Momentos



Temos a tendência, falo de mim em particular, de querer eternizá-los quando são bons e torcer para que realmente sejam momentos quando não agradam, não são felizes.
O ruim é que nem sempre temos em mente que a vida é como uma colcha de retalhos que aparentemente não combinam entre si e ficamos tentando montar uma única figura para poder olhar e dizer: - Ah! Agora sim está pronta e pode ser usada- Esquecemos que a graça está justamente no descompasso e na falta do encaixe dos retalhos. É isso que dá a harmonia, dá o ar de mistério e cada um olha e vê a figura que quiser ou que puder ver. Os momentos podem ser eternizados sim, na mente e no coração, é só sentir e escolher os que realmente valem a pena. Mas para isso têm que ser vividos e não pulados ou deixados de lado como um mero retalho de vida sem serventia.
Não existe uma entidade chamada felicidade, que chegará em uma bela carruagem puxada por elegantes cavalos brancos, que irá bater em nossa porta em uma manhã de sol com um mensageiro portador do segredo do viver bem. A felicidade é feita de momentos felizes que passam rápido e não deixam recado e nem avisam quando e se vão voltar. Saber apreciar esses momentos é que fazem a vida valer a pena de ser vivida.
Tudo passa muito e dolorosamente rápido demais, não adianta querer segurar. Eu tive um professor que dizia uma frase que eu nunca mais esqueci que era mais ou menos assim ? "A verdadeira festa é esperar pela festa, porque a mesma passava tão rápido que não dá nem para sentir". Acho que ele estava totalmente certo. Os momentos que antecedem a festa podem ser mais valiosos que a própria em si e por muitas vezes não damos valor. Ficamos tão estressados com os preparativos no lugar de vivenciarmos cada segundo dessa maratona. Esquecemos de valorizar a energia que corre no sangue pelo suar frio de pensar em que roupa usar na ocasião, que música escolher, que petisco servir, quem convidar... Enfim cada decisão é um momento que traz em si uma emoção que nunca mais voltará, pois cada festa é única.
O filme, ao qual me referi no início do texto, me fez pensar que por muitas ocasiões nos prendemos no todo e esquecemos os detalhes. Os momentos são os detalhes que fazem o todo. Os momentos são como o recheio do bolo, dá o gosto e, no entanto não aparecem, mas não são esquecidos, sem ele não há sabor.
"Detalhes tão pequenos de nós dois, são coisas muito grandes para esquecer..." Grande Roberto Carlos- lembra da música? É isso, os momentos são os detalhes da vida que formam a magia do bem viver, basta saber como emendar essa grande e valorosa colcha de retalhos. Os retalhos não têm que se encaixar e formar uma figura uniforme, eles são desordenados mesmo, não possuem regras nem forma, cada um prega o seu da maneira que sente e que vê e assim a vida vai passando e sendo vivida.
Momentos nada mais que momentos... Viva os seus e sinta a plenitude do todo sem esquecer-se de referenciar a presteza do requinte dos detalhes.
Bia Tannuri
http://biatannuri.blogspot.com/
[email protected]


Autor: Bia Tannuri


Artigos Relacionados


Momentos Da Vida

Momentos

Tem Momentos

Bons Momentos

Recordações

Vivendo, Cantando E Amando

Saudade