Se você não mudar, a sociedade não mudará
As respostas se inserem dentro de toda uma complexidade. Retoma-se a questão inicial deste texto sobre a educação atual. Sabe-se que as escolas de ensino fundamental e médio, na sua maioria, não efetivam ações educativas que ensinem e possibilitem aos alunos se apropriarem das leis as quais eles estão submetidos. Encontra-se assim uma realidade com sujeitos que desconhecem seus direitos, as proteções legislativas que possuem e os deveres que devem cumprir por fazerem parte de uma população. Direitos referentes à mulher, ao homem, à família, à união, à segurança, à saúde, à educação, à cultura, ao território, ao estado, ao governo, ao meio ambiente, entre outros, integram esta constituição. Leis mais específicas a grupos como crianças, adolescentes, jovens, idosos, índios, questões de sexualidade, religião, política, filosofia, raça, cor e idade determinam regras de tratamento e possibilidades. Dentre os deveres, encontram-se assuntos referentes às eleições, ao serviço militar, à proibição da criminalidade, da agressão, da restrição de liberdade e exploração.
Para influenciarmos na ação destas leis precisamos nos tornar a mudança que queremos para nossa sociedade. A transformação só será possível com o apoio e ação de cada sujeito dentro de seu contexto, sua universidade, seu curso, sua casa e consigo mesmo. Precisamos refletir e olhar criticamente para nosso cotidiano: Quais situações nós negligenciamos? A quais desigualdades nos cegamos? O que discriminamos de forma preconceituosa? A quais situações nos omitimos? Ao que somos submissos? Que valores embasam nossas relações? Como a nossa forma de ser afeta a nós e aos demais?
Referências
SENADO FEDERAL. Constituição Atual da Republica Federativa do Brasil. 2010. Disponível em:
Acesso em: 06/05/2011.
Autor: Daniel Dall'Igna Ecker
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