Concepções Atribuídas a Pessoas com Deficiência



Historicamente, as deficiências têm gerado as mais variadas noções, concepções, visões.
Os termos utilizados para designar as pessoas com deficiências não pode significar negativamente, impedindo que possam incorporar as crenças da sociedade e desenvolver suas competências.
O preconceito é o maior empecilho. Durante muito tempo não acreditavam que crianças "portadoras de deficiências" não fossem capaz de aprender tanto como outra qualquer.
A escola, depois da família, é o ambiente mais favorável nesse processo de socialização e aprendizagem.
É fundamental que haja envolvimento de todos, desde o professor especializado ao familiar.
Quando se tem clareza de que cada aluno é único e que é preciso oferecer diferentes estratégias para atender as necessidades de cada um, ensinar alguém com deficiência passa a ser mais uma tarefa docente.
No processo ensino-aprendizagem, a reflexão sobre o que é verdadeiramente ser um "portador de necessidade especial", garante um lugar mais digno na sociedade.
Receber nas escolas, alunos com deficiência é um avanço. Infelizmente, algumas escolas carecem de infraestrutura adequada. E hoje não basta matricular na rede regular, é preciso garantir que eles aprendam.


Autor: Aline Quicoli


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