Estrutura de Dados do tipo Pilha



Pilha é uma das estruturas de dados, onde sua ideia fundamental é que todo o acesso aos seus elementos seja feito a partir do topo. Desse modo, quando um novo elemento é introduzido na pilha ele passa a ser o elemento do topo, assim como toda a remoção da pilha inicia-se unicamente pelo topo.
Os elementos da pilha só podem ser retirados na ordem inversa à ordem em que foram introduzidos: o primeiro que sai é o ultimo que entrou (para descrever esta estratégia é usada a sigla LIFO - last in, first out).
A pilha é composta por cinco operações que disponibilizam a manipulação e o acesso às informações da mesma. As operações são: criar, inserir, verificar, remover eliberar. A operação criar pilha consiste basicamente em inicializá-la como NULL, que significa nulo. É importante lembrar que para cada pilha criada é imprescindível a sua inicialização, pois esse elemento nulo tem a função de informar o fim da sua pilha. A função inserir, objetiva empilhar um novo elemento no topo, para tanto é preciso que
seja alocado um espaço na memória e que, de preferência, seja uma alocação dinâmica, pois assim você usará somente a quantidade de memória que realmente precisa. A função verificar, visa averiguar se a pilha está vazia. A operação remover, desempilha um elemento do topo, ou seja, remove o topo da sua pilha. E a ultima operação é a de liberar a memória usada para a utilização da pilha, geralmente é feita com a função free ().
A estrutura de dados (pilha) é amplamente utilizada em elaboração de programas e, um exemplo de utilização de pilha mais conhecido é a própria pilha de execução da linguagem C. As variáveis locais das funções são dispostas em uma pilha e uma função só tem acesso as variáveis da função que está no topo, não podendo acessar as variáveis locais de outras
funções.

Por: Raiane Amaral e Raysa Oliveira
Autor: Raysa Oliveira


Artigos Relacionados


Chapinha à Pilha

Autômatos De Pilha

Botando Pilha

Tabela De Processos Em Sistemas Operacionais

Descarte Correto De Pilhas

Inimigo Do Homem

Memory Leak Em Java