AVALIAÇÃO DA VERMICOMPOSTAGEM DO LIXO RESIDÊNCIAL PELO MÉTODO DA LIXEIRA ECOLÓGICA



CENTRO UNIVERSITÁRIO DE FORMIGA
CURSO DE ENGENHARIA AMBIENTAL
ADRIELEM DE FARIA OLIVEIRA



AVALIAÇÃO DA VERMECOMPOSTAGEM DO LIXO RESIDÊNCIAL PELO MÉTODO DA LIXEIRA ECOLÓGICA





Trabalho de conclusão de curso apresentado ao curso de Engenharia Ambiental do UNIFOR-MG, como requisito parcial para obtenção do título de bacharel em Engenharia Ambiental.
Orientador: Prof. Dr. Christiane Pereira Rocha.





Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Curso de Engenharia Ambiental do UNIFOR-MG, como requisito parcial para obtenção do título de bacharel em Engenharia Ambiental.


BANCA EXAMINADORA


Prof.ª Msª Christiane Pereira Rocha
Orientadora


Prof. Valério Tadeu de Assis
UNIFOR-MG


Prof. Alex Magalhães
UNIFOR-MG

Formiga, 22 de Novembro de 2010



















Dedico esse trabalho a todas as pessoas que estiveram ao meu lado, sejam aquelas que permaneceram desde o início dessa caminhada, ou aquelas que apenas passaram, porém deixaram algo de bom que contribuiu para minha formação.
À minha família pela paciência e dedicação e as pessoas que tanto amo pelo companheirismo.



AGRADECIMENTOS


Cheguei ao fim de mais uma etapa; atravessei mais uma barreira; e se estou neste momento comemorando essa vitória devo e muito a várias pessoas que de alguma forma contribuíram para este tão esperado momento.
Agradeço a Deus que foi, é, e sempre será meu porto seguro, e onde eu tiro forças para todas minhas batalhas. A minha mãe Elma que e parte fundamental dessa vitória e meu pai Idalvo, que fizeram do meu sonho uma prioridade em suas vidas, minha irmã Suelen, minha prima Cynthia, Vinicius e aos demais familiares. A minha orientadora Prof.ª Cristiane, pela atenção e dedicação, ao Profº. Dr. Leyser Rodrigues Oliveira, e a todos meus professores.
Aos meus amigos e atuais Engenheiros Adrimara, Michele, Fernanda, Andresa, Lenita, companheiras fieis, Camila, Mariana, Natalia. Essa Vitória também e de vocês.



RESUMO
A produção de resíduos orgânicos tem aumentado muito nos últimos anos, e uma das alternativas para seu controle e aproveitamento é o processo de compostagem.
No presente trabalho buscou ? se avaliar a compostabilidade dos resíduos sólidos orgânicos, como cascas de frutas, restos de comida, podas de jardim e etc. O processo de compostagem se desenvolveu em uma lixeira ecológica, constituída de três caixas, com capacidade para tratar cerca de um litro de lixo por dia, em uma família constituída por quatro pessoas, utilizando o método de vermicompostagem. O monitoramento foi realizado por quatro meses com coleta de dados de três em três dias observando temperatura, umidade e oxigenação. As analises de macro e micro nutrientes comprovaram o potencial de fertilizante do composto produzido, cujo valor, para alguns elementos, estão abaixo dos limites exigidos pela Instrução Normativa n° 23 do Ministérios de Agricultura, Pecuária e Abastecimento.


Palavras chave: Resíduos de Serviço de Saúde, Gerenciamento, Saúde Pública.





1 INTRODUÇÃO


O tema Resíduos Sólidos (RS) tem sido atualmente objeto de preocupação na sociedade moderna, sendo amplamente discutido, sobretudo nos últimos anos, com o aumento da população mundial aliado às formas de vida caracterizadas pelo consumo de produtos industrializados e descartáveis, levando a um preocupante aumento na geração destes resíduos. (HADDAD, 2006; REZENDE, 2006).
A principal causa desse aumento e o constante desenvolvimento industrial que cria constantemente bens de consumo de baixa vida útil são descartados após o consumo e são cada vês mais exigidos pela sociedade atual.
A nova abordagem técnica na questão do lixo gerado é que todo lixo urbano seja definido como massa heterogênea de resíduo sólido, resultante das atividades humanas, que podem ser reciclados e parcialmente utilizados, beneficiando a saúde publica e ao mesmo tempo gerando economias de energia e recursos naturais.
A reciclagem pode ser feita tanto com resíduos inertes (plásticos, vidros, metais e etc.) como em resíduos orgânicos (frutas, verduras, legumes, restos de poda de jardim e etc.). Os resíduos orgânicos precisam ser tratados com todo cuidado, pois pode gerar conseqüências indesejadas para os seres humanos como, por exemplo, mau cheiro, desenvolvimento de bactérias e fungos, aparecimento de ratos e insetos. Nestes casos, várias doenças podem surgir, através da contaminação do solo e da água.
No processo de decomposição (apodrecimento) do lixo orgânico é produzido o chorume, que é um líquido viscoso e de cheiro forte e desagradável. O chorume também é um elemento que pode provocar a contaminação do solo e das águas (rios, lagos, lençóis freáticos).
O lixo orgânico deve ser depositado em aterros sanitários, seguindo todas as normas de saneamento básico e tratamento de lixo. A população também pode contribuir para o tratamento deste lixo, favorecendo a coleta seletiva do lixo e a reciclagem.
A compostagem e a forma mais eficiente e acessível de reciclagem dos resíduos orgânicos este é um processo que pode transformar matéria orgânica em adubo,este quando adicionado ao solo, melhora as suas características físicas, físico-químicas e biológicas. Conseqüentemente se observa maior eficiência dos adubos minerais aplicados às plantas, proporcionando mais vida ao solo, que apresenta produção por mais tempo e com mais qualidade.
A seguir será exposta a metodologia de compostagem de lixo orgânico doméstico, de forma simples e de fácil aplicabilidade, a partir da lixeira ecológica, que se adotado pela sociedade elimina, os vários problemas ambientais e sanitários a associados ao lixo orgânico, contribuindo decisivamente para a melhoria da qualidade de vida da população.
Autor: Adrielem Faria Oliveira


Artigos Relacionados


O Lixo-origem E Destino: Uma Abordagem A Ser Aplicado Aos Alunos Do Ensino Fundamental.

Cores Para Identificar Os Tipos De Lixo

O Que Fazer Com O Lixo Hospitalar?

ResÍduos SÓlidos

A Compostagem Como Forma De Minimizar Os Problemas Ambientais Causados Pela SuperproduÇÃo De Lixo No SÉculo Xxi

Lixo Eletrônico: O Preço Do Avanço Tecnológico.

Desafio Do Lixo