A Redução Da Comunidade Em Pequenos Grupos



A REDUÇÃO DA COMUNIDADE EM PEQUENOS GRUPOS

Verificando a realidade de nossas comunidades deparamos com uma equitação, qual é a direção? Para onde caminha? Qual é o horizonte deslumbrado? E são justamente coisa que a principio possa parecer sem sentido para alguns ou sem mérito de preocupação. Mas você já parou para analisa como esta a sociedade, quais as idéias centrais e ideológica[1].

Na descoberta do caminho o homem na sua dignidade[2], valor inerente, deve ser respeitado pelo que é, deve conhecer qual a direção da comunidade. É na direção que esta o grande problema do homem, pois embora seja ele fator primordial, sozinho não consegue chegar lá. A sociedade não esta respondendo a finalidade de valorização da vida, todoscaminha mas sem direção sem um sentido profundo, um exemplo grande é a regressão do homem que ao invés de se socializar faz um processo inverso ou seja de tribalizaçao (tribos). A busca de pequenos grupos ou vivencia em setores individuais são o fator central na sociedade atual.

A busca de pequenos a princípios pode ser um bom modo de organização, pois proporciona diferentes maneiras e diversas objetivos, de as estruturas e as filosofias de cada um, proporcionado uma diversidade de práticas e formas somente enriquece, e que a formação de pequenos grupos deve ser livre para se adaptar às diversas culturas e características regionais. Porem esta forma poderá enfraquecer a prática e os objetivos do processo, comprometendo assim os prováveis resultados, ou seja, diversidade muito ampla não elege prioridades e diversifica a linha de atuação e de respaldo da sociedade, é a mesma coisa de dizermos que "eu não tenho nada a ver com aquele grupo", causando um estado abstrato que não age no todo.

Os pequenos grupos têm uma aspecto importante quando sabe a linha em que o todo da sociedde caminha servido de estratégia peculiar e particular, que tem por objetivo criar base de ação ampla na qual atinge a sociedade. Quando os pequenos grupos almeja alguns objetivos como:1) envolvimento de todo o povo 2) um reavivamento sustentado; 3) envolvimento maior; 4) aumentar membros envolvidos; 6) nasceu uma consciência geral e permanente, por parte dos membros, quanto à importância dos pequenos grupos.

BIBLIOGRAFIA

Chauí, M. O Que é Ideologia. São Paulo: Brasiliense.

Karl Marx e Engels, Friedrich. A Ideologia Alemã (Feuerbach). São Paulo: Hucitec, 2002.

RINCON, Orduna. Práxis cristã. São Paulo: ed. Paulinas, 1993.




[1] Ideologia entendida por Marxpode ser considerada um instrumento de dominação que age através do convencimento (e não da força), de forma prescritiva, alienando a consciência humana e mascarando a realidade.

[2] Rincón Ordura. Praxi cristã, p. 48.


Autor: AGNALDO JORGE MARTINS


Artigos Relacionados


Para O Dia Das MÃes - Ser MÃe

Como Acolher A Diversidade De Indivíduos Na Escola

O Chão

A Viagem

A Perspectiva Construtivista De Ensino

Ppp - Projeto Político Pedagógico

Via LÁctea (poesia)