ICMS ontem, hoje e sempre.



Varejistas. Criado para ajudar os estados a se manterem operando, o ICMS é um tributo conhecido como: "Imposto sobre circulação de mercadorias e serviços".

Como existe uma distância admirável entre o significado de algumas palavras e a realidade de suas atribuições, hoje, esse sereno e pacato significado de ICMS definido pelos estados se transformou em um vilão mutável, taludo e faminto; um notável passivo que devora grande parte das margens de lucro das empresas.

Já é fato e possível recitar quer ICMS deveras ter ganhado outro significado: "Imposto cobrado mais do que era pra ser". Das guerras fiscais existentes, muitos são os agregados somados ao poder absoluto do ICMS. Ontem, hoje e sempre, perder não é o desejo dos estados.

Reforma tributária e o tão sonhado IVA! (IVA - Imposto sobre o valo agregado)

Que nada!

Para os estados, repudiar tal ato é mais vantajoso do que se privar do poder da inconstância fiscal existente no imposto ICMS.

Desvendar caminhos para reduzir encargos é um processo que as empresas necessitam melhor trabalhar.

Empresários e gestores; ficar aguardando melhores práticas fiscais vinda dos estados poderá fazer o tempo transformá-los em idosos.

Traçar um planejamento fiscal adentrável a realidade do seu negócio continua sendo a fórmula correta para manter sua empresa competitiva. Pensem nisso. (Junior Faj, Administrador, Escritor, Consultor e Palestrante, www.juniorfaj.com)
Autor: Junior Faj


Artigos Relacionados


Os Sete Pecados No Lucro Real?

Como Importar Dos Estados Unidos

InicidÊncia Do Imposto Sobre OperaÇÕes Relativas À CirculaÇÃo De Mercadorias...

Crédito De Icms Esquecido Pelas Empresas ? Ressarcimento Do Icms Substituição Tributária

Guerra Fiscal Icms: São Paulo Contesta Desoneração Do Imposto Concedida Por Outros Cinco Estados.

Como Consultar O Saldo Da Nota Fiscal Paulista

Da Cobrança De Icms No Transporte Aéreo