Auxilio ministerial para o desenvolvimento musical na igreja



Existe gosto variado de musica entre a população mas saibamos que são musicas populares feitas para os homens , não se pode compara a uma musica feita para Deus e sua santidade .
Quando alguém pega o ritmo do mundo e muda a letra para mensagem do evangelho de Jesus , deve separar os momentos se é para dançar se é para gritar ou mesmo ficar pensativo e quieto .
Pois no mundo cada musica e para um estado emocional que A PESSOA VIVE.
E NÃO É MESMA COISA PARA A Igreja, pois esta vive na presença de Deus e lhe deve em qualquer situação de nosso viver reverencia a Ele .
As musicas do mundo são feitas para levar a uma atitude de rebeldia ou provocação a o próximo desabafo ou critica e até mesmo sugestões de prostituições e crimes.
Quando alguém faz usos destas musicas mudando a letra para algo construtivo e de Deus ele deve ter também uma vida transformada cuidar e zelar pelo seu testemunho,pois ele passa a cantar o contrario que o mundo ensina embora o ritmo seja o mesmo.
É valido o apelo e a mensagem que a letra passa, mas deve se separar de culto de adoração e contrição ou oração, estas musicas deve ser de evangelismo ou festas com convidados incrédulos, ou até chamados festivais de musica gospel.
Devemos saber que Deus não precisa ouvir esta musicas cantadas por nos para sua exaltação e sim cânticos que lhe agradem com vidas consagradas cantando.
Musicas populares são feita para o gosto do mundo e não para Deus .
Elas exaltam o ego , abate o ego , fala de tristeza e tragédia ou de aventuras prostituições crimes violência e guerras .
Deus não quer ouvir isto para seu louvor , mas quer sim que o exaltemos com vida e cântico que lhe exalte e falem de sua grandeza .

Musicas do mundo com letras mudadas para apelo advertência ou mesmo Para falr de Jesus , e útil para apelara para a humanidade , mas não para o culto a Deus .

Saibamos separar as coisas, pois Deus è de ordem e decência e nos deu um novo cântico e não cânticos de velhice do mundo e suas obras de pecado.

Se cantarmos os seus ritmos vamos colocar letras que proteste sobre o viver contra Deus e o próximo, vamos convida ?los a conhecer A Jesus .

Mas devemos saber isto não é louvor são apelos e tentativa de atrair alguém para conhecer a verdadeira adoração e realmente exaltar a Deus.

Não inclua estas musicas nos momento de adoração e contrição e solenidade do culto ao Senhor , separe diga isto fale, faça momentos diferenciados nas reuniões para que não levemos mais confusões para as mente das pessoas .
.
A igreja deve ter sua base musical dentro do padrão estabelecido pela Bblia e sua doutrina conforme lideres que Jesus estabeleceu.


Sendo que o apostolo Paulo diz aos efésios desta forma, Falando entre vós em salmos, e hinos, e cânticos espirituais; cantando e salmodiando ao Senhor no vosso coração; Efésios 5:19. Quando falamos em salmos lembramos os levitas e o compositor e profeta Davi, pois salmos são musicas inspiradas por Deus são suplicas e louvores a Deus dentro da cultura israelense obedecendo ao padrão dado por Deus aos levitas. Hoje porem a igreja é constituída de pessoas de todas as nações ,


porem devem mesmo fazer sempre o uso dos Escritos Bíblicos para a musica , modelo salmo ou cânticos espirituais .Somos ensinados nela a cantar e salmodiar o Senhor lhe rendendo louvores, somos ensinados a cantar também o que Ele faz por nós em suas promessas maravilhosas que vão se cumprindo no decorrer do tempo .


O cântico espiritual deve sempre lembrar a vida espiritual, ou seja, a nova vida como Jesus expressou, ( Jesus respondeu: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer da água e do Espírito, não pode entrar no reino de Deus. João 3:5, (a vida espiritual é uma nova vida e não deve trazer coisas do molde humano e do mundo mas de Deus que inspira para nós cânticos que lhe louve e de a Ele gratidão. Hoje nos deparamos com vasto mercado de musica gospel que trás ritmos variados e a maioria trazem lembranças em suas melodias de musicas românticas feitas para um relacionamento (eros) ou seja entre um homem e uma mulher , ou musica de sentimentos da alegria de um momento de felicidade pessoal , ou até mesmo de festas folclóricas indo até ritmos de dança de rua ou rock, estes ritmos são audíveis alguns são bem agradável ao prazer de dançar e até mesmo para ir de encontro a um sentimento puramente humano, mas fica mesmo nesta área e não atinge o gosto espiritual , mas


o segmento chamado gospel tem mudado a letras conservado o ritmo para atrair o publico que estão relacionados ao ritmo de sucesso no mundo.Já no tempo de Moises as nações tinham suas festas suas musicas suas danças, mas era vedado o habito de buscar destas nações seus costumes, no novo testamento há uma exortação a rejeitar as coisas que são feitas nas trevas ou seja tudo que provem dela pois foram criadas com um sentido de atingir aos que estão na escuridão em sua forma de vida .(Nas trevas andam às apalpadelas, sem terem luz, e os faz desatinar como ébrios. Jó 12:25 ( Efésios 5:10-13 Aprovando o que é agradável ao Senhor. E não comuniqueis com as obras infrutuosas das trevas, mas antes condenai-as.Porque o que eles fazem em oculto até dizê-lo é torpe.Mas todas estas coisas se manifestam, sendo condenadas pela luz, porque a luz tudo manifesta


.Hoje não será mais possível Atingir uma apelação para as denominações evangélicas quanto a musica e seu estilo, visto que há um mercado grande e de sucesso estabelecido para quem quiser tentar o sucesso gospel na mídia. Muitos não ouvirão o apelo para voltar para os cânticos espirituais, mas os que são regidos pelo Espírito de Deus vão sempre atender a voz do Espírito, e se os cristãos começarem a reivindicar estes cânticos em suas reuniões solenes e voltarem para o habito de musicas que não são do sucesso comercial de negócios deste mundo, formando os coros com hinos e melodias musicais diferente dos ritmos mundanos os quais devem ser cantados nos cultos dos lares e nos cultos onde o dirigente e o pastor ou lider preserve estes hábitos de cânticos espirituais, digo com esta inspiração, pois um cântico que foi gerado no mundo ainda que troque à letra, a mente e a sede das emoções vão viajar no ambiente mundano dividindo o sentimento espiritual em paralelo com o carnal, afinal a Fé vem pelo ouvir e ouvir a palavra de Deus Romanos 10:17, pois toda palavra de Deus é pura e um escudo para nossas almas ,



Toda a Palavra de Deus é pura; escudo é para os que confiam nele. Provérbios 30:5, (água limpa sem sujeiras). EVANGELISMO SE FAZ COM O EVANGELHO DE CRISTO E COM SUAS PALAVRAS E NÃO COM CHAMARIS DO MUNDO. Apontar culpados por coisas que o mundo introduziu na igreja é desnecessário, pois todos os lideres e crentes em geral têm sua parcela de responsabilidade, quando se deixaram pela impaciência e pela concorrência denominacional entrar na corrida por almas esquecendo que as virtudes cristãs são o chamariz para que o Espírito Santo acrescente almas na igreja. Louvando a Deus, e caindo na graça de todo o povo. E todos os dias acrescentavam o Senhor à igreja aqueles que se haviam de salvar. Atos 2:47 Portanto o viver dos cristãos e seu relacionamento uns com os outros e que vai atrair as pessoas para ouvir o evangelho isto seria pela igreja local, que se ofuscou pelos números de denominações em uma região e espalhada em- vários locais da Nação, cada uma com regras e formas de cultuar diferenciada, onde alguns denominam como multiforme, ou seja, varias formas de louvar isto tem complicado a maneira de apresentar o cântico espiritual, mas é possível voltá-lo se houver por parte de lideres e crentes compromissados com a Palavra de Deus este desejo .


Conclusão: é nosso dever como crentes prezar pelo culto em comunhão e também os cânticos que devemos preservar como sadios, os cânticos espirituais não envelhecem por que a Palavra de Deus não envelhece sendo assim vamos examinar quais ritmos não dão margem para que o mundo entre com suas musicas na igreja, ou seja, na reunião ou assembléia dos santos. Pense nisto.( até aqui breve continuaremos.

Autor: Aparecido Rocha


Artigos Relacionados


Correta E Verdadeira Adoração

Quem Criou A Música?

Ministrando A Deus Ou Aos Homens ? - Por Ramon Tessmann

Adorar A Deus Mesmo Nas Tribulações

Deus Te Deu Uma Música ? - Por Ramon Tessmann

Corinhos: Uma Questão Teológica

Site Nt Gospel Entrevista Ramon Tessmann Lider Do Ministerio Adorazione