COMUNICAÇÃO ASSERTIVA



Um dos maiores desafios do ser humano hoje é ter a capacidade de uma comunicação assertiva. Segundo Passadori (2011), isso significa conseguir se expressar, se afirmar, colocando o que se sente e pensa sem ser agressivo, sempre respeitando a si e aos outros, independente de certo ou errado.
Quando essa assertividade não ocorre, acaba gerando conflitos, mal entendidos e prejuízos, pois não é só o que dizemos, mas também como nos portamos diante das situações.
Dentro de uma organização, isto se torna mais difícil devido ao número de receptores presentes, por isso é necessário conhecer os elementos básicos de uma comunicação, que consiste em:
- Emissor: aquele indivíduo que emite a mensagem - é necessário que ele conheça o ambiente, os funcionários e a cultura organizacional para escolher qual o melhor canal a ser utilizado;
- Canal: o meio em que se transmite a mensagem - podendo ser por escrito, telefone, oralmente, entre outros;
- Receptor: quem recebe essa mensagem - seu papel também é essencial, pois ele deve estar aberto e receptivo à mensagem.
A comunicação pode ser aperfeiçoada através de alguns elementos, entre eles: ter uma auto-imagem positiva que lhe dará segurança para interagir com os outros; ter objetividade, tentando ser o mais claro possível nas expressões; aprender a ouvir, tanto para enviar a mensagem quanto para recebê-la; e estar aberto para aplicar os feedbacks da melhor maneira.
Como resultado de uma comunicação assertiva, podem-se observar alguns benefícios como: a redução de conflitos interpessoais, melhora do clima organizacional, desenvolvimento das lideranças, além de propiciar o alcance de resultados positivos, tanto no âmbito profissional, quanto pessoal.


REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

PASSADORI, Reinaldo. A Comunicação Assertiva. Parceiros RH. Disponível em:
. Acesso em: 04 maio 2011.

FAYET, Eduardo; SILVA, Lacy de Oliveira; LOPES, Maria Aparecida Santos. Comunicação Assertiva: elementos, barreiras e técnicas. Jovens Empreendedores. Disponível em:
. Acesso em: 04 maio 2011.
Autor: Kelly Takeda


Artigos Relacionados


A ComunicaÇÃo Eficaz Do Promotor De Vendas

O Que é Mídia? Para Que Serve?

Comunicação é Poder!

Comunicação Interna Nas Organizações

ComunicaÇÃo

Como Aplicar O Processo Comunicativo No Trabalho Do Assistente Social

Funções Da Linguagem