MANTENHA SEMPRE O FOCO E CAIA NO PRECIPICIO



Mestre Chen estava me auxiliando na "interpretação" do livro, e quando cheguei neste capítulo sobre foco, eu fui agraciado com uma bela lição.
Ao abrir o livro, uma estória me chamou atenção, a ponto de que eu não entendi nada.

"Todos estavam descontraídos, hipnotizados pela linda paisagem do Grand Canyon que reluzia lá na frente, no horizonte, já perfaziam 10 horas de viagem, tinha valido a pena cruzar o estado
inteiro em busca daquele majestoso momento, de repente o carro despencou num precipício."

Como uma história pode terminar assim?
Venha comigo eu vou te dizer por que as estórias de foco terminam assim.
É maravilhoso ver a quantidade de ferramentas que existem a nossa disposição em relação ao crescimento pessoal, títulos como mantenha o foco, foque no sucesso, o foco é a solução e um monte de blá blá blá ocidental.
Isso não serve para nada.
Não somos ciclopes, vou explicar por que.
A família que foi visitar o Grand Canyon estava focada no horizonte, na imagem maravilhosa de seu objetivo, 10 horas de carro sem parar, foco, foco, foco, e se esqueceram de olhar para a estrada, a frente estava o precipício.
Assim é nossa realidade, eu digo realidade, pois parece que os motivadores estão dando lições para as pessoas num mundo paralelo.
O foco é necessário, mas temos dois olhos.

Aprendi isso hoje, com um ensinamento especial durante uma tarde meditativa.

O mestre propôs uma meditação diferente, o foco era uma vela na área central a sala, todos devidamente focados, concentrados, respirando profundamente, de repente ...blatz!
Senti uma pancada no meu ombro, olhei ao lado e o mestre acabará de me dar um forte golpe com um pedaço de galho, todos olharam prontamente, eu estava assustado, afinal estava fortemente concentrado na chama da vela e veio o inesperado.
O mestre então nos deu a lição:
Quando se mantém um olho tão firmemente fixado no objetivo final, sobra apenas um olho para encontrar o caminho.
Daquele dia em diante, percebi que você pode se focar no objetivo, mas mantenha o outro atento no caminho que você irá tomar.
Mas por que ninguém explica isso?
Pois o mundo ocidental é muito diferente em suas concepções em relação ao oriente.
Aqui é tudo foco, conquista, dinheiro, renda, sucesso, e todas as ferramentas que funcionam devem ser de curto prazo, senão seus "discípulos" acabam por desistir da experiência.
Diante de tudo isso, apenas use aquela formula especial:
Um dia de cada vez, mantenha a cabeça levantada, olhe para o horizonte, mas não se detenha nele, o futuro, o objetivo esta logo ali, confie, olhe no retrovisor e veja as coisas que você deixou para trás, são como lições, mas também não se detenha nelas, afinal já passou, isso apenas vai lhe fazer dirigir melhor, olhe para frente, nos buracos que a estrada possui, você tem a habilidade de contornar cada um, criando uma técnica pessoal de como evitá-los, isso é aprender com os próprios erros, Deus nos deu esses três períodos, passado, presente e futuro, cada um como uma finalidade, de uma forma integral existe uma necessidade de aceitar todos, e usa-los de maneira ponderada, aprendendo com o que passou, fazendo melhores escolhas no agora, e visualizando um futuro melhor.

Mestre Chen disse que o grande segredo é o equilíbrio e me recitou um poema zen, chamado Haikai, ele disse que isso iria me auxiliar no entendimento de muita coisa e que eu meditasse nisso:

O foco simplesmente foca
A vida é um horizonte
A percepção é o foco do horizonte

Autor: Paulo Valzacchi


Artigos Relacionados


Sonho E Realidade

Cuidado! Olha O Foco

MotivaÇÃo O Verdaeiro Segredo Da Vitoria

Tire O Lixo Da Sua Mente

Tire O Lixo Da Sua Mente

A Fórmula Do Sucesso

3 Dicas Para Alinhar Sua Vida Pessoal Com A Profissional E Ter Sucesso