Modalidades e funções da avaliação na educação infantil.



O processo educacional passa por três etapas indispensáveis e impossibilitadas de obter sucesso caminhando uma longe da outra, que seriam o ensino a aprendizagem e a avaliação. No dicionário Aurélio, encontramos as seguintes definições aos termos em destaque: ENSINO, transmissão de conhecimentos, instrução; APREDIZAGEM determina-se por ser o aprendizado, ou seja, o ato ou efeito de aprender; AVALIAÇÃO denomina-se como ato ou efeito de avaliar que por sua vez corresponde em determinar valia ou valor a algo, vamos nos deter a explorar um pouco mais o ato da avaliação educacional nos anos iniciais do ensino fundamental.
A avaliação esta vinculada a analisar os resultados obtidos durante o processo ensino ? aprendizagem, que nos leva a questionar o que realmente devemos avaliar como devemos avaliar e quando devemos avaliar. Nesse caso, precisaríamos de um suporte instrucional adequado e voltado diretamente para essa função.
O processo de avaliação apresenta três funções básicas: diagnosticar, controlar e classificar, e três modalidades: diagnostica formativa e somativa.
Na avaliação diagnostica é observado no aluno tudo aquilo que ele trás para a escola no inicio do ano letivo, seu nível de aprendizagem, isto é, se eles possuem os conhecimentos e habilidades imprescindíveis para as novas aprendizagens. Pela avaliação diagnóstica, o professor constata se os alunos estão ou não preparados para adquirir novos conhecimentos e identifica as dificuldades de aprendizagens.
Na avaliação formativa, que aparece com a função de controlar, constata-se se os objetivos estabelecidos foram alcançados pelos alunos, fornecendo dados para o aperfeiçoamento do processo ensino ? aprendizagem. Essa modalidade de avaliação acontece durante todo o ano letivo, levando em conta os avanços dos alunos e proporcionando ao professor, de certa forma a reflexão dos métodos de ensino que são utilizados por ele.
Na avaliação somativa, que acontece sempre no período de transição de um semestre a outro, de uma unidade de ensino a outra ou ainda de um ano letivo a outro, com a função classificatória, classifica-se os resultados de aprendizagem alcançados pelos alunos, de acordo com níveis de aproveitamento estabelecidos, visando à promoção do aluno de uma serie para outra.
Essas três modalidades de avaliação estão inteiramente vinculadas, pois para obter sucesso durante o processo de ensino ? aprendizagem o professor precisa fazer o uso conjugado das mesmas.
Nessa perspectiva, percebe-se que a avaliação é constante e que o processo deve referir-se, não apenas a quantidade de alunos que estão aprendendo e sim à qualidade da aprendizagem de cada aluno ate por que diante do baixo desempenho de alguns alunos, é importante que o professor questione-se quanto ao seu método de ensino, se esta adequado a toda a classe ou só aos alunos mais fortes.

Autor: Érica Rafaela Pereira Lima


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