Pedagogia: Um diferencial no perfil do educacor



Universidade Federal do Rio Grande ? FURG
Pólo Universitário Santo Antônio da Patrulha
Universidade Aberta do Brasil - EAD
Disciplina de Alfabetização Digital
Professor: Alexandre de Jesus Machado
Tutora: Franciane Coimbra













Pedagogia: Um Diferencial no perfil do Educador













Santo Antônio da Patrulha
Abril, 2011



Sumário





1. Resumo
2. Pedagogia: Um Diferencial no perfil do Educador
3. Considerações Finais
4. Bibliografia




















Pedagogia: Um Diferencial no perfil do Educador

Liliam Pereira Ramos


Resumo: O presente artigo trata do diferencial que a pedagogia proporciona ao educador, no contexto do município de Santo Antônio da Patrulha. A importância de um educador preparado no desenvolvimento do aluno, desde a criança, na idade mais tenra, na educação infantil, até o adulto, nos Núcleos de educação para Jovens e Adultos.
A dedicação e a forma correta de tratar cada aluno, o preparo para compreender a necessidade dele, e buscar soluções para as mais variadas situações que podem ocorrer em uma sala de aula. Todos estes conhecimentos se encontram no curso de Pedagogia. Tornando-nos profissionais competentes, cientes do nosso compromisso com o educar. Formando o cidadão, hoje criança, amanhã o futuro do município e do meio em que vivemos.


No ano de 1996 a Lei de Diretrizes e Bases para a Educação Nacional, foi aprovada. Esta lei foi um marco na educação, pois a partir dela muitas alterações passaram a acontecer no ensino.
É importante citar, que esta lei determinou que todo monitor das Escolas de Educação Infantil tivesse uma formação mínima de Curso Normal (Magistério). Antes desta determinação, o mínimo exigido era o ensino médio. Tínhamos assim, pessoas despreparadas cuidando de nossas crianças, na fase mais importante na sua formação como aluno, pois é na Educação Infantil, que seu perfil de cidadão começa a se formar. A criança sai do ambiente do lar, onde, muitas vezes é o centro das atenções, e passa a conviver com mais crianças da sua idade, que necessitam da mesma, ou mais atenção que ela.
O profissional que lida com essa fase do aluno é o pedagogo e este necessita encontrar-se preparado para esta iniciação do aluno-criança.
Nos dias de hoje, é comum ouvirmos sobre crianças hiper-ativas, com dificuldade de atenção e aprendizado. Para ter um bom rendimento desse aluno, é necessário um trabalho em conjunto de pais, família e de todo o contexto escolar, pois este precisa sentir-se interessado com o que o professor tem a lhe mostrar. Este professor precisa buscar formas interessantes de ensinar.
Existe também o outro perfil de aluno-criança: O carente, excluído da sociedade. Também este perfil pode preocupar um professor, pois muitas vezes, numa sala de aula, podem existir crianças de diversas classes, crenças e meios de vida. E é necessário que este profissional consiga integrar essas diferenças, tornando a aula agradável para todos.
O Profissional da área da Pedagogia também atua nos Núcleos de Educação para Jovens e Adultos (NEJA) e trabalha com um o outro perfil de aluno: o adulto, o idoso, pessoas que muitas vezes tem baixa auto-estima, que necessitam de um tratamento diferenciado . Aí também cito a importância de um profissional bem preparado. Que demonstre satisfação em educar e motive o aluno, salientando sempre suas potencialidades.
O município de Santo Antônio da Patrulha, tem se esmerado na qualificação profissional de seu quadro de professores. Buscando trazer para cá a formação que muitos ainda não possuíam e não tinham condições de adquirir pela ausência de oportunidades locais (estamos a 76 km da Capital Porto Alegre e 40 km da Faculdade mais próxima, em Osório). A Universidade Aberta do Brasil vem para comprovar os esforços de toda a comunidade em ter uma Universidade na cidade, visando uma formação de qualidade para seus profissionais.
Os profissionais formados aqui, tendem a trabalhar aqui, e educando melhor as crianças, a população toda sairá ganhando. A educação é um ciclo, que se inicia na tarefa do educador. A criança, hoje, será o homem do futuro, transformando o município e o meio em que se vive.
Concluo que como pedagoga, terei muito a contribuir na formação das crianças do município, em possíveis escolas que eu possa trabalhar. Melhorando a forma de atuar em sala de aula, tratando cada aluno conforme seu perfil. Desenvolvendo atividades interessantes a eles, que desperte em cada um a vontade de aprender.




2
Considerações Finais

Ao escrever este artigo pude descobrir o quanto a Pedagogia é importante para a sociedade em geral. Compreender o quão necessário é para o município ter profissionais qualificados em todas as áreas, mas principalmente na área da educação.
Durante a pesquisa para escrevê-lo, pude perceber que os números de evasão escolar e repetência foram diminuindo significativamente a medida que os professores foram se aperfeiçoando.
























3


Bibliografia

Ï Plano Municipal de Educação ? Santo Antônio da Patrulha 2004.




























4

Autor: Liliam Pereira Ramos


Artigos Relacionados


Para Ser Um Professor De Verdade

Afinal À InclusÃo?

Conceito De EducaÇÃo Infantil

Disciplina Escolar E A Relação Entre Aluno-professor

Relação Professor-aluno Na Sala De Aula

Resgate Da Ética Na Educação

A Difícil Via Crucis Do Educador Infantil