DISCIPLINA E FAMÍLIA



A educação de uma criança ou adolescente era dada pelos pais, no lar, e a escola só a completava. Hoje está acontecendo o contrário, à família muitas vezes destrói tudo o que o filho aprende de bom nos bancos escolares. O mau exemplo dos pais é a causa disto, não adianta o filho estudar nos melhores colégios, ter os melhores professores, se na escola do lar ele não recebe o ensinamento do exemplo dos pais.
Houve no passado um limite castrador, filhos que receberam estes limites tornaram pais anti-repressivos com dificuldades para impor limites aos seus filhos, que não sabem como administrar a liberdade dos filhos. Eles têm medo de dizer não, de errar, de provocar traumas e nada disto existia no passado. Acredita-se que hoje também todos os pais desejam que seus filhos sejam confiantes e bem- sucedidos na escola, felizes em seus relacionamentos pessoais e que apesar do estresse excessivo que a vida nos impõe, a sociedade dá pouca importância às pressões que a criança ou o adolescente sofre em cada fase de seu crescimento. Desde os problemas diários na escola, até aspectos mais profundos, como divórcio e morte, crianças e adolescentes necessitam de diferentes habilidades emocionais para lidar com essas dificuldades.
Muitos cientistas sociais acreditam que os problemas das crianças de hoje podem ser remontados às complexas mudanças nos padrões sociais ocorridos nos últimos quarenta anos, entre as quais a elevação do número de divórcios, a influencia abrangente e negativa da TV e da mídia, a falta de respeito nas escolas como uma fonte de autoridade e a diminuição do tempo que os pais passam com seus filhos. Se aceitarmos que mudanças na sociedade são inevitáveis, a questão que surge é: o que podemos fazer para criar filhos felizes, saudáveis e produtivos?
Deixar o filho fazer tudo o que ele quer não é a melhor forma de fazê-lo feliz. Os pais precisam diferenciar ser autoritário de ter autoridade. Autoridade é necessária para a boa formação do filho, ele precisa de alguém que o oriente até a idade adulta. Com a insegurança dos pais em impor limites , os filhos vão crescendo, amadurecendo, cada vez mais resistentes em aceitar limites, autoridade e assumir responsabilidade.
A prática do dialogo ainda é o melhor recurso para estabelecer e cumprir limites, porque é neste diálogo que os pais vão expor algumas novas regras.
Para ter filhos livres e responsáveis deve-se ensiná-lo a ouvir não, dar educação espiritual, apontar os erros cometidos, dar amor, energia, carinho, bondade, compreensão, cultivar os hábitos de boas leituras, ter harmonia e união, não satisfazer todos os seus desejos, dar razão ao filho quando ele tiver razão.
É preciso reconstruir a práxis humanas, reinventar maneiras de ser no âmbito familiar e comunitário. Buscar, enfim, em conjunto, a forma de ser em grupo, buscar e criar novos paradigmas que ampliem ética, estética e politicamente o modo de ser das pessoas e das famílias.

Autor: Sandra Mara Oliveira Gonçalves


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