Administração como necessidade básica



Muitas pessoas pensam que administrar é função de um profissional formado e que é necessário cursar uma boa faculdade para aprender os conceitos básicos dessa arte, ou, que é preciso ter ou gerenciar um negócio.

Após cursar o segundo ano de Administração de Empresas vejo essa habilidade como uma arte básica que todos deveriam conhecer, independente de se ter um negócio ou não.

É incrível a quantidade de vezes que fechamos o mês no vermelho por não sabermos administrar nosso dinheiro, ou que brigamos com familiares e amigos por não sabermos administrar as diferenças, ou ainda a quantidade de oportunidade de negócios que perdemos por não sabermos nos relacionar com as pessoas.

Eu poderia cruzar uma série de situações do nosso cotidiano com a administração e mostrar a falta que essa habilidade faz em nossas vidas.

Administrar é uma arte básica que é necessária a todos nós, independentes de termos uma empresa ou não, independentes de gerenciarmos um negócio ou não. É preciso conhecer os seus fundamentos para melhorarmos, não só como profissionais, mas também, como pessoas.


Mas, o que é Administrar?

Administrar é estudar como a organização funciona e encontrar ferramentas que direcione a empresa a alcança suas metas e objetivos.

Todos os recursos que estão disponíveis aos administradores, como recursos de pessoal, recursos financeiros e recursos materiais, são limitados. O que quer dizer que não existem na quantidade que queremos. Daí a importância de se saber administrá-los com eficiência e eficácia.

Então, podemos dizer que:
Administrar é a arte de se otimizar recursos para alcançar os objetivos.

Quando uma empresa quebra ou fecha no vermelho é porque seus administradores não souberam administrar esses recursos ao máximo para alcançar os seus objetivos que é o lucro.

Veja que tanto no lado profissional como no pessoal nos deparamos com esses recursos e que, gerenciá-los com cautela pode ser a diferença entre sucesso e fracasso.

Nos próximos artigos abordaremos uma vertente da administração taxada, hoje, como o bem mais importante de qualquer organização bem sucedida: As pessoas.

Acesse o nosso Blog e confira os outros artigos!
www.sosempreendedor.com.br

Autor: Jonh Vieira


Artigos Relacionados


Administração Do Tempo - Eduardo Chaves

Administração Do Tempo - Eduardo Chaves

Administração Do Tempo - Eduardo Chaves

A ImportÂncia Do Administrador Profissional Das Empresas Maranhenses

Feitores E Administradores

Principais Causas Do Fracasso Do Empreendedor Brasileiro

Trabalho Em Equipe: Um Mal Necessário