Sistemas CCTV nos espaço de lazer ? sinónimo de segurança obrigatória



Os espaços de lazer são na sua maioria, ambientes com estruturas arquitectónicas complexas e apresentam uma particularidade que os torna naturalmente mais vulneráveis, o número de pessoas que nele circulam que não conhecem o espaço , bem como a rotatividade do pessoal. A atenção a ameaças externas e internas,deve ser, por isso constante e diferenciada de outros espaços onde as pessoas que nele circulam o conhecem; o tempo de reacção das pessoas está normalmente condicionado à falta de conhecimento que têm do espaço onde se encontram.

Estes espaços, que recebem diariamente muitos visitantes, com tempos de permanência mais ou menos longos, e que, no caso de uma situação inesperada de alarme, a reação será mais lenta pelo desconhecimento do local, a segurança das pessoas é primordial.

A grande prioridade dos espaços de lazer é a satisfação do cliente e, ao contrário do que sucede em outros locais, nestas instalações bem como nos hotéis, a protecção contra incêndios e a segurança são factores determinantes para o seu sucesso, enquanto estabelecimente público; são factores que condicionam o bem-estar dos visitantes, aspecto crucial para os mesmos. A implementação destes sistemas deve ser discreta para não afectar a aquitectura do espaço, mas evidente, e exigente em termos de qualidade e eficiência, que garanta que, caso aconteça alguma situação de alarme a resposta seja rápida e eficiente.

Em edifícios que recebem público, onde a maioria das pessoas que nele circulam não conhece o espaço, as medidas de alerta e evacuação apresentam uma particular importância, nomeadamente, porque quando o espaço é desconhecido, o pânico muito facilmente se apodera de nós, e medidas rápidas e indicações precisas e claras de como deve agir e em que sentido, apresentam-se imprescindíveis para uma evacuação o mais rápida e menos conturbada possível, uma evacuação segura. O pânico em situações de incêndio é muitas vezes o responsável por vítimas e/ou feridos em percentagem bem superior do que aqueles provocados de forma directa pelo incêndio, tal como o fumo pode ser mais mortífero do que as chamas de um fogo.

Numa situação de alarme, a grande prioridade dos responsáveis de um edifício é a evacuação em segurança das pessoas que nele se encontram. Um sistema de alarme de emergência por voz possibilita a evacuação segura e de forma organizada de pessoas de todas as instalações ou das áreas afectadas, e complementa a iluminação de emergência.

A integração dos sistemas de alarme por voz e de som ambiente num sistema de detecção de incêndio podem transmitir mensagens de voz claras, precisas e inteligíveis, minimizando assim a incerteza e a confusão numa emergência.

A detecção de incêndios deve ser, em qualquer tipo de edifício, o mais precoce possível, sempre que possível, e isto dependerá de vários aspectos, sendo que um deles reside na tecnologia e nos sistemas adoptados que terão maior ou menor acuidade e precisão; mas, na impossibilidade de eliminar o perigo através de um alerta de incêndio incipiente, todas as medidas que permitam melhorar a evacuação de pessoas representam a grande arma de protecção da vida humana e o recurso a sistemas electrónicos torna-se imprescindível, para além da obrigatoriedade imposta, agora com mais critério, com a publicação do novo Regulamento Geral de Segurança Contra Incêndios em Edifícios (Decreto-Lei n.º 220/2008 de 12 de Novembro) que entrou em vigor no dia 1 de Janeiro de 2009, e que veio estabelecer o regime jurídico de Segurança Contra Incêndios em Edifícios e determinar as respectivas condições de segurança contra incêndios a aplicar a todas as utilizações de edifícios, bem como recintos itinerantes ou ao ar livre.

Os actuais sistemas de segurança permitem combinar a integração de soluções inteligentes, como a videovigilância (CCTV) com análise de vídeo, detecção e extinção de incêndios, sistemas de controlo de acessos, de detecção de intrusão, som ambiente e alarme por voz.

A integração de infra-estruturas técnicas dos edifícios, como as redes de dados e de telecomunicações com sistemas de segurança e protecção contra incêndio, aquecimento, ventilação e controlos de iluminação, através de redes de comunicação via IP, apresenta um impacto muito benéfico não apenas no desempenho do próprio edifício mas também no funcionamento global da actividade. Conseguem-se implementar soluções que permitem aumentar o sentimento de satisfação do cliente, nomeadamente garantindo a sua segurança, ao mesmo tempo que permite reduzir custos operacionais, algo extremamente importante nos tempos que correm.

Os espaços de lazer são ambientes complexos, nos quais a atenção a ameaças internas e externas nunca deve ser negligenciada. São espaços de entrada e saída constante de pessoas, com as mais variadas intenções e tempos de permanência e de conhecimento do local diferentes, e para tal exige-se que a protecção contra incêndios e a segurança apesar de discreta, se reja por padrões mais elevados do que em qualquer outro espaço.

Sempre que visitamos um espaço de lazer, procuramos estar confortáveis e acreditar que estamos "seguros" e protegidos de todos os perigos. Os próprios funcionários desses espaços gostam de trabalhar com um sentimento de segurança presente, com a certeza de que o risco de ocorrer uma situação desagradável, como um roubo, uma abordagem criminosa, ou a deflagração de um incêndio está minimizado. A segurança dos espaços de lazer não pode ser descurada, pois é a vida de muitas pessoas que pode ser colocada em risco!

ADT Fire & Security ? Portugal
www.adt.pt

Autor: Adt Portugal


Artigos Relacionados


Intercomunicação Hospitalar E Os Desafios Do Ambiente Hospitalar

Porque As Empresas Precisam Da Segurança Patrimonial

Cuidados No Laboratorio

Significado Dos Sonhos Com Incêndio, Alarme E Velório

Perigo Na Instalação De Alarme Para Moto

Proteção E Segurança Com O Porteiro Eletrônico

SeguranÇa Empresarial