CONTEXTUALIZANDO SOBRE AS POLÍTICAS PÚBLICAS E A EDUCAÇÃO



RESUMO: Este texto aborda reflexões construídas a partir de leituras realizadas durante minha trajetória docente, onde foi possível perceber que a educação vem sendo discutida atualmente por pesquisadores, professores, estudiosos, filósofos e cidadãos como um dos possíveis caminhos para a tão sonha paz entre os povos. Esta educação, a qual é designada o papel de pacificadora e "formadora de homens de bem" acabou sofrendo transformações ao longo do tempo, que fizeram com que novas atribuições lhe fossem designadas, fazendo desta, uma ferramenta do processo de reprodução do modo de produção capitalista (OLIVEIRA 2011).

Palavras chaves: educação, processo de ensino/aprendizagem, políticas publicas
CONTEXTUALIZANDO SOBRE AS POLÍTICAS PÚBLICAS E A EDUCAÇÃO
Silvana Santos Dias
A educação quando entendida como pratica social estabelece um conjunto de relações sociais que desenvolvem conhecimentos, valores que constituem o cidadão. Porém nos dias atuais a competição, o lucro e a produção acabam determinando novos objetivos ao processo de ensino fazendo com que a educação assuma também a responsabilidade de formar trabalhadores aptos para o mercado de trabalho.
Desta forma, a educação fica subordina ao mercado capitalista que faz desta uma adestradora, uma ferramenta lucrativa para o Estado, e não uma formadora de cidadãos críticos e atuantes na sociedade. Oliveira (2011, p2) afirma que:
Desse modo, do ponto de vista do papel do Estado, seriam limitadas as condições para o processo de libertação da opressão dos trabalhadores no processo de produção capitalista. Portanto, o Estado, como expressão do processo produtivo, tem como objetivo a integração dos trabalhadores no sistema de exploração capitalista.

Este processo produtivo do sistema capitalista que influencia as políticas públicas educacionais é norteado por organismo financeiro como Banco Mundial e do Fundo Monetário Internacional que impõem aos países a redução de gastos públicos com a educação, o que faz com que haja um aumento significativo do número de escolas e universidades privadas. Assim diminui os investimentos públicos para com os estabelecimentos escolares, desencadeando também um aumento do número de alunos por turma. Porém, a demanda de profissionais continua a mesma, bem como, a estrutura das instituições escolares que não são alteradas para receber tantos alunos ao mesmo tempo, além da desvalorização do profissional da educação que tem seu salário "congelado", sem haver reajustes regularmente, assim são muitos os prejuízos causados por esta falta de investimentos públicos.
Por tanto afirmo que estes organismos financeiros influenciam as políticas publicas educacionais, as quais geram conseqüências expressivas na educação brasileira que por sua vez causam prejuízos a mesma, como a falta de investimentos nos profissionais da educação que precisam estar em constante formação, precisam também estar motivados a exercerem seu trabalho de forma qualificada. Porém, este investimento não deve ser apenas para suprir as necessidades do mercado de trabalho, como muitas vezes nos deparamos em nossa realidade, onde professores buscam atrás deste tema chamar atenção em sala de aula, tanto dos alunos como dos governantes, que estarão percebendo os "resultados" dos então, investimentos realizados na educação.
Contudo não podemos esquecer que a educação de qualidade é aquela que consegue transformar, que contagia seu aluno, sua comunidade, seu contexto sócio, político e cultural, de forma que os valores como: cidadania, cooperação, de fazem presentes em cada ação promovida pela instituição.
Em nossos dias atuais percebemos e muitas vezes discutimos a importância da educação, do conhecimento, o qual representa para muitas pessoas a garantia de um futuro melhor, de um emprego bem remunerado, fazendo com que as pessoas se tornem a cada dia mais competitivas, e, buscam através da educação suprir este anseio, assim é possível afirmar que o mercado econômico influencia o contexto educacional.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Deste modo, entendo a relação entre Estado e as políticas educacionais que embasados em um processo que estimula à competitividade na educação e na redução dos gastos com o ensino público acaba refletindo em projetos que defini orçamentos, investimentos em infra-estrutura e formação dos educadores, que resultam em mudanças curriculares que na maioria das vezes não garante a qualidade do ensino, nem a aprendizagem e nem o exercício da cidadania, o qual é imprescindível para a construção de uma sociedade mais justa.

Referências Bibliográficas:

OLIVEIRA, Caroline Terra. Um debate sobre as relações de produção e a função social da educação: Estado, Sociedade e Escola. S/D. Disponível em http://www.uab.furg.br//mod/resource/view.php?id=12795 Acesso em 17 de março de 2011.



Autor: Silvana Santos Dias


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