Viver Por Viver



A música do famoso pagodeiro, diz: Deixa a vida me levar......Será? Para onde a vida me leva, para algum lugar? aon de? . A vida na verdade existe?  Ou apenas uma ilusão dos sentidos e da mente/ O que seria viver de verdade? Será que alguém honestamente, poderá definir  o que é vida?. No entanto, muitos dizem as mais doces, dramáticas, melosas, sonhadoras, definições para a vida, só se pode aceitar esse tipo de coisa a título de nos enganarmos para suportarmos  o fato inevitável de estarmos conscientes de pensar, a menos que tenhamos a croragem de praticar o suicidio. Como diria Emil Cioran, ainda bem que nos resta essa opção.
Alguém poderia ao ler esta simples refrexão entender como algo sem sentido, como alguém depressivo, não é o caso, muito pelo contrário existo tranquilamente, sei que o que penso não é nenhum tratado fillosófico, nem pretende ser, mas por outro lado é fruto da reflexão diaria a partir da vivência minha e de observar a vivência de outros seres humanos.
O que não aceito, nem posso aceitar nunca é a existencia de alguém que não determinou existir e ainda tem que pagar um preço diario  por essa existencia em todos os sentidos. E na opinião da maioria das pessoas ainda deve agradecer por lutar pela sobrevivência, quer seja financeia, social, intelectual, etc.
Não posso acatar um destino tão cruel e peverso, como o humano que não consegue determinar nada, a não ser cumprir o tempo que a natureza lhe dá, as variações dessa existência são meros graus de sofrimentos que podem ser maiores ou menores dependendo da melhor sorte social, politica e financeira a qual o sujeito se encontre inserido, por força do destino ou por luta sua.

Os céticos não dizem nenhuma blasfêmia ou algo sem sentido, eles afirmam o que é real sem ilusões, sem barganhas, tão próprias a nós seres humanos. Que vivemos criando ilusões mágicas para fingirmos que a verdade última não nos chegará , ou seja o aniquilamento total.

Mesmo para quem crer na existência absurda depois dessa vida, nada lhe garante autonomia haja visto, que essa pretensa existencia eterna dependeria sempre de alguém seuperior , e se superior você sempre dependerá dele para que você contiue consciente.


Autor: José Carvalho


Artigos Relacionados


SolidÃo...

A Cabana - Força Do Perdão

Gostar De AlguÉm...

Mundo Da Lua

!fumar Pode!!

Eu Fui

DiÁrio De Um Depressivo