Leitura E Produção Do Texto De Definição Em Língua Inglesa A Partir Da Oração Adjetiva



Leitura e produção do texto de definição em Língua Inglesa a partir da oração adjetiva

Jorge de Abreu[1]

RESUMO: O objetivo deste artigo é mostrar a relevância do uso da oração adjetiva na produção do texto expositivo de definição em Língua Inglesa. Também tem como objetivo facilitar o entendimento da definição ou explicação de termos do dicionário.

ABSTRACT: The aim of this article is to show the relevance of the use of the adjective clause in the production of the expository text by definition in the English Language. It also aims at facilitating the understanding of the definition or explanation of terms in the dictionary.

Palavras-chave: oração adjetiva – parágrafo expositivo – definição – explicação

Key words: adjective clauses – expository paragraph – definition - explanation

Ao ingressar no curso superior, a maioria dos alunos apresenta dificuldades de comunicação na Língua Inglesa demonstrando, também, pouco conhecimento de vocabulário e de estrutura sintática.

A inabilidade de se comunicar em Inglês nas formas oral e escrita leva à frustração.

Uma maneira de melhorar esse quadro é oferecer a estes alunos aulas de Leitura Produção de Textos a partir de orações adjetivas.

Nessa parte do programa, os alunos irão se familiarizar com a gramática básica exigida para a construção de orações adjetivas como pronomes, artigos, tempos verbais e verbos modais.

Por que oração adjetiva?

A oração adjetiva é uma estrutura indispensável para a definição e explicação. É utilizada basicamente para:

(a) descrever pessoas e objetos

The woman who lives next door is a doctor.

I like the dress which Ann in wearing.

(b) para definir termos

A modem is a device which serves a dual purpose because it acts as a MOdulador and as a DEModulador.

(c) para explicar uma relação espacial

The building for sale was the house which had a slate roof and was by the stream.

(d) para definir termos abstratos

Love is a strong feeling that one person has for another.

O estudo das orações adjetivas é também uma ferramenta útil para a revisão dos tempos verbais do presente e do passado, para ampliar o vocabulário do aluno bem como para introduzir novas estruturas sintáticas:

(a) orações adjetivas reduzidas de infinitivo

This is a point which we should bear in mind.

This is a point to bear in mind.

(b) orações adjetivas reduzidas de gerúndio

Would anyone who wishes to attend the meeting notify the Secretary?

Would anyone wishing to attend the meeting notify the Secretary?

(c) orações adjetivas reduzidas de particípio

The public official who had been involved in the scandal agreed that he should offer his resignation.

The public official involved in the scandal agreed that he should offer his resignation.

O parágrafo expositivo por definição

Este tipo de parágrafo descreve, explica ou define um termo desconhecido relacionando o que é desconhecido com o que já é conhecido.

Segundo Boeckner e Brown (1998:121) , uma definição ou uma explicação geralmente inclui três partes: o termo a ser definido, o grupo a que pertence e as características que o distinguem de outros membros do grupo, representadas pela oração adjetiva.

TERMO

GRUPO

CARACTERÍTICAS

A doctor

is a person

who has been trained in medical science

A laptop

is a portable computer

that enables the user to perform full information processing functions from any location.

Fascism

is a totalitarian form of government

that is ultraconservative and limits individual rights.

Esta seqüência pode ser invertida:

TERMO

CARACTERÍTICAS

GRUPO

The part of the processor

which controls data transfers between the various input and output devices.

is called the control unit.

Os textos que possuem terminologia técnica freqüentemente apresentam definições e explicações.

Esse é o caso dos textos escritos para não especialistas e estudantes de assuntos técnicos e também para informar aos especialistas sobre novas descobertas.

O parágrafo de definição é de grande importância quando usado, principalmente, no início de um livro para definir ou explicar um assunto novo. Podemos citar, como exemplo, um livro que comece com um parágrafo introdutório para explicar o termo.

Esse tipo de parágrafo é também utilizado como capítulo de textos técnicos. Se o propósito de um capítulo de um texto de Informática, por exemplo, for explicar ou descrever o conceito de “clock”, o parágrafo inicial poderá ser um resumo das caraterísticas principais de “clock”.

The clock

The clock is an electronic circuit, usually a quartz crystal, that generates electronic pulses at fixed time intervals to control the timing of all operations in the processor.

Tipos de oração adjetivas

Os dois tipos de oração adjetivas são usados nestes parágrafos

1) Defining (restrictive) (informação essencial) → restritiva

A dictionary is a book that gives you the meaning of words.

2) Non – defining (non-restrictive ) (informação adicional) → explicativa

The new stadium, which can hold 90,000 people, will be opened next year.

Esquematização do parágrafo expositivo por definição

Este tipo de parágrafo segue, basicamente, a estrutura comum de todo parágrafo expositivo. (Donald et alii)

Topic sentence

Development

Conclusion

Na introdução, a idéia geral é o termo a ser definido (topic sentence). As partes específicas são a classe (o grupo) e as características distintas do termo definido.

O desenvolvimento descreve o que o termo inclui e como ele pode diferenciar de outros semelhantes ou relacionados (development).

Já na conclusão, o autor deve se referir à definição inicial à luz do que foi dito no desenvolvimento (conclusion).

COMPUTER. An electronic device which can accept data, apply a series of logical processes to it, and supply the results of these processes as information. Computers are used to perform complex series of mathematica1 calculations at very great speed; this makes them of great use for a variety of purposes, such as routine office calculations, cóntrol of industrial processes, and the control of spacecraft flight paths. Their ability to perform these operations depends not only on their mathematical capabilities, but also on their ability to store infor­mation and retrieve specified bits of information in the appropriate circumstances

Proposta de atividade de escritura do parágrafo de definição

Se o objetivo for ajudar os alunos a entender livros textos e produzir parágrafos em Inglês, uma das sugestões é mostrar a estrutura dos períodos para que eles reconheçam, entendam e escrevam definições.

Ex:

1) A/AN... is a/an (instrument, thing, machine) which is used for ...

The data bus is a group of signal lines which are used to transmit data in parallel from one element of a computer to another.

2) The (instrument, thing, machine) which is used for ... is called a/an ...

The group of signal lines which are used to transmit data in parallel from one element of a computer to another is called data bus.

É importante ressaltar a necessidade de realizar exercícios sobre artigos, preposições, tempos verbais e orações relativas.

Em relação aos pronomes relativos that, who, whom, which, whose e where é essencial que os alunos passem a usá-los em frases para melhorar a competência da escrita.

Deve-se, ainda, encorajá-los a redigir parágrafos curtos usando orações adjetivas para definir e/ou explicar.

Conclusões

No final desse estudo, os alunos poderão alcançar as seguintes competências:

1) Escrever orações adjetivas com segurança;

2) Entender e utilizar com freqüência as adjetivas em suas redações;

3) Entender mecanismos gramaticais relacionados com a oração adjetiva, como: artigos, tempos verbais e outras estruturas sintáticas;

4) Compreender melhor as definições e explicações de termos em dicionários monolíngües (Inglês/Inglês)

5) Compreender textos e redigir parágrafos com técnica e objetivos bem definidos.

Referências

BOECKNERD & BROWN. English for Computing. Oxford. Oxford University Press, 1998.

DONAL et alii. Writing Clear Paragraph. USA. Prentice Hall, 1999.

LEECH. A . Communicative Grammar of English. Great Britain, Longman, 1999.

MILLER & COHEN. Reason to Write. Oxford. Oxford University Press, 2001.

ROOKS, M. George. Paragraph Power. USA. Prentice Hall Regents, 1999.

UVAROV E. B & CHAPMAN D. R. A dictionary of Science. Middlesex. Penguin Books. 1976.


Autor: Jorge de Abreu


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