Missão Para Glória de Deus!



MISSÃO PARA A GLÓRIA DE DEUS!

"Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; ensinando-os a guardar todas as coisas que vos tenho ordenado. E eis que estou convosco todos os dias até a consumação do século."
(Mt 28.19-20)

Introdução


O tema "missão" tem sido impressionado em congressos, conferências, seminários, palestras, simpósios, encontros e exposições. Todavia, é um assunto profundamente inquietante no que tange à "atitude", prática, da missão dentro e a partir da Igreja. O que nos incomoda e preocupa é a verossimilhança deste assunto estar se contornando em grande parte, no que o missionário Ronaldo Almeida Lidório chama de um mero "modismo" em nosso meio. Para ele, "?modismo? é algo que causa grande agitamento em determinadas épocas, porém, não possui raízes e nem deixa marcas. E pior: é improdutivo". É um assunto debatido e teorizado, até mesmo iniciado, porém não prosseguido nem persistido como deveria ser. Paremos de ser estudiosos e debatedores de missão e sejamos missionários!
Hoje, somente de aborígines não alcançados pelo Evangelho, segundo Ronaldo Lidório, existe no mundo 300 milhões. Isto é bem maior que a população do nosso país.
Diante disto, devemos indagar: Onde estão os que têm se levantado para obedecer ao mandamento do Mestre, movidos e agitados por uma ardente e abrasadora paixão pelas vidas sedentas? Onde estão os que têm se levantado, dispostos a se desgastarem para levar o Evangelho até o último povo perdido sobre a Terra? Onde estão os cristãos de corações inflamados pelo poder de Deus que desejam se envolver com missão? Onde estão os cristãos decididos a morrer pela causa de Cristo? Onde estão os que vivem para glorificar ao Senhor das nações?
Como cristãos, precisamos entender alguns conceitos indispensáveis sobre missão baseando-se nas Sagradas Escrituras. Afinal, missão (glorificar e anunciar a glória de Deus), é o chamado da Igreja e deve ser perseguido vigorosamente, tanto dentro como fora da Igreja. Deste modo, o chamado da Igreja também é sustentar aqueles que são enviados para fazer essa obra.

Definindo "Missão"


Missiologia "é o estudo acerca de missão".
Missão: é definida pelo Dicionário da Língua Portuguesa nos seguintes itens:

1. Função ou poder que se confere a alguém para fazer algo; encargo.
2. Comissão diplomática.
3. Obrigação, dever a cumprir.
4. Instituições de missionários para a pregação da fé cristã.
5. O trabalho dos missionários.

A palavra "missão" vem do latim missio, que significa "envio". Que no grego é apostello, que tem o mesmo significado.
O termo se encontra bem destacado nas Escrituras Sagradas. No Novo Testamento as duas palavras apóstolo e pempo, que querem dizer envio, aparecem 210 vezes. Portanto, missão procede do plano e propósito de Deus.
Edison Queiroz define missão assim: "Levar a mensagem do Evangelho atravessando uma barreira cultural".
Thomas Reginald Hoover conceitua missão da seguinte forma: "A proclamação das Boas Novas a todos os povos em todas as partes do mundo... esta mensagem é proclamada na língua materna de cada pessoa e dentro da cultura em que ela vive".
O Pacto de Lausanne diz: "Deus tem chamado do mundo um povo para si e enviado o seu povo ao mundo, como servos e testemunhas".
Em poucos termos, missão significa "anunciar o Evangelho de salvação de nosso Senhor Jesus Cristo a todas as tribos, raças, línguas, povos e nações". É a obra de Deus dada aos salvos para resgatarem as vidas ainda perdidas.
Uma frase de Jim Elliot, mártir entre os Aucas no Equador, fazendo referência a palavra "enviar", diz: "Nós não precisamos de uma grande chamada de Deus, mas de um chute no traseiro". O mesmo acreditava que esta palavra significa "ejetar, empurrar com força".
Missão é apregoar Cristo na capacidade do Espírito Santo com o fim de fazer com que os homens passem a acreditar e confiar em Jesus como Salvador com a consequência de servir a Cristo como Senhor , ou seja, deixando os resultados para Deus, visando à reeducação para uma vida transformada.

Missão é


A obra missionária é fruto de uma vida com Deus. Uma pessoa que não faz missão não se converteu. Fazer missão é compartilhar as boas novas em Cristo, no poder do Espírito Santo, deixando os resultados para Deus.

1. Uma obra de crescimento espiritual: "E perseveravam na doutrina dos apóstolos... E em toda a alma havia temor, e muitas maravilhas e sinais se faziam pelos apóstolos. E todos os que criam... E, perseverando unânimes todos os dias no templo... Louvando a Deus" (At 2.42-44,46,47);
2. Uma obra de crescimento fraternal: "E perseveravam... na comunhão, no partir do pão, e nas orações. E todos os que criam estavam juntos, e tinham tudo em comum. E vendiam suas propriedades e fazendas, e repartiam com todos, segundo cada um havia de mister. E, perseverando unânimes todos os dias no templo, e partindo o pão em casa, comiam juntos com alegria e singeleza de coração" (At 2.42-46);
3. Uma obra de crescimento quantitativo: "Louvando a Deus, e caindo na graça de todo o povo. E todos os dias acrescentava o Senhor à igreja aqueles que se haviam de salvar" (At 2.47).

Praticar missão é proclamar a mensagem mais formidável, necessária, imperiosa e urgente do mundo, da parte da Pessoa mais importante do Universo, ou seja, é pregar o Evangelho de nosso Senhor Jesus Cristo.

Em Mt 24.14 a Bíblia registra o programa de alcance geográfico da missão: "todo o mundo". Também mostra o alcance da missão no tempo: "então virá o fim" .
E em Jo 4.31-38 vemos que:

1. Devemos ter a visão de missão como a obra que exige precedência e anterioridade (Jo 4.31-34);
2. Devemos ter a visão de missão como o desafio de cada ocasião e oportunidade (Jo 4.34,35);
3. Devemos ter a visão de missão como o meio de edificar e construir para a eternidade (Jo 4.36-38).

O plano de Deus para a salvação do homem é constituído de três elementos:

1. A mensagem: o Evangelho;
2. O meio (recurso): missão (enviar);
3. O processo (método): a evangelização (proclamação).

Missão: O Centro da Bíblia


O conteúdo geral da Bíblia é missionário. Missão nunca foi invenção ou produto humano, pois vemos que este princípio partiu de Deus e está no centro da Bíblia. Se Deus é um Deus Missionário e se a Bíblia é inspirada por Deus, logo, significa que a Bíblia é um Livro Missionário. John Stott afirmou: "Por meio da Bíblia o próprio Deus está evangelizando, isto é, comunicando as boas novas ao mundo. Você deve estar lembrado da declaração de Paulo acerca de Gênesis 12.3, segundo a qual ?a Escritura [...] preanunciou o evangelho a Abraão? (Gl 3.8)", continua: "Toda a Escritura prega o evangelho. Deus evangeliza por meio dela". A Bíblia é a nossa autoridade em missão. Ela revela a mensagem do Evangelho, os motivos corretos para missão e os objetivos e métodos que agradam a Deus. Todo trabalho missionário deve ser fundamentado e dirigido pelas Escrituras Sagradas. Edison Queiroz disse: "A Bíblia, desde Gênesis até o Apocalipse, é um livro missionário, a partir do ponto de vista bíblico, o propósito de Deus é simplesmente reconciliar o homem consigo mesmo. O problema é que muitas vezes estudamos a Bíblia, não para buscar o propósito de Deus e sim para buscar respostas ou bases para nossas ideias. Precisamos avaliar nossa hermenêutica a partir do ponto de vista dos propósitos de Deus".
Greenway cita o missiólogo europeu, Johannes Verkuyl, referindo-se ao Novo Testamento: "Do começo ao fim, o Novo Testamento é um livro missionário. Ele deve sua própria existência ao trabalho missionário das igrejas cristãs primitivas, tanto a judia como a helenística. Os Evangelhos são ?recordações vivas? da pregação missionária, e as Epístolas, mais do que uma forma de apologética missionária, são instrumentos atuais e autênticos do trabalho missionário".
Assim sendo, é impossível entender devidamente missão no Novo Testamento sem considerar suas raízes no Antigo Testamento. Russell Shedd disse: "A ordem de fazer missões é muito clara no Novo Testamento, porém Jesus buscou no Antigo Testamento a base para essa declaração. Se lermos a Bíblia toda sem observar sua ênfase sobre missões, provavelmente a estamos lendo superficialmente, como eu lia o Antigo Testamento, sem notar a centralidade do plano de Deus para as nações. Agora penso de modo diferente. Foi uma mudança de paradigma para mim!"

1. A missão de Abraão (Gn 12.1-9);
2. A missão de Jonas (Jn 3.1-10);
3. A missão de Jesus (Lc 19.10);
4. A missão do Consolador (Jo 16.7-15);
5. A missão dos doze (Mt 10);
6. A missão dos setenta (Lc 10.1-12);
7. As viagens missionárias de Paulo (At 13.1 ao 14.28; 15.36 ao 18.22 e 18.23 ao 20.28);
8. O cumprimento da missão (Ap 5.9-14); e etc.

Vejamos os quatro Evangelhos, segundo Roger Greenway, como "literatura missionária":

1. O Evangelho segundo Mateus foi escrito para os judeus, para ensiná-los sobre Jesus e fazer deles a base para a missão da Igreja junto aos gentios;
2. O Evangelho segundo Marcos foi um "tratado" missionário para os gentios que precisavam de um breve relato sobre a vida e os ensinamentos de Jesus;
3. O Evangelho segundo Lucas, um gentio convertido à fé em Jesus, escreveu para os gentios como ele, os quais careciam saber que Jesus os queria em seu Reino tanto quanto os judeus;
4. O Evangelho segundo João foi escrito com o seguinte propósito missionário: "Para que creiais que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus, e para que, crendo, tenhais vida em seu nome" (Jo 20.31).

Portanto, o maior exemplo de missão está no próprio Deus, que se fez carne e habitou entre nós para salvar os perdidos (Jo 1.14; Fp 2.5-11). Missão está no centro da Bíblia e deve estar no centro das nossas vidas. Pois, não há lugar mais seguro do que o lugar em que Deus nos colocou.

O Deus Missionário


A atividade missionária é, primeiramente, um trabalho do Deus Trino. William J. Larkin Jr. nos lembra que "A narrativa de Lucas apresenta cada pessoa da divindade como ?enviador?, comissionando e promovendo a missão. Cada pessoa da Trindade é também um ?enviado?, um agente missionário bem como um participante trabalhando por meio dos agentes humanos" . Assim sendo, o Deus Trino é o Autor, a Fonte de poder e o Articulador de toda atividade missionária. George W. Peters cita Douglas Webster: "Nós começamos, então, onde a missão começa: com Deus", Peters continua: "Apenas tal declaração faz justiça à alegação bem sustentada de Georg F. Vicedom de que a missão é Missio Dei".
"Nada neste mundo pode ser comparado ao fato de Deus ter tomado a decisão de encarnar-se num missionário", afirmou Oswaldo Prado.
A universalidade do plano e da mensagem de Deus começa a aparecer em Gn 1.26-30. Como mesmo disse Thomas Reginald Hoover: "Há muitas referências ao plano universal de Deus no Antigo Testamento, mas as poucas que temos considerado demonstram além de qualquer dúvida que o Deus do Antigo Testamento é um Deus Missionário". Nós vemos em Gênesis, pela primeira vez, que Deus é um Deus Missionário: "Porei inimizade entre ti e a mulher, entre a tua descendência e o seu descendente. Este te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar" (Gn 3.15). Deus foi o próprio Missionário ao anunciar a boa notícia no Éden . Depois, o Deus Missionário, enviou o seu único Filho para buscar e salvar o perdido: "Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna" (Jo 3.16). No texto bíblico citado diz que Deus deu Jesus ao mundo. O verbo "dar" neste sentido, não é meramente uma determinada pessoa abrir a mão e oferecer alguma coisa a outrem. Antes, é dar ou ofertar uma dádiva preciosa para alguém que não merece, sem impor o recebimento de alguma coisa em troca ou barganha. Foi exatamente o que Deus fez: Ofereceu o seu Filho amado para resgatar o homem que se havia se afastado completamente dEle . Para entender sobre missão é preciso partir deste princípio: Deus deu o seu Filho e o próprio Filho se deu para salvação dos eleitos.
Roger Greenway fazendo menção do missiólogo Francis M. Dubose, diz que o mesmo afirma que a figura bíblica do verdadeiro Deus é comparada à de um grande e contínuo "Enviador".
A paixão pela glória de Deus é um desejo ardente de que somente Ele seja adorado em todo lugar, e isto é o combustível que mantém ardente e impetuosa a chama missionária. O Espírito de Deus continuará a inspirar homens e mulheres à missão até que a profecia de Habacuque 2.14 seja cumprida: "Pois a terra se encherá do conhecimento da glória do SENHOR, como as águas cobrem o mar".
A missão de Jesus no mundo foi: Buscar e salvar o perdido (Lc 19.10). Jesus veio a este mundo como resultado de um comissionamento divino. Assim, a missão de cada cristão na Terra é a de pregar o Evangelho (Mc 16.15). E à semelhança do próprio Jesus, ninguém tem o direito nem de se auto-comissionar, tampouco, igrejas e organizações missionárias, podem se colocar como meras "recrutadoras", sem que antes haja provas incontestáveis e exigentes da vocação divina. O chamado de Deus é irreversível e irresistível. É Deus quem seleciona, escolhe, chama, capacita, sustenta e exige. Na obra missionária, não se entra sem ser chamado; e dela não se consegue sair quando se é chamado.
Se compreendermos que Deus deu o Filho e que Jesus se deu a si mesmo para a salvação dos pecadores, podemos então, falar que missão (mandato, incumbência, ministério) é a obra de Deus dada à Igreja que, seguindo o modelo de Cristo, proclama e anuncia por palavras e ações o Reino de Deus, chamando a todos ao arrependimento e contrição e a ter fé em Cristo, enviando-os a serem discípulos dEle.
O significado é este: Jesus harmonizou sua própria missão auferida do Pai com a missão que Ele deu aos seus discípulos, quando disse: "Assim como o Pai me enviou, eu também vos envio" (Jo 20.21). É formidável observarmos a ordem dos "envios" nesta passagem. Primeiro, o Filho de Deus foi enviado pelo Pai, o que torna Jesus o primeiro e Divino Missionário. Ele, por sua vez, enviou seus discípulos, tornando-os missionários do Evangelho.
As ações de Jesus, durante todo o seu ministério, tiveram um caráter missionário.
Como afirmou Greenway: "Os Evangelhos retratam Jesus como o Messias Missionário".
Deste modo, esta é a missão de Deus. Ele escolhe, capacita, envia e produz os resultados. A missão do cristão é glorificar a Deus e proclamar o Evangelho, porque os frutos são acendidos pelo Senhor. Deus elege, o crente anuncia. O propósito final da missão é glorificar a Deus, de tal modo que uma multidão de todas as nações, tribos, povos e línguas possam declarar o louvor e a honra, a glória e o poder de Deus por toda a eternidade. Portanto, Deus está no centro da missão. Ele é o alvo da missão. A missão existe para a glória de Deus.
Edison Queiroz assevera: "Biblicamente, o Espírito Santo está intimamente ligado com a obra missionária", continua: "Infelizmente, hoje em dia há algumas igrejas que não entendem o propósito da vinda do Espírito Santo e desenvolveram uma teologia segundo a qual o Espírito Santo é dado simplesmente para nos ajudar a receber bênçãos ? e não para servir a Deus, como é o propósito original. Não podemos aceitar essa dicotomia entre o Espírito Santo e a obra missionária. Se estudarmos a doutrina do Espírito Santo à luz dos propósitos de Deus, vamos descobrir que o Espírito Santo veio para ajudar o cristão a ter uma vida vitoriosa e assim ser instrumento de Deus para espalhar a glória divina através da salvação de outras vidas". Em Atos 1.8 temos o entendimento da pessoa e o trabalho do Espírito Santo como sendo altamente missionário em caráter e propósito: "mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e sereis minhas testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judeia e Samaria e até aos confins da terra" (At 1.8). Ele é um Espírito Missionário que deseja trazer de volta para casa os filhos perdidos de Deus.
A igreja, em Pentecostes, pronta e espontaneamente se torna "missionária em sua essência e coração" ao ser batizada pelo Espírito Santo . Por conseguinte, o Espírito e a missão não podem ser separados. O Espírito Santo preserva e cuida do fruto missionário. Consequentemente, o missionário precisa aprender a confiar no Espírito Santo, desde o princípio e ao longo de seu ministério. Isto significa dependência e suficiência total no Espírito.

Missão Exige


A obra missionária é um desafio que exige sacrifícios e denodo. Como diz o lema da Missão SAEM: "Não estamos preocupados com os sacrifícios e obstáculos que teremos de realizar e enfrentar para ganhar vidas para Cristo. Afinal, para Jesus nos salvar custou-lhe a própria vida" . Portanto, missão é uma obra que preceitua da nossa parte:

1. Visão: Para entender que o homem sem Deus está perdido. Espectro para enxergar que as oportunidades não aproveitadas hoje podem se desandar em portas fechadas amanhã. "... erguei os olhos e vede os campos, pois já branquejam para a ceifa" (Jo 4.35).
2. Urgência: Precisamos falar de Cristo com uma intensa diplomacia de urgência. Quando a lavoura está madura é preciso colher logo os frutos, caso contrário, perderemos a safra. "Disse-lhes Jesus: A minha comida consiste em fazer a vontade daquele que me enviou e realizar a sua obra" (Jo 4.34).
3. Comprometimento: Missão é uma ordem e não uma alternativa ou opção. É um mandamento e não uma sugestão. É imprescindível que a Igreja tenha o empenho de uma imediata ação na colheita. "... pois os campos já branquejam para a ceifa" (Jo 4.35).
Conta-se uma ilustração para elucidar a diferença entre envolvimento e comprometimento com missão: A galinha chegou ao porco e disse: "Pensei em nós dois contribuirmos para missão". O Porco falou:
- "Muito bom... Mas de que maneira poderemos cooperar para missão?" A galinha respondeu:
- "Eu pensei em contribuir com ovos e você com bacon". O porco disse:
- "Bem, pra você não será muito difícil, pois botar ovos é uma coisa natural sua, mas para mim terei de ser sacrificado".
O Senhor da missão disse: "... Se alguém quer vir após mim, a si mesmo se negue, tome a sua cruz e siga-me. Porquanto, quem quiser salvar a sua vida perdê-la-á; e quem perder a vida por minha causa achá-la-á" (Mt 16.24-25).
4. Investimento: Segundo o Rev. Hernandes Dias Lopes precisamos fazer dois investimentos: O primeiro deles é financeiro. O segundo é o investimento da vida, isto é: doar-nos à missão. "... pois os campos já branquejam para a ceifa" (Jo 4.35). Estes são os maiores e melhores investimentos que podemos fazer na vida.

Missão: Para a Glória de Deus


Na obra missionária a Igreja de Jesus Cristo, em obediência ao Seu mandamento, para a glória de Deus, e para a salvação dos eleitos de Deus, deve buscar e orar:

1. Pela oportunidade de pregar o Evangelho (Cl 4.3-4; 2Ts 3.1);
2. Por homens para pregá-lo (Mt 9.37-38);
3. E por fruto na obra da pregação (Rm 10.1).

Veja aqui alguns motivos para se fazer missão:

1. É uma ordem imperativa do Senhor das nações (Mt 16.15; 1Co 9.16);
2. É uma grande honra e grande privilégio ser embaixador da parte do Rei dos reis (2Co 5.20);
3. Existirá um galardão para quem anuncia o Evangelho incansavelmente (1Co 15.58; Rm 14.12; Gl 6.7; Cl 3.23,25);
4. Porque todos os cristãos devem dar frutos (Jo 15.5,16 e Mt 7.19);
5. Porque evangelizar é a condição para o crescimento da Igreja (At 2.37-41).

Estes motivos e outros nos orientam e nos faz agir em prol da proclamação do Evangelho em todo o mundo. Todavia, o principal motivo para missão é: A glória de Deus! É isto que o apóstolo Paulo diz em Rm 16.27: "Ao Deus único e sábio seja dada glória...". Este é o fundamental motivo para nos entregarmos inteiramente ao trabalho missionário. A glória de Deus é que nos determina entregar nossos filhos à causa missionária global, para financiarmos a ação missionária urbana e transcultural, para intercedermos e empreendermos esforços para que todas as gentes ouçam o Evangelho. A glória de Deus é a chama que acenderá o ardor e avivamento missionário no coração de cada cristão.

Conclusão

O que é missão? Esta é a pergunta que tentamos responder neste trabalho. Não obstante, temos certeza quando não a fazemos, por preguiça, moleza, desleixo, negligência, descaso, descuido ou indiferença. Roguemos ao Senhor da seara que mande trabalhadores para sua seara: "Rogai, pois, ao Senhor da seara que mande trabalhadores para a sua seara" (Mt 9.38).
Precisamos de melhores apologetas, mais profetas, bons pastores, mas a nossa oração deve ser que, sobretudo, Deus mande mais e melhores missionários aos campos não alcançados.
Deste modo, nas Escrituras Sagradas, é Deus quem atribui aos homens o desempenho e o poder de levar Sua mensagem ao mundo. Deus determinou os seus servos não só para encontrar, mas para trazer de volta a Ele os que se haviam perdidos. Só é missão quando:

1. A ovelha que se desviou volta para o rebanho (Lc 15.3-7);
2. Quando os convidados do grande Rei estão sentados à mesa do banquete (Mt 22.1-14);
3. E quando o filho que se distanciou se encontra reintegrado na família (Lc 15.11-32).

Missão é a chamada para anunciar o senhorio de Jesus Cristo.
Para finalizar, reproduziremos uma historinha muito comum em certas igrejas: "Numa certa igreja, muito longe daqui, havia quatro pessoas: todomundo, alguém, qualquer um e ninguém. Um importante trabalho precisava ser feito e todomundo tinha certeza de que alguém o faria. Qualquer um poderia tê-lo feito, mas ninguém o fez. Alguém zangou-se porque era um trabalho de todomundo. Todomundo pensou que qualquer um poderia fazê-lo, mas ninguém imaginou que todomundo deixaria de fazê-lo. Ao final das contas, todomundo culpou alguém quando ninguém fez o que qualquer um poderia ter feito".
Sem fidelidade da parte do cristão, nenhuma obra missionária pode prosperar.

PARA REFLETIR:

"A grande necessidade da igreja é ter um espírito de evangelização, não um esforço evangelístico temporário". (J. Blanchard)


PONTOS PARA DISCUSSÃO

1. Como você definiria "missão"?

2. O que você entende por "Deus é glorificado na salvação de pecadores"?

3. Você concorda com o autor quando diz "A obra missionária é fruto de uma vida com Deus. Uma pessoa que não faz missão não se converteu"? Por quê?

4. A igreja local da qual você faz parte pratica missão como seu propósito existencial? Se sim, de que maneira? Se não, o que está errado?

5. Que é que você entende quando ouve a frase "Missão da Igreja"?

6. Você tem base o suficiente para mostrar que missão está no centro da Bíblia? Se sim, de que maneira? Se não, por quê?

7. Qual o principal motivo para se fazer missão?

Autor: Luciano Paes Landim


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