Se você não mudar, a sociedade não mudará



Os currículos dos cursos de Psicologia têm apresentado algumas deficiências no que se refere ao ensinamento das leis federais e regionais que determinam os direitos e deveres dos brasileiros. Para abranger todos os assuntos contidos nos artigos da Constituição Federal precisaríamos de cadeiras específicas, com duração maior que um semestre. Na introdução da Constituição Atual da Republica Federativa do Brasil coloca-se que ele é um estado democrático, que assegura "o exercício dos direitos individuais e sociais, a liberdade, a segurança, o bem-estar, o desenvolvimento, a igualdade e a justiça como valores supremos de uma sociedade fraterna, pluralista e sem preconceitos, fundada na harmonia social" (SENADO FEDERAL, p. 4). Esta introdução no preâmbulo evidencia os principais valores que embasam a vida dos brasileiros neste país que é democrático: liberdade, igualdade e justiça. Sabendo destas afirmativas surgem perguntas: o que mantêm as pessoas submissas às desigualdades? O que faz um sujeito aceitar ser discriminado, excluído, agredido, violentado se a constituição se opõe a estas práticas? Que valores embasam as relações entre as pessoas? Como estes valores são ensinados nos espaços de aprendizagem?
As respostas se inserem dentro de toda uma complexidade. Retoma-se a questão inicial deste texto sobre a educação atual. Sabe-se que as escolas de ensino fundamental e médio, na sua maioria, não efetivam ações educativas que ensinem e possibilitem aos alunos se apropriarem das leis as quais eles estão submetidos. Encontra-se assim uma realidade com sujeitos que desconhecem seus direitos, as proteções legislativas que possuem e os deveres que devem cumprir por fazerem parte de uma população. Direitos referentes à mulher, ao homem, à família, à união, à segurança, à saúde, à educação, à cultura, ao território, ao estado, ao governo, ao meio ambiente, entre outros, integram esta constituição. Leis mais específicas a grupos como crianças, adolescentes, jovens, idosos, índios, questões de sexualidade, religião, política, filosofia, raça, cor e idade determinam regras de tratamento e possibilidades. Dentre os deveres, encontram-se assuntos referentes às eleições, ao serviço militar, à proibição da criminalidade, da agressão, da restrição de liberdade e exploração.
Para influenciarmos na ação destas leis precisamos nos tornar a mudança que queremos para nossa sociedade. A transformação só será possível com o apoio e ação de cada sujeito dentro de seu contexto, sua universidade, seu curso, sua casa e consigo mesmo. Precisamos refletir e olhar criticamente para nosso cotidiano: Quais situações nós negligenciamos? A quais desigualdades nos cegamos? O que discriminamos de forma preconceituosa? A quais situações nos omitimos? Ao que somos submissos? Que valores embasam nossas relações? Como a nossa forma de ser afeta a nós e aos demais?

Referências
SENADO FEDERAL. Constituição Atual da Republica Federativa do Brasil. 2010. Disponível em:
Acesso em: 06/05/2011.

Autor: Daniel Dall'Igna Ecker


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