SOCIEDADE DOS POETAS MORTOS INTERAGINDO COM A PEDAGOGIA DE PAULO FREIRE



Este artigo apresenta a interação das idéias na articulação do filme Sociedade dos Poetas Mortos, uma obra cinematográfica na direção de Peter Weir do ano de 1989, com articulação com a Pedagogia de Paulo Freire, que resgata de forma atualizada, leve, criativa, provocativa e esperançosas questões que no cotidiano instigam os debates entre educadores. Sendo ressaltadas as possibilidades de superação e humanização no processo de ensino-aprendizagem, onde o professor também é refém desta política de imposições do sistema educacional que recai sobre a população estudantil, em uma visão política e econômica. Ressaltando a melhoria e a qualidade do ensino com o objetivo de construir um alicerce para sustentação do processo de educação de maneira humanizada. A conscientização instiga uma forma crítica, não ingênua, com questionamentos e orienta seus educandos a seguirem o entendimento do mundo de maneira dinâmica relacionando os conhecimentos adquiridos com a sua realidade pessoal, social e psíquica.

2 ? HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO E DA PEDAGOGIA
A educação reuni em todo os processos de ensinar e aprender; faz parte da história cultural, como por sua vez, faz parte da história geral. Sendo responsável pela manutenção e excedem as gerações que se seguem. Essa história faz parte o estudo da realidade humana ao longo do tempo, fazendo parte dessa matéria a análise do passado, o presente que lhe pertence e os avanços que a sociedade tem para com o futuro. A educação é fundamental para o desenvolvimento da cultura quanto ciência, arte ou a literatura (LUZURIAGA, 1959).
A pedagogia é a ciência da educação, onde tem origem na Grécia antiga, paidós (criança) e agogé (condução), aonde o escravo designado de um fazer escrava na Hélade conduzia as crianças até o paedagogium, onde se generalizou e conscientizou-se no processo educativo por volta do século XVIII, na Europa Ocidental (WIKIPÉDIA, 2010). A prática educativa é um fato social, cuja origem está ligada à da própria humanidade. O objeto de estudo do pedagogo abrange os processos formativos que atuam por meio da comunicação e troca da experiência humana acumulada, tendo como especificidade a relação entre práxis e epistemologia, onde encontra suporte na prática educativa. Estudando a educação como prática humana e social no processo de transmissão do conteúdo da história cultural que se torna patrimônio da humanidade e a realização nos sujeitos da humanização plena.
O valor da história da educação e da pedagogia é indispensável ao conhecimento da educação atual, pois a educação do presente é fase do passado e preparação do futuro. Sendo o conhecimento do passado a garantia para o entendimento do presente (LUZURIAGA, 1959). Desde o século XIX, a autora Luzuriaga relata que a história da educação já constituía excelentes meios para melhorar a educação atual, naquela época que se encontrava os perigos das idéias utópicas, irrealizáveis, e das resistências que não condiz à cronologia, reacionárias, que se experimentava na época.

2.1 - O Significado da Aprendizagem
A pedagogia acredita que o aluno interessado, envolvido com o conhecimento aprende com uma energia incomparável, onde para isso é preciso tornar os saberes significativos interessantes, que neste fato o aluno precisa compreender o valor do que está sendo trabalhado. A aprendizagem possui como objetivo formar o ser humano não somente para a sociedade mais para o mercado. Para efetivação deste aprendizado é necessário que o aluno esteja implícito no processo de construção desse conhecimento interagindo o intelectual com o emocional.
O professor também, deve ficar atento das atividades educativas que envolve a formação desse aluno, para fazer uma articulação interdisciplinar com clareza e o porque da realização de cada tarefa / atividade. Devendo os educadores ficarem atentos no esclarecimento das informações passadas para os alunos.
É de grande relevância o conhecimento prévio dos alunos no processo de aprendizagem, pois a busca da compreensão é construída pelo relacionamento de nossos conhecimentos anteriores com os novos saberes. Esses conhecimentos prévios são estruturas que devem ser acolhidas pelo professor onde deve ser levados em conta na construção das propostas das atividades de aprendizagem.
As atividades de ensino-aprendizagem devem permitir uma visão ampla de informações anteriores dos alunos e de suas visões de mundo e vida profissional. Para formar sujeitos críticos e éticos é necessário trazer oportunidades de experiências de vida para sala de aula, com objetivo de permitir a troca e a análise crítica das mesmas.

2.2 ? A integração do Ensino - Aprendizagem
O papel da escola é construir saberes, os quais são múltiplos, sendo históricos e dinâmicos. Devemos reconhecer que independente da fase que estamos é possível crescer intelectualmente. A necessidade de aprendizagem vem com a compreensão do aluno diante do valor do que está aprendendo, onde o mesmo assume uma postura indispensável.
Para se formar alunos participativos e criativos são necessários professores participativos e criativos e isso somente acontece com instituições criativas e participativas. A escola determina a produtividade e contribui para o crescimento emocional, profissional, social e intelectual do docente e dos alunos (BURNIER, 2001). Segundo Freire (1996) relata que é relevante que professores e alunos sejam curiosos, interativos e instigadores. Onde o professor precisar está disposto a ouvir, a dialogar, a estar aberto a debates e fazer com que suas aulas sejam dinâmicas e compreender o querer de seus alunos.
Freire (1996) afirma que "não há ensino sem pesquisa nem pesquisa sem ensino" (p.32), o ensino é uma missão e não uma profissão é um processo dinâmico na promoção da autonomia. Saber pensar é duvidar de suas próprias certezas, questionarem suas verdades, é estarem no mundo e com o mundo, como seres históricos, com a capacidade de crescer e intervir neste mundo. Salientando também, que educar não é transferir conhecimento, mas conscientizar sobre os acontecimentos da vida do passado, presente e mostrando/ fazendo com que se tenha perspectiva sobre o futuro.



3 ? FILME: SOCIEDADE DOS POETAS MORTOS
O filme Sociedade dos Poetas Mortos foi dirigido pelo diretor Peter Weir, com Robin Williams e Ethan Hawke, no ano de 1989, apresenta-se com uma crítica ao modelo tradicional e conservador da educação abordando as transformações de um grupo de alunos de uma escola secundaria americana, a partir da postura de um professor de literatura cujas idéias relacionam a educação à vida, sendo este educador um ex-aluno apresentado pelo autor Robin Williams, interpretando professor Keating. A instituição prima por seus princípios básicos: tradição, honra, disciplina e excelência. Tais valores são os alicerces da educação não só da instituição mais de um grande número de escolas que compreende a educação mediante a função de mantenedora da educação ao reproduzir o conjunto de normas que regem a conduta humana e a transmissão da história e da cultura assim como a função repressora, por constitui-se como um instrumento de controle e reserva pelo qual o sujeito na aprendizagem é um depositário de um conjunto de normas que passa a assumir como sendo suas.
A proposta de educação do professor Jonh Keating rompe o modelo tradicional ao desafiar as idéias pedagógicas situando a aprendizagem nas experiências de vida, no pensar e no agir de cada educando colocando-o com sujeito de sua aprendizagem ao despertar a criatividade ao criar o dialogo e a possibilidade de serem agentes da sua aprendizagem, entretanto, os métodos de utilizado por este educador no processo de aprendizagem é um incentivo aos alunos a pensarem por si mesmos fazendo com que esse método criativo, interacionista, construtivista e pensante cria um choque com a ortodoxa direção do colégio. Pois o professor revoluciona o modo dos alunos pensarem, onde ele apresenta a emoção e os sentimentos como peça fundamental para na realização dos seus desejos mais profundos, possuindo como legenda latina carpe diem (aproveite o dia) que significava aproveite suas vidas, onde passou a ser o lema permanente para alguns de seus alunos, que para o professor Keating a verdadeira educação é a que induz o indivíduo a escolher o que gosta, o que está dentro de si, e não o que é imposto onde não se tornem objeto de projeção dos desejos dos outros. E o tempo passa, chega a velhice e a morte e o que foi realizado durante seu tempo de vida, refletindo a fala do professor que foi "que o tempo passe e vocês venham a se tornar comida de vermes". Foi uma ótima reflexão do aproveitamento deles (alunos) para com suas vidas.
É através da interação entre o educador e os educando que se dá a aprendizagem; e os desafios se colocaram em uma posição diferente na vida e na escola ao serem estimulados pelo professor ao subir nas bancas e tenta enxergar a sala de aula, a educação e a vida sob um novo olhar diferente fazendo com que assumam sua vida e tenham uma visão critica do que os cerca. Ou quando são incentivados por este a romper com os valores ultrapassados e ensino sem utilidade à vida.
O filme assim exerce seu papel de entretenimento, mas acima de tudo de levantar a discussão da educação como mantenedora da rigidez, do autoritarismo, do institucionalismo. Um olhar sobre a educação de distanciamento, conteúdista, limitante na comunicação, no desenvolvimento onde o professor é o detentor do saber e os alunos são simples receptáculos da tradição. Colaborando para a proposta da educação como reconhecimento da autonomia do educando, a dignidade de cada um, o respeito à curiosidade, ao gosto pelo estético, a inquietude e a linguagem.
Este filme deve ser visto e discutido pelos educadores com o objetivo de construir uma metodologia apropriada para o desenvolvimento da aprendizagem de modo dinâmico e construtivo para seus alunos.

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4- A PEDAGOGIA DE PAULO FREIRE
Paulo Freire nasceu no ano de 1921, no Recife, Pernambuco. Embora teve formação em Direito, mas descobriu a vocação na Educação. Possui várias publicações desde o ano de 2001, possuindo como seu primeiro trabalho de fôlego a "Educação e Atualidade Brasileira", sendo uma obra densa e profunda. Outras obras foram: A Pedagogia do Oprimido; Conscientização; Política e Educação; A Pedagogia da Autonomia; entre outras.
A pedagogia freireana é algo radical, que se propõe a um conjunto de técnicas ou pequenas ações como: exercícios democráticos, diálogos, criatividades, interação entre pais-alunos e professores, coletividade de tarefas entre outros. Onde auxilia na construção da autonomia com responsabilidade, serve para qualquer lugar do mundo, desde que exista oprimidos e opressores (SOUZA, 2006). A pedagogia de Freire consiste na pedagogia do amor, onde ele trabalha com o diálogo que é a matriz da democracia.
A Pedagogia da Autonomia, por apresentar um modelo de prática pedagógica que foge ao tradicionalismo e coloca o educador e o educando como agentes responsáveis da aprendizagem e esta além da função de manter a história ou a cultura. A educação deve promover a autonomia do educando, a busca pelo conhecimento, pela pesquisa, pela curiosidade, pela experiência de vida, pela criticidade e pela coerência do fazer do professor. Compreender que educar não é transferir conhecimento, mas o meio pelo qual o educando constrói sua história ao longo dos tempos (FREIRE, 1996).
Na Pedagogia do Oprimido, o homem deve compreender a si e a realidade que está inserido, onde deve ser fragmentado pelas partes do conhecimento que envolvesse, visando problematizar e desaprovar a educação mecanicista e adestradora, pois impossibilita o raciocínio, o pensar crítico e a produção do conhecimento realizado pelos alunos. Freire destaca a superação da relação opressora e valoriza à busca incessante da humanização no processo de ensino e aprendizagem, que é proposto um diálogo e a democratização da palavra nos caminhos de crise, onde a superação e o resgate da humanização e do desenvolvimento da consciência crítica, com o objetivo de construir um melhor alicerce para o processo de educação e sustentação da civilização em que professores e alunos aprendem juntos (2005).
A proposta de Freire é a conscientização no processo da aprendizagem, que a consciência crítica faz parte da pedagogia da consciência em que enfatiza os aspectos da opressão nas classes subordinadas. E este processo não deve estar presente somente nas salas de aula, mas no círculo cultural.














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5- A ARTICULAÇÃO DO FILME COM A PEDAGOGIA DE FREIRE

Sociedade dos Poetas Mortos é um filme para quem ama educação e tem profunda preocupação e respeito com a sociedade que trabalhamos. Pois as práticas formuladas e reformuladas pelas atividades exercidas pelo educador que, requer sempre que possível está revendo a sua postura e conduta principalmente na busca de estar contribuindo para construção do outro na sociedade, de modo que este outro reflita em suas atitudes, conhecimentos, compreendendo e articulando com o seu meio através do ouvir, dialogar, interagir e transformar aos poucos seus passos para o futuro.
Aprender é uma descoberta criadora, na convicção que a mudança é possível para ambos os sexos, e que esta aprendizagem vem com a abertura de risco e a aventura do ser, pois ensinando se aprende e aprendendo se ensina. E que a autonomia, a dignidade e a identidade do educando tem que ser respeitada, pois caso contrário se não for respeitada este ser será algo vazio e inoperante (FREIRE,1996). O filme tem um capítulo onde trata da família de Neil de um adolescente que tem um sonho de ser artista, enquanto seus pais querem que ele realizem o sonho da mãe que era de ter um filho doutor. Esta atitude da família faz com que o jovem se sinta pressionado e angustiado, aonde chega um ponto em que o mesmo não agüenta mais e suicida com o revólver do pai. O professor Keating, faz com que o adolescente reflita no que gosta, na realização do seu desejo, e não o que lhe é imposto. Para Freire a esperança e o otimismo são possibilidades gigantescas na possibilidade de mudança, onde o educador propor uma prática educativa na resolução do problema (1996).
A escola está preocupada em ensinar, e não em fazer ao aluno aprender a pensar, sendo um modelo conservador onde possui seus princípios básicos: tradição, honra, disciplina e excelência. Essa visão ortodoxa e secundária, prejudica tanto o professor pois, não passa da mesmice como o aluno que vive numa visão neutra, e sem compreensão de suas certeza e verdades. Freire (1996) afirma que "não existe ensino sem pesquisa e nem pesquisa sem ensino" (p.32). Ensinar, aprender e pesquisar lidam com a produção de conhecimento, onde o questionamento das verdades e certezas faz criar possibilidades de interferir na realidade a fim de modificá-la.




















6-CONCLUSÃO
O aperfeiçoamento das habilidades de condução nas diferentes atividades educativas é uma questão que se trata de um bom processo que todos os profissionais de educação devem realizar e compartilhar com outros profissionais. A troca entre iguais resulta no crescimento, no estabelecimento de relações onde se desenvolve novos horizontes no processo de ensino ? aprendizagem.
O papel da escola consiste na construção de saberes os quais são históricos, dinâmicos e múltiplos, mas o crescimento é para as pessoas que carregam a humildade do aprendiz, pois quem tem arrogância não acrescenta nada ao seu arsenal de informações. Freire trás em suas obras bastantes reflexões sobre a interação entre professor e aluno, o diálogo, a escuta e, articulação dos saberes com as experiências vividas por eles diante do seu meio biopsicossocial e espiritual que juntos asseguram oportunidades periódicas de avaliação referente ao alcance de suas metas.
O filme Sociedade dos Poetas Mortos apresenta uma visão dinâmica, versátil e eclético vivenciado pelo autor Robin Williams, no personagem Keating que é um ex-aluno no final da década de 50, que irá licenciar na disciplina de literatura em um internato conservador que se baseia nos princípios da tradição-honra-disciplina e excelência. A postura deste professor diante do processo ensino - aprendizagem é algo ressaltado por Freire (1996) em seus textos quando fala da importância que os professores e alunos sejam curiosos e instigadores na busca do conhecimento. E que a experiência pedagógica deve despertar, estimular e desenvolver em nós o gosto de querer bem e a prática educativa no sentido da aprendizagem, onde a vocação, explica a devoção com a grande maioria dos magistérios que apesar da imoralidade dos salários, não faz com que os educadores perca a motivação de ensinar. E no filme, o professor afastou-se da esposa para ir ensinar, pois é algo que ele amava e tinha vocação para a transmissão e receptividade da sabedoria.
O professor deve estar atento as necessidades de envolver o aluno das atividades educativas, possibilitando que o aluno compreenda com total clareza a importância dos conhecimentos com a articulação dos saberes na vida real.

















7-REFERÊNCIA BIBLIOGRAFICA

BURNIER, Suzana. Boletim técnico do SENAC. Pedagogias das competências: conteúdos e métodos. Minas Gerais, 2001. Disponível em: Acesso em: 26 de Nov. 2010.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 45º Edição, Rio de Janeiro, Paz e Terra,
2005.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia ? Saberes Necessários à Prática Educativa. Editora Paz e Terra. Coleção Saberes. 36ª Edição, 1996.

FREIRE, Paulo. Política e Educação: ensaios / Paulo Freire ? S. Ed.- São Paul, Cortez, 2001.

FREIRE, Paulo. Conscientização: teoria e prática da libertação: uma introdução ao pensamento de Paulo Freire / Paulo Freire; [tradução de Kátia de Mello e Silva; revisão ténica de Benedito Eliseu Leite Cintra]. SãoPaulo: Cortez & Moraes, 1979.

LURIAGA, Lorenzo. História da educação e da pedagogia; tradução e notas de Luiz Damasco Penna e J.B. Damasco Penna. 8ª Ed. São Paulo, Editora Nacional, 1976.

SOUZA, Ana Ines. A Pedagogia de Paulo Freire, CEFURIA, Curitiba, PR. Set. 2006. Disponível em: Acesso em: 25 de Nov. 2010.

WIKIPÉDIA, enciclopédia livre. Pedagogia. Nov. 2010. Disponível em: Acesso em: 24 de Nov. 2010.



Autor: Milena Roberta Batista Da Silva


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