Lendo e relendo os pressupostos pedagógicos de Nóvoa



Iza Aparecida Saliés

O tema abordado pelo autor a ser discutido neste texto é sobre os "Desafios do trabalho do professor no mundo contemporâneo" dentre as citações realizadas durante a apresentação, ele, destacou a importância do bom professor para a sociedade, nada substitui esse profissional. E diz que, os professores precisam fazer um exercício de grande humildade, enquanto profissionais da educação.

Para o autor a escola deve ser centrada no aluno, todos nós partilhamos essa idéia, mas, defendeu também que a escola de ser centrada na aprendizagem, considerando que atualmente, na escola, há um excesso de missões.

O reflexo da sociedade emergente foi aos pouco sendo lançando para dentro da escola, atribuindo a ela muitas tarefas, tanto para a gestão escolar como para os professores, na gestão do ensino, sem perceber o espaço escolar passou a ser uma extensão da comunidade, atrapalhando suas funções, dificultando a defi¬nição de prioridades e caracterizando tudo como de fundamental importância.

Há muitas escolas trabalhando sem foco, são instituições distraídas, dispersivas, são incapazes de definir estratégias claras em seus Projetos Político Pedagógicos. Quando são definidas as ações no Projeto Político Pedagógico a escola tem dificuldade de priorizar, estabelecer sua missão. Será que a escola vai conseguir realizar tudo?

O autor chama de "transbordamento" essas atribuições impostas pela sociedade e a comunidade que parecem importantes, mas que precisam ser analisadas para não dispersar a prioridade principal dos docentes, que é a aprendizagem dos alunos.

Historicamente a pedagogia moderna chega para mexer com os paradigmas do sistema de ensino, que transforma o aluno como centro das discussões pedagógicas. E atualmente discute-se a centralidade das questões pedagógicas com foco no aluno, na aprendizagem e no conhecimento. Sabemos que a aprendizagem está relacionada ao aluno, então, estamos dizendo que como pessoa, precisa ser considerada o seu desenvolvimento, o seu bem-estar. Para que aprendizagem aconteça há necessidade de que haja o conhecimento.

Precisamos fortalecer a escola com foco na aprendizagem, o aluno e o conhecimento são de fundamental importância para o processo ensino e aprendizagem. A aprendizagem não acontece sem aluno, sem considerar as referências às suas subjetividades, sem considerar os seus contextos sociais, suas sociabilidades, ou seja, o seu contexto de realidade.

Segundo o autor, a aprendizagem não acontece sem o conhecimento e sem a aprendizagem desses conhecimentos, ou seja, sem o domínio dos conhecimentos científicos das respectivas disciplinas escolares. Esse conhecimento, só pode acontecer via escola, sem dúvida, o espaço que temos para constituir a sociedades do conhecimento, capaz de acompanhar o desenvolvimento contemporâneo.

Faz-se necessário inovar a aprendizagem, introduzir novas ciências, nas práticas escolares. A peda¬gogia e o trabalho do professor estão ainda muito fechados para as novas ciências, para as tecnologias. O novo modelo de sociedade exige da escola inovações nas práticas pedagógicas e nas discussões curriculares.

Os profes¬sores precisam, com urgência, estudar, pesquisar novas áreas de conhecimento científico que fazem parte da ciência da educação, são teorias necessárias e estimulantes e que deslumbram saberem específicos servindo de aporte teórico aos conhecimentos formais necessários para a aprendizagem do aluno.

Tudo permeia o conjunto de saberes necessários para que o professor possa abordar com propriedade questões de comportamento, sentimento, sociais e da aprendizagem, são temas que estão no dia-a-dia da escola, do professor que nós ainda não sabemos lidar com ele no contexto da nossa prática na sala de aula.

Considerando que a aprendizagem é complexa que permeia diferentes caminhos para se constituir e depende fundamentalmente dos aspectos cognitivos, emocionais e sociais do aluno, não há como instituir um currículo de ensino que não esteja respaldado nos aspectos atuais de respeito à diversidade cultural, social econômica, política e de saberes constituídos pelos alunos (fora da escola). Esse currículo está posto para as escolas, mas, ainda em forma de concepção teórica, conceitual, havendo necessidade de uma longa caminhada de formação para os professores, na perspectiva dos novos paradigmas pedagógicos.

Ao defender a escola centrada na aprendizagem, o autor diz que essa escola precisa ser menos "transbordante", mais direcionada, precisa saber fazer, inevitavelmente: deve haver um pata¬mar comum de conhecimentos. É importante que as crianças saiam da escola com um patamar comum de conhecimentos para que todos possam estar nas mesmas condições de conhecimento.

Dessa forma, estaremos de fato oferecendo uma escola capaz de conduzir o desenvolvimento do seu currículo com clareza das necessidades e demandas da sua clientela e preparando os alunos para esse novo modelo de sociedade do conhecimento.

Essa é a escola que precisamos

Autor: Iza Aparecida Saliés


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