PREPARA-TE, Ó ISRAEL, PARA TE ENCONTRARES COM O TEU DEUS



PREPARA-TE, Ó ISRAEL, PARA TE ENCONTRARES COM O TEU DEUS
Amós 4:12
Propósito geral: doutrinário.

Tema Específico: Preparação para a vinda de Cristo.

TÓPICO: Como se preparar para encontrar-se com Jesus
INTRODUÇÃO.
Deus nunca se deixou ficar sem testemunho, a todas as gerações Deus tem se revelado, quer por meio da natureza, quer por meio dos seus servos. Mais nunca ficou sem testemunho. Muito antes da Lei Deus se revelou a humanidade por meio dos seus servos. Antes do Dilúvio: Sete, Enos, Enoque, Noé. - Depois do dilúvio: Abraão, Isaque, Jacó, e todos os profetas. E nestes últimos dias nos falou pelo próprio filho, que é sua fiel testemunha, e continua falando tanto pelo filho como por todos os seus servos a fim de que ninguém se perca. Hb 1.1.
Está escrito que Deus fez o homem para louvor da sua glória. O homem não necessitava de salvação, porque no estado em que fora criado, não poderia morrer, mas pela desobediência, passou por uma experiência que nem um ser humano quer passar.
E por ter desobedecido ao seu criador, o homem teve medo da sentença que lhe estava imposta, e tentou fugir do seu encontro com Deus. Mais de Deus ninguém pode fugir, e Deus chamou o homem para que ele ouvisse a sentença de condenação: Tu és pó e ao pó tornarás. O certo é que o homem já tinha morrido no espírito, porque a sentença foi dada antes do homem pecar. Agora Deus estava aplicando a sentença do corpo do homem. Voltar para a terra por que dela tinha sido tirado.
Quando o homem pecou, de imediato perdeu o elo que ligava o seu espírito com o Espírito de Deus. Perdeu sua essência, e percebeu que suas vestes espirituais desapareceram. E logo percebeu que não podia está na presença de Deus, por isso quando ouviu a voz do seu criador, escondeu-se por traz das árvores. Quantos ainda hoje estão se escondendo do seu criador? Muitos, e isso por causa do pecado, porque não querem nascer novamente, a fim de receberem nova vestimenta espiritual, que o permita ficar na presença do seu criador.

DEUS NUNCA DESISTIU DO HOMEM.
Mais Deus como um Pai amoroso, não desistiu do ser que tinha criado, e para que o homem pudesse adquirir novamente as vestes que tinha perdido, começou colocar em prática o plano de resgate que tinha preparado antes do homem ser formado, a fim de que este pela sua própria vontade conquistasse outra veste resplandecente, sem mácula, para poder encontrar a porta do paraíso do qual tinha sido expulsão, e voltar a ter um novo relacionamento com o seu criador. E ali, uma criatura, inocente, sem culpa, perdeu a vida, para que o homem ganhasse vida, e com a sua veste, cobriu a nudez do homem, símbolo se sua redenção. Gloria a Deus por isso. "Cirsto morreu para nos outorgar seu manto de justiça"
O homem estava (perdoado), mais o que era incorruptível, passou a ser corruptível (o corpo) e no estado de corrupção, não poderia permanecer no jardim para não comer da árvore da vida e viver eternamente em seu estado de corrupção.

DEUS CONTINUOU COM SEU PLANO ATÉ AO CALVÁRIO.
O homem distanciou-se de Deus, mais o plano de Deus não falhou. O homem por sua livre e espontânea vontade se afastou do seu criador, de sorte, que Deus olhou do céu a terra, e só encontrou uma família que estava disposta a encontrar-se com Ele, e essa família foi a de Noé. Deus salva Noé da terrível condenação dos ímpios e povoa toda a terra novamente. Mais os homens não compreenderam o amor de Deus derramado em seus corações, como até hoje não querem compreender. E continuaram se afastar do seu criador.
Deus novamente olhando do céu, contempla agora, não uma família, mais apenas um homem, que tinha um coração sincero, um espírito voluntário e obediente. Que não tinha dobrado os seus joelhos a ídolo algum, um descendente de Noé, que se chamava Abrão. Deus levanta sua voz, e chama este homem pelo nome, e promete com juramento, que faria dele uma grande nação, ainda que ele não tivesse filho, creu de todo o coração. E Deus desse varão levantou uma nação santa para lhe adorar em espírito e em verdade. Uma não que vive pela fé e não pelas obras... Sua igreja imaculada.

ISRAEL NAÇÃO ESOLHIDA MAIS REGEITADA POR SUA ICREDULIDADE.
Desse homem, que hoje conhecemos pelo pai da fé, Deus levantou uma nação para o louvor da sua glória, mais como é de se esperar, todo ser humano está sujeito ao pecado, e não tem homem que não peque. Esta nação que tanta vezes foi exortada por Deus para se converter dos seus maus caminhos, tapou seus ouvidos de tal maneira, que matavam os profetas e apedrejavam os que lhes eram enviados com palavra de reconciliação. Nação obstinada pelo pecado, coração endurecido, extraviado de tal maneira, que interpretavam os mandamentos divinos erroneamente para sua própria condenação.
Deixaram os mandamentos divinos para seguirem os mandamentos dos homens, cegos espirituais, como hoje ainda se ver. Tão cegos que não entenderam quando O Senhor Deus clamor avisando: Prepara-te ó Israel para te encontrares com o teu Deus! Não ouviram a voz dos seus profetas, taparam seus ouvidos, e surdo e cegos, não viram quando o seu Deus, seu redentor, seu rei, apareceu no meio deles. Não ouviram a sua voz que clamava pelos montes, dizendo: Vinde a mim todos vós que estais cansados e oprimidos e eu vos aliviareis, tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, que sou manso e humilde e de coração, e encontrarei descansa para vossas almas. Certa feita ele disse: Ah Jerusalém, Jerusalém, que matas os profetas e apedrejas os que a te são enviados! Quantas vezes eu quis ajuntar os teus filhos como a galinha ajunta os seus pitinhos debaixo das asas e não quisestes
(Lucas 13.34). E mataram seu rei, seu redentor, e ainda pediram que seu sangue caíssem sobre eles e sobre seus filhos (Mt 27.25). "ah Israel, por que fizeste ISSO"! Por isso vossa casa ficou deserta (Lc 13.35) (Ver também Lc 19.44).

ISRAEL TENTOU PREPARASSE, MAIS NÃO CONSEGUIU. Por que?:
Porque sua preparação era através das obras. E pelas obras ninguém alcançará salvação.
a. sacrifícios de touros ou de bodes não pode apagar pecados,
b. Sacrifício humanos também não pode justificar os pecados dos homens.
c. Israel viveu nas sombras das coisas. E sombram não ressuscitam. Temos que viver na essência da substância. Temos que andar por fé e esta no filho de Deus.

DEUS ESTÁ CLAMANDO OUTRA VEZ, E DESTA VEZ PELO FILHO
Prepara-te ó Israel para te encontrares com o teu Deus. este é o último ultimato para os homens
A Bíblia Diz. Crer no Senhor Jesus Cristo e serás salvo. Tu e tua casa. (At 16.31)
MAIS COMO SE PREPARAR?
a. através da verdade. Jesus disse: Eu sou o caminho a verdade e a vida. (Jo 14.6)
b. através do evangelho da paz (Hb 6.14)
c. Através da fé, e esta no filho de Deus.
d. través da espada do Espírito que é a palavra de Deus..

O homem tem que se arrepender dos seus pecados e dos seus maus caminhos, ou Deus virar sobre ele e tirará sua parte da árvore da vida, e o seu galardão será a morte eterna.
As vezes é preciso chegar a mediadas extremas para que vejamos o perigo em que estamos.
Ap 20.15) e todo aquele que não foi achado inscrito no livro da vida, foi lançado no lago de fogo
(Ap. 22.14) Bem-aventurados aqueles que lavam as suas vestiduras no sangue do Cordeiro, para que tenham direito a arvore da vida e possam entrar na cidade pelas portas.


QUE FAREMOS, POIS?

?Cada um olhe para os seus pecados, arrependa-se e confesse os a Deus (Atos 2:38a )
?Cada um creia, de todo o coração, no Senhor Jesus Cristo (Atos 16:31)
?Cada um lance sobre Jesus seus pecados, pois Ele é fiel e justo para nos perdoar (I João 2:1-21)
?Cada um der testemunho da sua fé, em Jesus Cristo confessando que ele é o seu salvador, o seu redentor (Atos 2:31b )




CONCLUSÃO

Que preparação tem feito para esse encontro com Deus? Lembra-te que, perante Deus, ninguém pode prevalecer com seus pecados e com sua alma manchada, por isso, "prepara-te para te encontrares com Deus"!

Em que consistirá essa preparação? Será que são suficientes as boas obras? Será que temos merecimentos próprios para comparecer diante de Deus, Santo Justo e Verdadeiro? Lembremo-nos que "todos nós somos, aos Seus olhos, como o imundo e todas as nossas justiças como trapos de imundície " (Isaías 64:6). Estamos mortos em delitos e pecados, logo, nada que façamos nestes mundo servirá de preparação para nos encontrarmos com Deus. Só há uma solução, e esta consista em está lavado, purificado, santificado pelo sangue de seu filho Jesus Cristo. De outra maneira não se pode encontrar-se com esse Deus que é Santo, Santo, Santo, o Senhor todo poderoso.
Deus seja louvado.
Amem.


Autor: Enoque Amâncio Bispo


Artigos Relacionados


Quatro Leis Espirituais

Clamor Ao Espírito De Deus

Aprenda Amar

Resposta: "voce NÃo Precisa Mudar So Precisa Deixar Ele Te Mudar"

Nem Tudo Está Perdido, Ainda Há Esperança!

Deus NÃo É Passageiro

O Reino De Deus é Virtude.