Mídia: Acima de qualquer suspeita



Na sociedade contemporânea os meios de comunicação gozam de um prestígio excepcional por ter a capacidade de transmitir a sua ideologia a partir das informações que veiculam para um público imenso que, desta forma, não questiona a veracidade da notícia interiorizando a mesma como algo correto, real e inquestionável. A mídia de uma forma geral, percebe a importância que tem no cenário social. Diante desse panorama favorável aciona os seus instrumentos axiológicos para impor a sua hegemonia também no campo do conhecimento.
Se coloca em igualdade com outras instituições que notoriamente são conhecidas pelo trabalho de transmissão de conhecimento e formação do sujeito para atuação na sociedade, como a escola e família. A mídia mais do que formadora de opinião, é construtora de intelectos, e portanto, alça seus vôos no campo da educação. Há uma vinheta da TV Globo com a seguinte frase: "Educação, a gente vê por aqui", sugerindo que o seu veículo está comprometido com as questões educacionais e que tem o interesse em promover ações que contribuam para qualificação da área. Se entendermos que a mídia dificilmente recebe desaprovação então tudo que ela apresentar no campo da educação vai ser compreendido como positivo e "bem-vindo" pela sociedade.
Com tamanho poder da "palavra" as organizações midiáticas têm a capacidade de inverter a lógica da sua atribuição que é a de tão-somente informar os indivíduos sobre determinado fato, quando, na verdade, o que fazem é construir a informação que depois servirá de parâmetro para várias áreas da sociedade que utilizarão essas informações como base para suas ações.
Exemplificando este último ponto, destacamos a edição especial de Fevereiro de 2010 da revista Escola da editora Abril, que traz como título Pesquisa com 1501 alunos do Ensino Médio revela: a carreira docente não atrai (quase) ninguém. Esta matéria tem como sub-títulos; Docência: uma carreira desprestigiada; Por que a docência não atrai, Nossos futuros professores e no tópico Soluções: Caminho para atrair os melhores, a revista utiliza os especialistas convidados pela Fundação Victor Civita a mesma que elaborou a pesquisa e que é proprietária da revista, (entenda-se Grupo Abril).
Neste caso citado, não se discute a questão axiológica e sim a inversão da lógica de mera difusora de notícia, para geradora de conhecimento.
A Rede Globo de Televisão exibe nas manhãs de sábado o programa Globo Educação, especialmente voltado para este tema, demonstrando que utiliza este projeto para "investigar a situação educacional no país" e também proporciona a participação de especialistas "que analisam problemas concretos e formulam sugestões práticas para enfrentá-los".
É sempre importante para as empresas, principalmente do ramo de comunicações, demonstrar o comprometimento que têm com as questões sócio-educacionais a fim de construir uma imagem positivo da sua atuação no mercado, mesmo que, especificamente, esta organização (TV Globo), tenha se mostrado condescendente com a administração militar no período ditatorial no Brasil e capaz de manipular a apresentação de trechos de um debate político para favorecer determinado candidato numa eleição presidencial. Obviamente que essas atitudes não são condizentes com o papel ético e moral voltados para a construção do sujeito que a empresa procura mostrar em seus programas.
Outra questão importante é que o portal da internet R7 que faz parte do Grupo Record, veiculou uma matéria sobre os professores com a seguinte manchete, "Piso salarial de professores pode afetar orçamento de municípios em até R$ 1,9 bilhões". Evidentemente que no interior da matéria a explicação vem completa, ou seja, houve uma vitória da classe educacional perante o Superior Tribunal Federal, que deve ser equacionada pelos gestores públicos adequando as verbas existentes para o cumprimento da sentença. O que se verifica na informação é que a matéria com este título foi desfavorável aos profissionais da educação, de outro lado, é de conhecimento de todos que a mídia precisa de frases sensacionalistas para obter o máximo de audiência possível, desta forma, não teve a menor preocupação com aqueles que realmente trabalham para a qualificação dos indivíduos para o enfrentamento do mundo da vida e que são vexatoriamente remunerados. O título da matéria poderia ser, "Vitória da educação, uma luz no fim do túnel", e no segmento da notícia, exporiam a dificuldade que este resultado pode trazer para as contas da administração pública.
Os instrumentos de cooptação que os meios de comunicação utilizam vão desde a psicologia passando pelo marketing até a neurolingüística, o que lhes permite alcançar resultados expressivos. O que resta para educação é conviver com lampejos de lucidez que, de vez em quando, aparecem na mídia com a intenção somente de transmitir a informação para contribuir com o crescimento do campo educacional, sem segundas intenções, pensando apenas na construção de um debate verdadeiro e comprometido com o futuro do país.




Autor: Érico André Soares


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