo Vergara (2006, p.53), "são as pessoas que fornecerão os dados de que você precisa". Às vezes, podem ser confundidos com "universo e amostra", quando são relacionados com pessoas.
Neste estudo os sujeitos foram os integrantes da gerência, que é composto por quatro colaboradores, um diretor comercial, um superintendente regional, um coordenador de obras e o gerente da filial. A gerência da unidade é definida no manual de normas e procedimentos da empresa. Todos os integrantes conhecem e participam das atividades da organização.

3.5 INSTRUMENTO DE PESQUISA
Foi utilizado para a coleta dos dados:
a) Pesquisa bibliográfica em livros, dicionários, revistas, jornais, artigos, teses e disserta-ções com dados sobre o assunto;
b) Pesquisa documental nos arquivos da SERVENG. Nesse local foi encontrado regula-mentos internos, relatórios e outros documentos não publicados;
A pesquisa bibliográfica e documental justifica-se, à medida que contribui para o le-vantamento das informações que descrevem como a eficácia da logística na indústria da cons-trução civil.
c) Pesquisa de campo, com entrevistas estruturadas, com os colaboradores com cargos indicados na amostra.
Instrumento da entrevista estruturada. De acordo com D?Oliveira, Lima e Luna (1996).
a entrevista guiada permite ao entrevistador utilizar um ?guia? de temas a ser
explorado durante o transcurso da entrevista [...] o pesquisador conhece previamente os aspectos que deseja pesquisar e, com base neles, formula alguns pontos a tratar na entrevista. O entrevistado tem a liberdade de expressar-se como ele quiser guiado pelo entrevistador.

Os dados coletados foram transcritos, com a autorização dos entrevistados.
Visando estruturar o instrumento de pesquisa, foi proposto o respectivo quadro de correlações:

3.5.1 Quadro de Correlação
Abaixo o quadro com a relação dos objetivos com questões norteadoras, fundamentação teórica e os procedimentos metodológicos da pesquisa.

Objetivos
específicos
Questões norteadoras Fundamentação
teórica Observação
Metodologia
Análise
documental
Descrever o processo logístico da empresa SERVENG CIVILSAN S.A. Como o Senhor descreveria o processo logístico da empresa Serveng Civilsan e se este processo está enquadrado na nova tendência do Macrossetor da Construção? Vieira (2006)
Haga e Sacomano (1999)
Santos e Farias Filho (1998)
Silva e Cardoso (1998)
Guerrini e Sacomano (2001) Eficiência;
Comprometimento;
Aplicabilidade.
Entrevista com a diretoria comercial, gerencia de obras, superintendência regional coordenação e administração financeira. - CBIC
- ABRAMAT
- SINDUSCON
- Manual da qualidade
- PBQP-h
- Logística Aplicada à Construção Civil ? Como Melhorar o Fluxo de Produção nas Obras
- Artigos de referencia
Analisar a possibilidade de redução da perda de materiais em virtude da adoção dos princípios logísticos na indústria da construção civil. Qual seria o processo logístico que o Senhor adotaria para redução do desperdício de materiais dentro construção civil? Por quê? Vieira (2006)
Haga e Sacomano (1999)
Santos e Farias Filho (1998)
Silva e Cardoso (1998)
Guerrini e Sacomano (2001) Eficiência;
Comprometimento;
Aplicabilidade.
Entrevista com a diretoria comercial, gerencia de obras, superintendência regional coordenação e administração financeira. - Manual da qualidade
- PBQP-h
- Logística Aplicada à construção Civil ? Como Melhorar o fluxo de Produção nas Obras
- Artigos de referência
Identificar a possibilidade de formação de parcerias estratégicas com fornecedores.
Quais são as parcerias estabelecidas visando garantir a otimização da distribuição no âmbito da construtora? Vieira (2006)
Haga e Sacomano (1999)
Santos e Farias Filho (1998)
Silva e Cardoso (1998)
Guerrini e Sacomano (2001) Eficiência;
Comprometimento;
Aplicabilidade.
Entrevista com a diretoria comercial, gerencia de obras, superintendência regional coordenação e administração financeira. - Manual da qualidade
- PBQP-h
- Logística Aplicada à construção Civil ? Como Melhorar o fluxo de Produção nas Obras
- Artigos de referência
Descrever o impacto do controle logístico rigoroso e contínuo para a eficiência da logística na SERVENG CIVILSAN S.A.
Nesta situação que se encontra o mercado e havendo a necessidade de investimentos voltados para área de operação logística com computo de melhoria no seu entender qual seria o impacto relevante para a empresa este controle dinamizado da logística? Por quê? Vieira (2006)
Haga e Sacomano (1999)
Santos e Farias Filho (1998)
Silva e Cardoso (1998)
Guerrini e Sacomano (2001) Eficiência;
Comprometimento;
Aplicabilidade.
Entrevista com a diretoria comercial, gerencia de obras, superintendência regional coordenação e administração financeira. - Logística Aplicada à construção Civil ? Como Melhorar o fluxo de Produção nas Obras
- Artigos de referência


Descrever as vantagens e desvantagens do processo logístico na indústria da construção civil.
Então, partindo deste ponto de vista, como o Senhor descreveria as vantagens e desvantagens da logística na construção civil? Vieira (2006)
Haga e Sacomano (1999)
Santos e Farias Filho (1998)
Silva e Cardoso (1998)
Guerrini e Sacomano (2001) Eficiência;
Comprometimento;
Aplicabilidade.
Entrevista com a diretoria comercial, gerencia de obras, superintendência regional coordenação e administração financeira. - Logística Aplicada à construção Civil ? Como Melhorar o fluxo de Produção nas Obras
- Artigos de referência
Mostrar a importância da logística na Indústria de Construção Civil.
Partindo deste contexto o Senhor adotaria a logística como uma ferramenta importante na indústria da construção civil? Por quê? Vieira (2006)
Haga e Sacomano (1999)
Santos e Farias Filho (1998)
Silva e Cardoso (1998)
Guerrini e Sacomano (2001) Eficiência;
Comprometimento;
Aplicabilidade.
Entrevista com a diretoria comercial, gerencia de obras, superintendência regional coordenação e administração financeira. - Logística Aplicada à construção Civil ? Como Melhorar o fluxo de Produção nas Obras
- Artigos de referência
Quadro 01: Relação dos objetivos com questões norteadoras, fundamentação teórica e os procedimentos metodológicos da pesquisa.
Fonte: Elaborado pelos autores (2010).

3.6 LIMITAÇÕES DO MÉTODO
Durante a concretização deste trabalho foram encontrados dificuldades na aquisição de dados, já que a empresa tem resistência em fornecer informação interna, a falta de experiência dos pesquisadores e de habilidade dos entrevistadores e também devido ao curto prazo para o desenvolvimento do trabalho. Outro fato complicador foi ter que concluir este trabalho em apenas um semestre, sendo que em outras instituições os prazos são mais estendidos.


4. ANÁLISE E APRESENTAÇÃO DOS RESULTADOS
A pesquisa foi realizada com gestores citados na amostra e categorizados do seguinte modo:
a) Entrevistado 1, homem de 29 anos de idade, formando em engenharia civil com doze anos de experiência em suprimentos e administração financeira, trabalha na empresa a cinco anos como gerente administrativo;
b) Entrevistado 2, homem de 36 anos de idade, formado em engenharia civil com dez anos de experiência em planejamento de projetos, medições e administração de obra, trabalha na empresa a seis anos como gerente de obras;
c) Entrevistado 3, homem de 79 anos de idade, formado em engenharia civil com 55 anos de experiência em coordenação e gerenciamento, trabalha na empresa a trinta e dois anos como diretor comercial;
d) Entrevistado 4, homem de 60 anos de idade, formado em administração de empresas e economia com dez anos de experiência, trabalha na empresa a quatro anos como superintendente regional.
Tendo como critério de análise os seguintes objetivos específicos: Descrever o processo logístico da empresa Serveng Civilsan S/A, analisar a possibilidade de redução da perda de materiais em virtude da adoção dos princípios logísticos na ICC, identificar a possibilidade de formação de parcerias estratégicas com fornecedores, descrever o impacto do controle logístico rigoroso e contínuo para a eficiência da logística na Serveng Civilsan S/A, descrever as vantagens e desvantagens do processo logístico na ICC e mostrar a importância da logística na ICC.
A seguir realizam-se a apresentação e análise dos dados obtidos com as entrevistas realizadas bem como outros aspectos julgados pertinentes, informações que ajudam a organização melhorar seu desempenho.


4.1 DESCREVER O PROCESSO LOGÍSTICO DA EMPRESA SERVENG CIVILSAN S/A.
A organização em estudo se beneficia de um processo sistêmico de logística voltado para aquisição de materiais e tem em seu esboço escopado um processo dinamizado que se integram e define-se por etapas, que podem ser observadas a partir de critérios adotados como fundamentais e, em prática simplificam-se por estarem em interação total. Sendo de forma simples e dinâmica com eficácia sempre totalizada na busca perfeita de aquisição em tempo hábil por dinâmica adotadas a partir do PBQP-H e ISO 9001. Como se afirma a seguir os respondentes 3 e 4:

"Nós, a Serveng, estamos hoje com um sistema muito eficiente e apesar de estarmos em constante atualização e acredito que nossos processos estão muito bem enquadrados e nos permitem crescer a cada dia neste grande setor que requer os melhores."

"A Empresa ao longo sua trajetória vem desenvolvendo produtos e serviços que viabilizam e cumpre metas almejadas pelos Órgãos contratante, buscando de uma forma sutil atender as suas próprias necessidades voltadas para o desenvolvimento e crescimento tecnológico com escalas definidas, sempre voltadas para metodologia da qualidade que se impõe pelo ISO 9001 e Programa da Qualidade o PBQP-H, que define parâmetros e regras de necessidades da aquisição de matéria prima e produtos de qualidade que venha a atender as necessidades do consumidor final..."

Esses depoimentos mostram que os gestores entrevistados compartilham de uma visão única quanto aos processos logísticos como as atividades operacionais dentro do sistema construtivo, suprimento de materiais, componentes e serviços, armazenagem e o processo de materiais como melhoria do fluxo de produção nas obras e estes fundamentados na organização e, que está em constante melhoria e busca pela excelência do produto final. Neste sentido VIEIRA (2006, p.9) afirma que a indústria da construção civil necessita de uma melhoria contínua no seu processo construtivo e nas condições gerenciais de seus canteiros de obras para a efetividade no aumento da produtividade.

4.2 ANALISAR A POSSIBILIDADE DE REDUÇÃO DA PERDA DE MATERIAIS EM VIRTUDE DA ADOÇÃO DOS PRINCÍPIOS LOGÍSTICOS NA INDÚSTRIA DA CONSTRUÇÃO CIVIL.
Partindo de um bom planejamento logístico, adotando métodos dos processos de industrialização e focando sistemas de parcerias confiáveis, visualizando a produtividade e nível de serviços, com a diminuição de custos na redução do desperdício e reflexos na competitividade pela busca constante de melhorias no produto e satisfação do cliente por meios de reduções no computo final da obra. Que ressaltam a seguir os entrevistados 1 e 2:

"Deveríamos focar em dois pontos que eu acho serem os principais:
1º - Integrar a área de compras com o setor de produção, pois hoje podemos observar que temos vários problemas neste setor: por exemplo, compras de materiais em excesso ou compra de materiais em desacordo;
2°- Padronização dos processos, pois com a padronização dos processos de execução você diminui a incidência de retrabalho e por sua vez desperdício de materiais".

"Com a possibilidade de criação de um banco de dados das possíveis melhorias dos diversos fatores que geram as perdas, pois entendemos que não basta medir, saber quanto se perde, ainda que isso seja importante, mas sim, a partir dos estudos já feitos, buscar alternativas para solução. Estas alternativas devem ser partilhadas por todo o setor, e não serem apenas soluções únicas de cada empresa. Ainda que cientes das especificidades locais, percebemos a possibilidade de se pensar em nível estratégico na busca da solução ou minimizarão deste problema e de suas implicações sociais".

Os depoimentos transcritos sinalizam a padronização dos processos que viabilizam a sistematização para a compra de produtos adequados em proporções necessárias para que não haja retrabalhos e não venha a acarretar os desperdícios e, por fim, também, investimentos em perícia para os colaboradores. Vieira (2006, p.33) é imprescindível a realização de uma estruturação no aspecto administrativo-operacional com a introdução da concepção logística, que certamente encaminhará a um melhor planejamento, organização e controle de todo o empreendimento.

4.3 IDENTIFICAR A POSSIBILIDADE DE FORMAÇÃO DE PARCERIAS ESTRATÉGICAS COM FORNECEDORES.
A eficiência produtiva não deve ser um objetivo em si mesmo, facultativo, mais um meio para se alcançar um objetivo final essencial ? a eficácia. Não deve ser mais uma busca pura e simples de eficiência, melhoria do potencial de produção, que se traduz, sobretudo, pelos critérios qualidade e produtividade e, sim, como estratégia de parcerias consideradas como iniciativas relacionadas ao sistema de informações numa cadeia de suprimentos com fluxo integrado, proporcionando um vínculo estreito entre a indústria da construção civil e fornecedores e, também, desenvolvendo uma metodologia que permita à empresa construtora melhor organizar e administrar suas parcerias, tratando dos temas avaliação, seleção, contratação e controle dos produtos. A seguir traduzido pelos entrevistados 1 e 3:

"A Serveng hoje possui várias parcerias, principalmente com os fornecedores de matéria prima, um exemplo de parcerias que nós temos é com a empresa Texaco, fornecedora de derivados de petróleo, nessa parceria a Serveng se compromete a comprar os produtos que dela necessite em todos os estados onde esteja atuando e em contrapartida a Texaco pratica um preço especial bem abaixo do preço de mercado".

"A eficiência do setor de compras, obtendo parcerias com fornecedores qualificados, não deve ser apenas associada a idéia de preço pago, e sim às condições negociadas de desenvolvimento mútuo entre os parceiros e de uma cadeia logística de suprimentos que promova a racionalização da obra".

Os depoimentos vão ao encontro e, essa análise, traz benefícios tanto para o fornece-dor, quanto para clientes. No caso dos fornecedores, eles tornam capazes de identificar quais de suas atividades surtem efeito positivo para seus clientes e quais as que são indiferentes para os mesmos, não ocasionando, assim, nenhuma vantagem competitiva frente aos concorrentes.

Colaborando com esta definição, COSTA (2008/2009, p.29) cita em sua dissertação de mestrado, o mesmo acredita que as empresas começaram a procurar a eficiência logística, não apenas, internamente, mas também nas suas relações com os fornecedores, distribuidores, prestadores externos de serviços e clientes. A globalização, os movimentos demográficos e o desenvolvimento das tecnologias de informação influenciaram este novo comportamento.
4.4 DESCREVER O IMPACTO DO CONTROLE LOGÍSTICO RIGOROSO E CONTÍNUO PARA A EFICIÊNCIA DA LOGÍSTICA NA SERVENG CIVILSAN S/A.
É senso comum considerar a logística como centro de coordenação e de integração de todas as atividades da cadeia de suprimentos, ou seja, a logística de abastecimento, de manufatura e de distribuição, que traz junto a si uma grande capacidade de agregar valores ao produto, criando infra-estrutura para integrar as funções logísticas da administração de materiais e distribuição física ligada à manufatura como um único sistema estratégico que vise, basicamente, ao atendimento às necessidades dos clientes. Através desse enfoque percebe-se que para aperfeiçoar o processo não basta aperfeiçoar as partes integrantes do todo de uma forma isolada, discreta, mas sim ter a visão do processo como um todo. Porém, para que se possa alcançar este objetivo é necessário uma administração que visualize, integre e coordene com eficácia todos os elos dessa grande corrente que é a cadeia de suprimentos do sistema construtivo. Para tanto, a administração dessa cadeia terá de ser efetuado através de um processo logístico constituindo um elemento fundamental que é o bom desempenho e vislumbrando o controle contínuo. Afirmado pelos entrevistados 2 e 4:

"Creio que positivo, pela a adoção de práticas de racionalização e otimização, por meio do emprego de tecnologias de materiais e de técnicas operacionais mais aprimoradas".

"O impacto seria em escala positiva por se tratar de eficácia em condições igualmente eficientes técnicas e economicamente".

Com base nos depoimentos de colaboradores entrevistados constatou-se que o impacto do controlo logístico rigoroso e contínuo na empresa é favorável tendo como obstáculo os colaboradores que por momento não teriam as informações precisas, portanto, com relevância significativa e, tendo por outro lado um dinamismo no emprego das técnicas operacionais voltadas para um bom desempenho de fluxo em todas as esferas envolvidas.

De acordo com OLIVEIRA E LONGO (2008), a integração dos processos-chave de negócios desde o usuário final até aos fornecedores originais que provêem produtos, serviços e informações que agregam valores para os consumidores e demais interessados no negócio.


4.5 DESCREVER AS VANTAGENS E DESVANTAGENS DO PROCESSO LOGÍSTI-CO NA INDÚSTRIA DA CONSTRUÇÃO CIVIL.
A complexidade do sistema produtivo na construção civil em imobilizar e padronizar equipamentos é caracterizada pelo fato de que a grande maioria das atividades é feita de uma maneira artesanal. Ou seja, as atividades são desenvolvidas, em sua maioria, pelas próprias mãos dos trabalhadores, com uso de ferramentas, totalmente dependendo de suas de habilidades, de seus conhecimentos técnicos e dos hábitos de trabalho, criados no desempenho de suas funções ao longo dos anos. Sinalizado, a seguir, pelos entrevistados 1 e 4:

"As vantagens são muitas, com um sistema logístico bem implantado você consegue uma redução significativa em desperdícios de materiais e em retrabalhos, podemos afirmar também que impacta diretamente nos seus prazos, pois com um índice baixo de retrabalho a tendência é de que os serviços sejam entregues no prazo".
"Não creio que haja desvantagens".

"As vantagens estariam voltadas para a flexibilidade e dinamismo do processo construtivo como o todo e, as desvantagens seria o aumento do custo na contratação de mão de obra qualificada para a operação".

Percebeu-se que nos depoimentos os entrevistados destacaram as vantagens da logística como pontos principais para o crescimento da indústria da construção civil. Em certo momento apontam como desvantagem o aumento das despesas na contratação da mão de obra qualificada para o setor, porém com redução de custos em outros, de forma a encaminhar um produto que atenda plenamente às necessidades dos clientes, tanto em termos de qualidade como de preço.

De acordo com VIEIRA (2006) é necessário um processo de conscientização e divulgação aos empresários do setor, dos benefícios e as vantagens propiciadas pela tecnologia logística, podendo ser, até mesmo como um diferencial estratégico e competitivo da empresa.

4.6 MOSTRAR A IMPORTÂNCIA DA LOGÍSTICA NA INDÚSTRIA DA CONSTRU-ÇÃO CIVIL.
São fatos que vem caracterizando a construção civil ao longo dos anos e devem ser ajustados para que as empresas se tornem mais competitivas e garantam sua permanência no mercado. Porém, isso só será possível se for atribuída a mesma importância que é dada aos aspectos técnico-estruturais, à gestão da cadeia de suprimentos, ou seja, aos aspectos técnico-logísticos. Afirmado a seguir pelos entrevistados 2 e 4:

"Sim. Porque com um bom gerenciamento logístico é possível planejar e coordenar todas as atividades necessárias para alcançar níveis desejáveis dos serviços e qualidade".

"Sim, para a obtenção da redução do desperdício e aumento da qualidade do produto e serviço".

Constatado nos depoimentos e pode ser afirmado que a logística tem um papel fundamental na indústria da construção civil, visto que a construção civil deve visar a agilização das atividades construtivas para atender os prazos e qualidade que oferecem a os clientes.
Para OLIVEIRA (2001, apud SILVA E CARDOSO, 1998) tal processo se dá através das atividades de planejamento, organização, direção e controle, tendo como principal suporte o fluxo de informações, antes e durante processo produtivo.


5. CONCLUSÃO E RECOMENDAÇÕES
O andamento do presente trabalho teve como objetivo geral analisar a efetividade da logística na empresa Serveng Civilsan S.A., deste modo concluiu-se que a logística é efetiva e há um reconhecimento das contribuições que o gerenciamento eficaz de suprimentos e materiais pode trazer para a empresa em termo de: reduções de custos, aumento da qualidade e de produtividade, diminuição dos prazos de execução das obras etc. Analisados a partir dos objetivos específicos e descritos no processo logístico adotado pela empresa, que viabiliza a caracterização das atividades ligadas à logística e gestão da rede de suprimentos, assim, possibilitando a redução da perda de materiais em virtude da adoção dos princípios logísticos, identificando e formando, como estratégia, alianças claras com fornecedores e sinalizando um controle rigoroso e contínuo para a eficiência do processo buscando sempre as vantagens e eficácia de suas aplicações.
E que a partir dos objetivos explicitados neste trabalho, observou-se que a Indústria da Construção Civil deverá possuir seu gestor específico na área de logística, devendo atuar de forma integrada, direta e objetiva com o engenheiro responsável pelo projeto técnico-estrutural dessa forma, tornando o resultado final da obra além de mais rápido, muito mais econômico, evitando assim problemas que poderiam aparecer ao término da construção.
Os conceitos adotados neste trabalho sugerem que novas pesquisas sejam estimuladas, não só para disseminar a conscientização da importância dos termos logística e cadeia de suprimentos como vantagem e ferramenta de obtenção de diferencial competitivo, mas também de modo a fornecer dados substanciais para uma definição clara e objetiva destes conceitos para a ICC, no qual são muito poucos utilizados e através do presente tema, convém que haja continuidade do estudo sobre os assuntos aqui abordados e outros, dos quais algumas sugestões são feitas:
? Avaliar a aplicabilidade de estruturação da logística nos canteiros de obras;
? Comparar valores e perspectivas do aumento de qualidade da mão de obra;
? Analisar os critérios favoráveis a implantação do processo logístico em toda a cadeia produtiva e sua aplicação na ICC como melhoria e redução de desperdícios.
? Realizar diagnósticos aprofundados nas empresas avaliando o mérito logístico nos processos decisórios na cadeia de produção da ICC.


6. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
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Autor: Gilvando Cruz


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