REINAR ESPIRITUALMENTE!!!



Lendo alguns artigos postados no site, encontrei vários com o mesmo teor, ou seja, em como ser "vitorioso" em Cristo.
A vitória desses "crentes" é descrita como não tendo doenças, sendo prósperos financeiramente, porém o mais interessante que li foi a respeito de que devemos reinar em nossas vidas.
O que seria reinar espiritualmente?
Segundo a autora do artigo, reinar é deixar de "ser oprimida financeiramente, profissionalmente, nas amizades, dentro dos relacionamentos familiares. Em resumo, chega de mendigar, eu quero assumir vida plena e obter minha absoluta liberdade em Cristo."
Importante descrevermos o que é ter liberdade em Cristo? É não ter doenças, é ter dinheiro, um emprego, amigos, família, como a autora diz? NÃO!!! Absolutamente não.
É pela graça que temos todas essas coisas, mas liberdade em Cristo é termos sidos libertos do pecado: "Agora, pois, já nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus. Porque a lei do Espírito da vida, em Cristo Jesus, te livrou da lei do pecado e da morte" (Romanos 8:1-2)
O preço que Jesus pagou a sua própria vida foi dado na cruz para pagar a pena pelos nossos pecados.
"Replicou-lhes Jesus: Em verdade, em verdade vos digo: todo o que comete pecado é escravo do pecado. O escravo não fica sempre na casa; o filho, sim, para sempre. Se, pois, o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres" (João 8:34-36)
Ao ler o artigo a autora declara que aqueles que são dominados pela doença, pelo dinheiro ou pela falta dele é um crente fracassado.
Não é o que diz a Palavra do Senhor, pois Jesus mesmo afirmou que no mundo teríamos aflições, bem como, nos consolou ao dizer para termos bom animo, pois Ele venceu o mundo. (João 16:33)
Então se pensarmos assim, poderíamos concluir que Jó foi um fracassado, mesmo por um tempo, mas foi, pois perdeu tudo o que tinha, foi acometido de doença, perdeu toda família; assim como Paulo, que foi acometido de um espinho na carne.
E por isso somos crentes fracassados???
Temos que olhar para o Autor e Consumador da nossa fé: "PORTANTO, TAMBÉM NÓS, VISTO QUE TEMOS A RODEAR-NOS TÃO GRANDE NUVEM DE TESTEMUNHAS, DESEMBARAÇANDO-NOS DE TODO PESO E DO PECADO QUE TEZNAMENTE NOS ASSEDIA, CORRAMOS, COM PERSERVERANÇA, A CARREIRA QUE NOS ESTÁ PROPOSTA, OLHANDO FIRMEMENTE PARA O AUTOR E CONSUMADOR DA FÉ, JESUS, O QUAL, EM TROCA DA ALEGRIA QUE LHE ESTAVA PROPOSTA, SUPORTOU A CRUZ, NÃO FAZENDO CASO DA IGNOMINIA, E ESTÁ ASSENTADO À DESTRA DO TRONO DE DEUS." (Hebreus 12:1-2), pois "PORQUE PARA MIM TENHO POR CERTO QUE OS SOFRIMENTOS DO TEMPO PRESENTE NÃO PODEM SER COMPARADOS COM A GLORIA A SER REVELADA EM NÓS" (Romanos 8:18)
O verdadeiro crente não espera nada desse mundo, apenas espera a gloria do porvir, em ver a nosso Senhor, em estar ao seu lado, não se apega as coisas do mundo, por essas são passageiras.
Ademais, as provações são para moldar nosso caráter conforme Cristo, para que venhamos a andar como Ele andou, a agir como Ele agiu, não para obtermos coisas, para sermos livres de doenças, e da falta de dinheiro.
Vemos no livro de Jó que Deus o provou afim de ver aonde estava seu coração e vemos no capitulo 19:25 a mais linda declaração dele ao dizer: "PORQUE EU SEI QUE O MEU REDENTOR VIVE E POR FIM SE LEVANTARÁ SOBRE A TERRA"
Onde estava a esperança de Jó? Em suas aflições, provações? Não! Sua esperança está no Salvador, nosso Senhor Jesus Cristo.
Outro ponto merece destaque no artigo supra citado, o qual passo transcrevo abaixo o entendimento da autora:
? "Porque, se pela ofensa de um só, a morte reinou por esse, muito mais os que recebem a abundância da graça, e do dom da justiça, reinarão em vida por um só, Jesus Cristo. Romanos 5:17. Saia deste engano, que bloqueia o seu sucesso, de uma vez por todas. Muitos pensam: "então nós só vamos reinar só lá nos céus?" NÃO ! Deforma alguma, está errado esta afirmação. Deus afirma que nós começamos a reinar aqui na terra e em vida, em Cristo Jesus, hoje ! Não somente na eternidade. Muitos têm a compreensão enganada e errônea de que eles próprios, somente eles, têm de pagar os seus pecados, que nem mesmo os pais, os irmãos e os parentes poderiam fazer isto por eles. Por este motivo estão travados e rejeitam a Jesus Cristo como Salvador. Adão pecou e com sua atitude nos entregou ao diabo, ou seja, pelo erro de um homem, todos nós ficamos separados de Deus, mas todos nós, a humanidade inteira, fomos perdoados em Cristo, que é o caminho de volta para sermos o melhor de Deus e por este motivo nós já fomos salvos de todos os pecados. Recebemos a abundância da graça de Deus, Seu favor imerecido, e também o dom da justiça, em outras palavras em Cristo nós já fomos transportados para o Reino dos Céus e somos alcançados pelas bênçãos divinas, em todas as áreas do nosso viver. Certamente a maior bênção dentre todas las é a salvação! Reinamos aqui e vamos ter algo muito maior ainda lá nos céus! Em Nome de Jesus."
Em João 3:30, o autor declara: "Convém que ele cresça e que eu diminua", ou seja, João Batista nunca julgou ser Cristo, muito pelo contrário, reconheceu ser seu servo, pelo meio do qual pregou a Verdade.
Paulo em Gálatas 2:20 declara: "Porque eu, mediante a própria lei, morri para a lei, a fim de viver para Deus. Estou crucificado com Cristo; logo, já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim; e esse viver que, agora, tenho na carne, vivo pela fé no Filho de Deus, que me amou e a si mesmo se entregou por mim."
O principal do cristão é a mesma humildade que houve em Cristo, que não julgou ser igual a Deus, mas se esvaziou a si mesmo assumindo a forma de servo. (Filipenses 2:5-11)
Jesus foi obediente a Deus até a morte de cruz, quem somos nós para acharmos que devemos reinar aqui na terra?
Outro fator importante é que temos responsabilidades diante de Deus, responderemos pelos nossos pecados, podemos tomar como exemplo, o texto de João 19:11, onde há a soberana vontade de Deus e a responsabilidade de Judas em evidencia: "RESPONDEU JESUS: NENHUMA AUTORIDADE TERIAS SOBRE MIM, SE DE CIMA NÃO TE FOSSE DADA, POR ISSO, QUEM ME ENTREGOU A TI MAIOR PECADO TEM"
Portanto, ninguém poderá responder por nós, cada um é responsável por suas ações.
A Salvação é o essencial, o primordial na vida do cristão, pois "EU SOU O SENHOR, E FORA DE MIM NÃO HÁ SALVADOR" (Isaias 43:11); "E não há salvação em nenhum outro; porque abaixo do céu não existe nenhum outro nome, dado entre os homens, pelo qual importa que sejamos salvos." (Atos 4:12) e "Porquanto há um só Deus e um só mediador entre Deus e os homens, Cristo Jesus, homem." (I Timóteo 2:5)
Portanto, fora de Cristo não há SALVAÇÃO.
Outro ponto a ser destacado no artigo da autora é o seguinte:
? "E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo o réptil que se move sobre a terra." Gênesis 1:26. Deus fez a cada um de nós Sua imagem e semelhança, para que reinemos e também dominemos a terra. Por este motivo as pessoas ao nosso redor tem que nos olhar e ter certeza de que nós somos crente! Mesmo sem abrir a boca, sem dúvida alguma para eles, temos que nos mostrar servos e filhos de Deus!
Domine sobre tudo: peixe, gado, aves, animais, pois Deus já os colocou debaixo da nossa autoridade, de homens e mulheres de Deus. Pare e pense: é você que está dominando ou dominado ainda está? Então, a partir de hoje, profetize: "eu vou dominar em Cristo!" Pois, a Palavra diz que como você imagina, assim você é."
Dominar a terra???
Para sermos diferente conforme a autora descreve, devemos ser o sal da terra e a luz do mundo. (Mateus 5:13-16), ou seja, andarmos como Jesus andou.
"E disse-lhe: Ide por todo o mundo e pregai o evangelho a toda criatura." (Marcos 16:15)
Uma pergunta importante onde esta escrito que o que você imagina ser, você o é???
Concordo com o que John MacArthur diz: "Toda heresia vem montada no lombo da tolerância."
O homem ama ouvir essas coisas, pois faz bem para o ego: DETERMINE! NÃO ACEITE! VOCE É CABEÇA E NÃO CAUDA!
Graças a Deus que suas misericórdias são o motivo para não sermos consumidos todos os dias. (Lamentações 3:22)
Segunda a Palavra de Deus somos miseráveis pecadores: "Porque bem sabemos que a lei é espiritual; eu, todavia, sou carnal, vendido à escravidão do pecado. Porque nem mesmo compreendo o meu próprio modo de agir, pois não faço o que prefiro e sim o que detesto...Porque eu sei que em mim, Isto é, na minha carne, não habita bem nenhum, pois o querer o bem está em mim; não, porém, o efetuá-lo. Porque não faço o bem que prefiro, mas o mal que não quero, esse faço. Mas, se eu falo o que não quero, já não sou eu quem o faz, e sim o pecado que habita em mim. Então, ao querer fazer o bem, encontro a lei de que o mal reside em mim. Porque, no tocante ao homem interior, tenho prazer na lei de Deus;... Desventurado homem que sou! Quem me livrará do corpo desta morte? Graças a Deus por Jesus Cristo, nosso Senhor. De maneira que eu, de mim mesmo, com a mente, sou escravo da lei de Deus, mas, segundo a carne, da lei do pecado." (Romanos 7:14-15; 18-22; 24-25)
E por fim, a ultima parte do artigo citado, onde a autora diz:
? "Come mel, meu filho, porque é bom; o favo de mel é doce ao teu paladar. Assim será para a tua alma o conhecimento da sabedoria; se a achares, haverá galardão para ti e não será cortada a tua esperança." Provérbios 24:13-14. Seja sincero: como você se vê? Você é um vencedor? Ou Você é um derrotado? Você é alegre ou um reclamão daqueles?Os olhos da fé trazem progresso e milagres que humanamente seriam impossíveis!Então, o que você plantar no seu coração, certamente vai florescer, cuidado! Plante só coisas boas.Muitos cristãos acham que não podem ter um bom terreno, boa casa, bom apartamento, bons imóveis no litoral, vida harmoniosa em família... e ficam se conformando com qualquer coisa: morar de favor ou num barraco ou casebre... pois não tem confiança de que Deus já lhes concedeu o melhor e nem se lançam para ter coisas melhores em sua vida. Erro também! Deus é Deus de abundância e de prosperidade e Ele prospera os seus filhos! Como você pode ficar à margem das coisas boas que Deus já criou para que você delas desfrute?"Os céus são os céus do SENHOR; mas a terra a deu aos filhos dos homens." Salmo 115:16. DEUS NOS DEU ESTA TERRA. Busque a compaixão divina! Deus nos deu a terra para cuidarmos dela! Apresente as suas necessidades, Deus vai te dar as condições para construir e ampliar seu imóvel, vai te conceder saúde perfeita, vai te dar harmonia e paz onde está atrapalhado e conturbado hoje. Os céus são de Deus, mas a terra é nossa, Ele nos deu, para que dela cuidamos e desfrutemos em Cristo! Deus quer que eu e você, que nós cresçamos !"
Para autora desse texto, o cristão tem que ser vencedor, onde conclui-se, segundo seu entendimento, que o crente que passa por provações, sejam materiais ou espirituais, não passam de um "derrotado".
A alegria que a Paulo cita em Filipenses 4:4, não quer dizer que devemos andar sorrindo para tudo e para todos, a alegria de estar no Senhor, confiando o que diz Romanos 8:28, "que tudo coopera para o bem daqueles que amam a Deus", sabendo que Ele esta no controle de tudo, principalmente das provações, dificuldades. Paulo exorta-nos que não devemos andar ansiosos por nada, justamente porque devemos confiar no Senhor.
Caso fosse assim como diz a autora, então um crente não poderia JAMAIS chorar, e principalmente diante de Deus!!!
Temos que ter em mente que nada fica oculto ao nosso Deus; Ele conhece nossas duvidas, angustias, tristezas, doenças, dificuldades e é por isso que devemos fazer conhecidas diante de Deus nossas petições, através da oração e suplica, sempre agradecendo a Deus por tudo em nossa vida, quer seja sofrimento ou alegria, POIS NOSSA ESPERANÇA É CRISTO.
Não há na Palavra de Deus qualquer menção de que Deus iria nos dar grande casas, mansões, carros, dinheiro; ao contrario do que o descrito no texto acima.
Afinal, se crermos em um deus que é obrigado a nos dar tudo o quanto pedirmos, então Deus seria limitado e mutável, pois se diante das situações difíceis de que somos acometidos Deus resolvesse mudar seus planos, nos dando o que quisermos, então Deus deixa de ser o Deus soberano e sem poder, pois o poder passaria a ser do homem.
E finalmente, o crescimento informando pela autora do texto é que para o alcançar devemos saúde perfeita (sem doença), uma casa boa (não basta apenas um lar), ou seja, devemos dominar a terra.
O fato é que nós cristãos entendemos o verdadeiro crescimento espiritual quando somos acometidos de sofrimento, cujo o mesmo traz avivamento para nossa alma, assim descreve o Salmo 119:71-72: "Foi-me bom ter eu passado pela aflição, para que aprendesse os teus decretos. Para mim vale mais a lei que procede da tua boca do que milhares de ouro e prata."
O crescimento verdadeiro consisti em CONHECIMENTO DO SENHOR, DA SUA PALAVRA: "Toda Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça, a fim de que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente habilitado para toda boa obra" (II Timóteo 4:16-17); "Por esta razão, também nós, desde o dia em que o ouvimos, não cessamos de orar por vós e de pedir que transbordeis de pleno conhecimento da sua vontade, em toda a sabedoria e entendimento espiritual; a fim de viverdes de modo digno do Senhor, para o seu inteiro agrado, frutificando em toda boa obra e crescendo no pleno conhecimento de Deus." (Colossenses 1:9-10); "Feliz o homem que acha sabedoria, e o homem que adquire conhecimento" (Provérbios 3:13).

"MEU É O CONSELHO E A VERDADEIRA SABEDORIA, EU SOU O ENTENDIMENTO, MINHA É A FORTALEZA" (Provérbios 8:14)
"RIQUEZAS E HONRA ESTÃO COMIGO, BENS DURAVEIS E JUSTIÇA" (Provérbios 8:18)
O TEMOR DO SENHOR É O PRINCIPIO DA SABEDORIA E O CONHECIMENTO DO SANTO É PRUDENCIA" (Provérbios 9:10)


E é quando entramos mais e mais profundamente a experiência de ser humilhado e exaltado que o nosso conhecimento de Deus aumenta, e com ele a nossa paz, nossa força e nossa alegria. Que Deus nos ajude, então, para colocar nosso conhecimento de Deus para este uso, que possamos todos, na verdade, "conhecer o Senhor." (J. I. Packer)

Deus abençoe!
Olivia Eulalia Cenchi Cavalhieri







Autor: Olivia Cenchi Cavalhieri


Artigos Relacionados


Quatro Leis Espirituais

Resposta: "voce NÃo Precisa Mudar So Precisa Deixar Ele Te Mudar"

Tolerância Para Com Os Fracos Na Fé.

Deus Nos Concede Tudo De Bom.

Deus Concede Os Desejos Do Nosso Coração.

Jesus Te Ama!

A Verdade Nos Libertará