ANÁLISE DO CORREDOR DE TRÁFEGO DA AV. JERÔNIMO DE ALBUQUERQUE ? SÃO LUÍS/MA



UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ
Programa de Mestrado em Engenharia de Transportes

ANTEPROJETO DE PESQUISA DE MESTRADO
ANÁLISE DO CORREDOR DE TRÁFEGO DA AV. JERÔNIMO DE ALBUQUERQUE ? SÃO LUÍS/MA

LUCAS NASCIMENTO AZEVEDO

Área de Concentração: Planejamento e Operação de Sistemas de Transportes.
Linha de Pesquisa: Gerência e Controle do Tráfego Urbano.
1 INTRODUÇÃO
O congestionamento viário é um fenômeno que assola grandes áreas urbanas em países desenvolvidos e subdesenvolvidos. Em face da dimensão atual do problema, o congestionamento, antes encarado como um aborrecimento, é agora tido como uma ameaça à viabilidade econômica dos centros urbanos (Quinn, 1992). No caso brasileiro, o congestionamento resulta da combinação do crescimento populacional, do aumento de renda, da motorização ? transporte público - deficiente e da absoluta impossibilidade de aumentar a provisão de oferta viária em proporção equivalente ao crescimento e uso da frota de automóveis.
O planejamento do transporte deve ser feito integrado ao plano diretor da cidade. Segundo Taniguchi (2007), o crescimento das cidades precisa ser orientado. É preciso implementar o novo conceito de cidades compactas, diminuindo assim o deslocamento para os centros, local onde costumam concentrar os empregos. A idéia é criar cidades auto-desenvolvidas, com emprego, escola, comércio, lazer e outras necessidades sociais. O autor acrescenta ainda que o estudo deve considerar o desenvolvimento econômico, social e ambiental da região.
As cidades brasileiras, sobretudo as grandes, ocupam, de modo geral, vastas superfícies entremeadas de vazios. Ainda para Taniguchi (2007), nessas cidades espraiadas, há interdependência das seguintes categorias espaciais: tamanho urbano, modelo rodoviário, carência de infra-estruturas, especulação fundiária e imobiliária, problemas de transporte e periferização da população. Cada uma dessas realidades sustenta e alimenta as demais, e o crescimento urbano é, também, crescimento sistêmico dessas características. Nesse contexto, como ensinou Milton Santos:
As cidades são grandes porque há especulação e vice-versa; há especulação porque há vazios e vice-versa; porque há vazios, as cidades são grandes. O modelo rodoviário urbano é fator de crescimento disperso e do espraiamento das cidades. Havendo especulação, há criação mercantil da escassez e o problema do acesso à terra e à habitação se acentua. Mas o déficit de residências também leva à especulação e os dois juntos conduzem à periferização da população mais pobre e, de novo, ao aumento do tamanho urbano. As carências em serviços alimentam a especulação, pela valorização diferencial das diversas frações do território urbano. (Santos,1994, p.96).
2 PROBLEMA DA PESQUISA
O sistema viário urbano da capital maranhense é um dos poucos que ainda não despertou para as conseqüências do atual crescimento da frota de veículos. De acordo com o Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão (DETRAN-MA) são 218.386 veículos registrados até agosto de 2008, só em São Luis, número consideravelmente grande para a realidade das vias que ligam seus bairros.
A Avenida Jerônimo de Albuquerque, que liga a região leste de São Luís ao centro da cidade, possui aproximadamente dez quilômetros e meio, abrangendo oito bairros da cidade: Forquilha, Cohab, Angelim, Bequimão, Cohama, Vinhais, Cohafuma e Calhau. O estrangulamento de seu fluxo se dá desde o inicio do viaduto da Cohab até ao viaduto da Cohama, onde o tráfego é constantemente lento.
2.1 Problemática organizacional / social
Os principais problemas observados são: insatisfação dos usuários da via com o extenso engarrafamento; com poluição química e sonora; com os atrasos que acarretam perdas de oportunidades e; finalmente, com o não atendimento das inúmeras reclamações feitas às autoridades de trânsito com circunscrição sobre a via, que nada fazem para contornar a situação.
2.2 Causa da problemática
Aumento do fluxo de veículos que ali trafegam, dimensionamento da via que atualmente possui apenas duas faixas no mesmo sentido, veículos de carga estacionados no leito da faixa da direita e, único acesso a principais pontos da cidade, sem opção ao condutor de vias alternativas.
3 JUSTIFICATIVA
A realidade na qual se vive possibilita a aquisição, tanto de conhecimentos empíricos, quanto de acadêmicos relativos ao sistema organizacional do trânsito urbano. Tais informações foram adquiridas durante toda a nossa atuação profissional em matéria de trânsito, bem como, são resultantes de um trabalho de coleta de dados feitos informal e despretensiosamente. Nessa etapa especulativa vislumbrou-se a possibilidade do desenvolvimento de uma dissertação de mestrado relacionada ao tema. Uma oportunidade ímpar de contribuir para o desenvolvimento e fortalecimento do setor de tráfego urbano no município de São Luis/Ma.
O atual sistema viário da cidade requer estudos que apresentam propostas de mitigação do problema de forma coordenada e rápida, para que futuramente não haja maiores problemas que cheguem afetar o desenvolvimento econômico-social da capital. Assim, a aplicação de ferramentas qualitativas, aliada a instrumentos gerenciais que possibilitem a melhoria do desempenho da via Jerônimo de Albuquerque deverá está atrelada aos anseios do crescimento econômico-social da cidade. Existindo de fato real possibilidade de descongestionamento da referida via urbana.
4. OBJETIVOS
4.1) Geral
Desenvolver um modelo de via urbana que possibilite maior fluidez e segurança, e propor melhorias em todo seu trajeto, objetivando o incremento do atual fluxo, de modo a auxiliar junto a SMTT o processo de mudança organizacional deste setor que hoje opera de forma ineficiente.
4.2 Específicos
? Montar um painel dos problemas fluidez existente na área em estudo;
? Propor estratégias capazes de mitigar os problemas relacionados ao trânsito da via-objeto de estudo;
? Sugerir as seguintes ações: desapropriar imóveis e ou, obstáculos que impedem o enlarguecimento no leito da via; implantar nas faixas da direita sinalização de regulamentação para veículos lentos de maior porte; construir passarelas em pontos estratégicos na via, eliminando assim, semáforos indesejáveis; colocar agente de trânsito conduzindo motocicletas em torno da via com função de desobstruir o trânsito com rapidez e segurança; ampliar a via com no mínimo quatro faixas de mesmo sentido, garantindo um maior fluxo de veículo.

5 METODOLOGIA
A metodologia de pesquisa proposta envolverá as atividades discriminadas abaixo.
5.1 Revisão bibliográfica
Aprofundamento dos conhecimentos sobre o que há de mais benéfico e moderno no que tange o crescimento urbano, que garanta a eficiência do sistema de transporte e trânsito, sua estrutura e seus recursos, mais particularmente, no setor de transporte.
5.2 Levantamento e coleta de dados
Utilização de dados dos principais entes responsáveis pelo trânsito na cidade, como: o DETRAN, SMTT e a Polícia Militar do Maranhão, além de gestores e planejadores urbanos, para o levantamento do universo da pesquisa. Baseado na escolha do problema, coletar dados referentes a cada ente individualmente, de forma a dar consistência aos resultados encontrados. Como complementação aos dados coletado nos principais órgãos citados, aplicação de questionários e entrevistas aos condutores, transeuntes e profissionais da área de trânsito que atuam na área em estudo.

5.3 Mapeamento da área-objeto do estudo
Com base em levantamentos preliminares, o objeto da pesquisa foi avaliado e mapeado em cada quilometro de sua extensão. Nessa etapa foram observados eventuais problemas de tráfego bem como horários e dias de maior ocorrência dos eventos que os acarreta. Na fase de mapeamento foram usadas ferramentas como: GPS, mapas cartográficos e plano diretor da cidade de São Luis.

5.4 Análise e interpretação de dados obtidos
Análise comparativa de dados e indicadores estatísticos coletados antes e depois das intervenções feitas pelos órgãos públicos, com a finalidade de melhorar o sistema viário urbano.


5.5 Elaboração e defesa da dissertação
Apresentação dos resultados com sua justificativa de confiabilidade, do ponto de vista estatístico e da realidade atual, consubstanciando conclusões sobre a expansão necessária à otimização da malha viária problemática.
A elaboração da dissertação e sua defesa se darão quando essa pesquisa atingir níveis satisfatórios e confiáveis, e seguirão o cronograma abaixo.
ATIVIDADES PERÍODO
2007. 1 2007. 2 2008. 1 2008. 2
Revisão bibliográfica X X X X
Levantamento e coleta de dados X X
Mapeamento da área-objeto do estudo X X
Elaboração de questionários X X
Entrevista e interpretação de questionários X
Representação de dados obtidos X
Análise e interpretação dos dados obtidos X X
Elaboração e defesa da dissertação X X

6 RESULTADOS ESPERADOS
Ter um projeto consistente com diagnóstico preciso dos problemas da Av. Jerônimo de Albuquerque que ofereça propostas de ações junto às autoridades responsáveis pela circunscrição da via tais como: melhorias no trânsito da Av. Jerônimo de Albuquerque; disponibilização de vias alternativas; extinção do congestionamento freqüêncial na via; satisfação dos usuários que trafegam na via urbana; diminuição de tempo gasto para percorrer determinados bairros; controle e monitoramento de tráfego automatizado em toda via, oferecendo fluidez e segurança.

BIBLIOGRAFIA
1. QUINN, D.J. (1992). A review of queue management strategies. Traffic Engineering and Control 33 (11).

2. QUINN, D.J. (1998). The Leeds guided busway: a low cost solution for developing countries ? In: Freeman, P. e C.Janet: Urban Transport Policy. Balkema, Rotterdam.
3.LEI Nº 4.669 de 11 de outubro de 2006, O Plano Diretor do Município de São Luís.
4.MOGRIDGE, M. (1990). Travel in Towns: jam yesterday, jam today and jam tomorrow ? The Macmillan Press Ltd. London.

5. MORAES, Antonio Carlos Robert. (1999). Geografia Crítica, A Valorização do Espaço, Hucitec, São Paulo.
6. SANTOS, Milton (1994), Técnica espaço tempo, Hucitec, São Paulo.
7. SOBRINHO, José Almeida. (2006). Código de Trânsito Brasileiro Anotado, 9º edição.
8. TANIGUCHI, Cássio. (2008). Desenvolvimento urbano e transporte para uma cidade com qualidade de vida" Porto Alegre, Rio Grande do Sul
9. www.detran.ma.gov.br/estatisticas
10. www.denatran.gov.br




Autor: Lucas Nascimento Azevedo


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