O Vice-Presidente do Brasil congratulou-se das excelentes relações de seu país com Marrocos



Sr. Temer fez esta declaração durante uma reunião em Brasília com o Secretário-Geral do Ministério dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação, Youssef Amrani, que efetuou uma visita de trabalho ao Brasil, terça e quarta-feira passada, mantendo conversações com autoridades brasileiras .

Ele se reuniu também com o Secretário-Geral e Ministro das Relações Exteriores por interino, Embaixador Ruy Nogueira, bem como os embaixadores, Vera Lucia Machado e Paulo Cordeiro de Andrade, ambos subsecretário-gerais pelos assuntos políticos no seio do departamento.

Nessas reuniões, a ênfase foi colocada sobre os diversos aspectos de relações bilaterais e os meios de reforço.

No plano Regional, os dois lados discutiram a situação em alguns países do Norte da África e do Oriente Médio.

Sr Amrani tratou a este respeito das reformas constitucionais anunciadas pelo Rei Mohammed VI, em seu discurso de 9 de março passado que se inscreve na linha direita das reformas iniciadas pelo soberano desde sua ascensão ao trono.

Quanto à questão do Saara marroquino, Sr Amrani informou os seus interlocutores sobre os últimos desenvolvimentos desta questão, incluindo os resultados das recentes conversas informais, realizadas sob os auspícios do enviado pessoal do Secretário-Geral da ONU, Christopher Ross.

Ele destacou também o compromisso de Marrocos para a construção do Magrebe, como uma opção estratégica, pois isso é uma garantia diante dos desafios da estabilidade regional e da segurança para a prosperidade de todos os povos da região, num mundo onde a tendência é de consolidação.

O diplomata marroquino não deixou de chamar atenção dos brasileiros sobre as manobras orquestradas para torpedear a dinâmica que conhece a questão do Saara desde 2007, data na qual Marrocos tinha apresentado a sua iniciativa de autonomia para a região do Saara. Trata de uma iniciativa que, segundo ele, constitui uma base para as negociações e qualificada de séria e credível pela comunidade internacional.

A visita do Sr. Amrani se insere no processo de consultas políticas constantes entre os responáveis brasileiros e marroquinos, ela é também uma oportunidade para discutir dos próximos encontros bilaterais, o próximo a ser em Brasília, trata da segunda sessão da Comissão Mista marroquino-brasileira, além da nomeação de encontros inter-regionais e da someira América do Sul-paises árabes, previsto inicialmente no mês de fevereiro passado, adiado devido à situação no mundo árabe.

Durante esta visita de trabalho, o Sr. Amrani foi acompanhado pelo Sr. Louafi Mohamed, embaixador de Marrocos em Brasília, e Yazourh Fouad, diretor de assuntos americanos no Ministério dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação.



Lahcen EL MOUTAQI
Consultor e pesquisador da Universidade Mohammed V- Rabat Marrocos
Autor: Lahcen El Moutaqi


Artigos Relacionados


Primeira Visita A Argel De Um Chefe Da Diplomacia Marroquina Desde 2003

Cenário Do Pentágono é Intervir Na Síria Semelhante Ao Kosovo

Marrocos: Regionalização Rumo à Autonomia Do Saara Ocidental

Marrocos E Brasil Se Comprometem A Ampliar A Cooperação Em Agrícultrua Familiar E Pesquisa Científica

Saara Ocidental: A Nona Rodada De Negociação Em Março A Manhasset - Estados Unidos

Longe De Qualquer Envolvimento Conflictual Com Estas Questões, Abdul G. Koroma, Um Dos 15 Juízes Do Tribunal Internacional De Justiça (tij), Apontou O Caminho A Seguir

Marcha Verde E O Saara Marroquino