Made in Brazil



Com a globalização das economias e a internacionalização dos negócios, os mercados estrangeiros se tornaram alvos estratégicos para as organizações. A internacionalização das empresas, quer seja através da expansão de suas operações para os mercados externos, quer seja através da aquisição de insumos, componentes e/ou bens acabados, parece ter se tornado uma questão ligada à própria sobrevivência das organizações em mercados cada vez mais competitivos. O estabelecimento de estratégias é condição de desenvolvimento, especialmente para líderes empresariais que conhecem as turbulências dos ambientes em que suas empresas estão inseridas. É neste ambiente, campo fértil para oportunidades, que a prática da reflexão estratégica torna-se fundamental.
Competitividade é a palavra-chave. A alta demanda do mercado internacional existe, só nos resta saber como competir. A ocasião requer a apresentação do país como uma potência em todos os seus aspectos, seja econômico, industrial, comercial, social ou turístico. A questão é posicionar, coerentemente, a marca Brasil no exterior. A inserção externa da economia depende da qualidade de como isso é feito. A motivação é mercadológica. A melhor forma de garantir competitividade no mercado global é participar efetivamente dele, o que auxilia as exportações e fortalece nossa produção.
São várias as razões para investimento no Brasil, a localização e porte de mercado são fatores fundamentais, tudo o que plantamos vira fertilidade e fazemos fronteira com quase todos os países da América do Sul. O crescimento sustentado também figura como um fator importante, pois a cada ano estamos representando um aumento de participação brasileira no comércio mundial. A inovação e tecnologia, por meio do diferencial competitivo nos setores de construção de aeronaves, exploração de petróleo em águas profundas e na produção de combustível à base de etanol e biodiesel. Sem falar nos recursos naturais e no nosso capital humano.
São ações diferenciadas e estratégias que mudarão a percepção do cliente sobre a Marca Brasil. Hoje, ganhar mercados e ampliar o leque de participação no comércio mundial são objetivos imperiosos para o Brasil, que ainda segue com uma presença bastante tímida no exterior. A possibilidade de crescimento das vendas externas, certamente, passa por uma fatia maior de produtos com maior valor agregado. É importante ressaltar, no entanto, que o processo de internacionalização, apesar de avaliado positivamente pelo ponto de vista do governo, tem sido feito, por maior parte, por conta e por iniciativa das próprias empresas. Mas também temos a APEX, que cria e inova a marca Brasil através de feiras internacionais, seminários, congressos e simpósios, mostrando como as riquezas de nosso país chegam aos olhos estrangeiros.
O Brasil tem ganhado uma expressividade mundial cada vez maior através de eventos como feiras e seminários no exterior. A criatividade e inovação estão presentes, porém a falta de apoio e de organização não nos deixam percorrer rumo ao caminho da progressão. Atualmente, exportar deixou de ser status e passou a ser uma necessidade. Deve-se pensar no comércio exterior, hoje, sob três aspectos: o primeiro como estratégia, o segundo como diluir riscos e o terceiro como a não concentração de produtos no mercado interno.
O fluxo comercial cresce, mas o de investimentos é negativo. E a tomada de decisão, que antes era vista como vilã, passa a ser explorada como uma estratégia emergente. A importação entra em cena com todos os seus personagens, protagonistas e coadjuvantes, como forma de compensar, manter e, principalmente, implementar as vendas. A importação tem sido alvo de interesse das pequenas, médias e grandes empresas como uma solução alternativa e inteligente para expandir as áreas comercial e de produção. Ela desempenha papel vital na vida econômica de qualquer país, por mais risco que possa representar. Nenhuma nação é autosuficiente, além disso, os países estão subordinados a uma regra econômica segundo a qual, quanto mais industrializados e desenvolvidos forem maior será a necessidade de ampliar o relacionamento em nível internacional.
Bem ou mal, a globalização é uma realidade em nosso meio. Mais do que tudo é preciso mostrar para que o Brasil está se desenvolvendo. Só assim o respeito pelo mercado brasileiro se tornará evidente. Se o Brasil não for enfrentar no exterior o concorrente, esse virá enfrentar as empresas nacionais, em solo nacional. Portanto, o sucesso nos mercados estrangeiros está intimamente ligado a um bem sucedido processo de formulação e implementação de estratégias de marketing internacional.







Autor: Paula Ramona Feiten Teixeira


Artigos Relacionados


Estrategias Inovadoras No Lançamento De Novos Produtos Em Mercados Emergentes

As Microempresas E Empresas De Pequeno Porte No Comércio Exterior

A Internacionalização Recente Das Principais Multinacionais Brasileiras

Case: Apex Do Brasil Um Estudo Sobre O Fomento Da Internacionalização De Empresas Nacionais.

Internacionalização Chinesa: Como O Governo Vem Impulsionando Suas Empresas E Ampliando Sua Projeção De Poder

Consórcios De Exportação: Uma Alternativa Para As Pequenas E Médias Empresas

Ajuda Importante, Para Empreendedores Importação Exportação