A RESPOSTA ESTÁ NA FONTE



TEXTO: Gn 24: 15-21.


Introdução:
Deus havia feito uma aliança com Abraão pai de Isaque, entretanto antes dessas promessas se cumprirem observamos da parte de Abraão erros e acertos que a bíblia não omite.Vale lembrar que os acertos de Abraão sobressaíram sobre os erros, pois foi chamado amigo de Deus. Is 71:8; Tg 2:23.Entre os seus acertos está a obediência e demonstração da fé genuína.
Mas entre os erros, os mais significativos foram os relacionados a família. Deus havia feito a promessa que iria durar vinte e cinco anos para se cumprir e todos sabem que com o passar do tempo a ansiedade tomou conta do coração de Sara sua mulher que lhe deu conselho para que tivesse filho com a serva Agar, trazendo com isso muitos problemas a ponto de Agar desprezar a sua senhora de maneira que esta a manda para o deserto e ao ser encontrada pelo anjo do Senhor junto a forte este a manda voltar e humilhar-se.
Passado esse episódio Deus contempla Sara e lhe dá um filho na sua velhice e quando estava na festa para desmamar Isaque, Ismael, filho de Agar com Abraão, caçoava dele, de maneira que Sara disse que aquele menino filho da escrava egípcia não herdaria junto com Isaque. Abraão se vê diante de uma difícil decisão, mas o Senhor lhe ajuda a decidir, dizendo que o menino iria ser uma benção, e que ele poderia ficar tranqüilo, pois sua vida em família seria somente com sua esposa e o filho Isaque.Agar foi despedida com um cântaro de água e um pão, Agar a gora com seu filho, errante pelo deserto acabado o pão e a água coloca o menino debaixo do arbusto, fica a distância de um tiro de arco para não ver morrer o menino, mas o anjo do Senhor lhe diz: não chores Agar, por que Deus ouviu a voz do menino, e logo lhe abriu os olhos e ela viu um poço, tomou água e deu de beber ao menino que se tornou flecheiro.

Passadas essas coisas, Sara morreu, agora Abraão viúvo, Isaque na idade de contrair matrimônio, Abraão chama o seu servo mais antigo e lhe manda colocar a mão debaixo de sua coxa e diz para ele fazer um juramento: não tomes mulher para meu filho entre as cananéias, nem o deixe voltar para minha terra natal, mas vai lá e traga dentre a minha parentela uma esposa.
O sevo temeu devido a dificuldade da missão, mas Abraão diz: o Deus em cuja presença eu ando, enviará diante de ti o seu Anjo e levará a bom termo a sua jornada, mas se a mulher não quiser vir desobrigado ficarás do juramento.
A atitude de Abraão é muito sábia e tem respaldo bíblico:


2 CO 6:14
Não vos ponhais em julgo desigual com os infiéis, pois que sociedade tem a justiça com a injustiça, e que comunhão tem a luz com as trevas, e que harmonia há entre Cristo e belial. E que união há entre o crente e o descrente, e que ligação há entre o santuário de Deus e os ídolos, como ele próprio disse, andarei e habitarei no meio deles, eu serei seu Deus e eles serão meu povo.

O homem sai na companhia dos servos e de dez camelos e para junto a uma fonte de água, fora da cidade, e quando as filhas dos homens da terra saía para buscar água ele fez com Deus uma prova, pedindo um sinal que aquela que lhe desse de beber e também desse de beber aos camelos será esta a escolhida.
Quando ponderava nessas coisas saiu uma moça, formosa, virgem, que com o cântaro nos ombros desceu a fonte, encheu e subiu; e quando ele se aproximou e disse: dá-me de beber um pouco de água do seu cântaro. ela lhe dá de beber e acrescenta: tirarei água também para os seus camelos.são observadas aqui pelo menos cinco qualidades de Rebeca: formosa- virgem- amável- hospitaleira- trabalhadora.
Sabemos que o camelo pode ficar até oito dias sem beber água, o que permite ser um animal típico dos desertos, mas quando bebe água chega a tomar aproximadamente cem litros de água e eram dez camelos, imagina o trabalho braçal dessa moça.
O servo de Abraão observava atentamente para ver se o Senhor teria ou não levado a bom termo a sua jornada, talvez pensasse: Será que valeu a pena?
O servo lhe dá presentes e pergunta sobre suas origens, a moça ouve e vai á sua casa, Labão, seu irmão, ao ouvir corre ao encontro da fonte onde o servo estava em pé, junto aos camelos e ouve Labão dizer: entra bendito do Senhor? Porque estás aí fora? Já preparei a casa e o lugar para os camelos.
O servo conta toda a história para a família e a leva consigo no outro dia de madrugada, mas Labão quis que ela ficasse pelo menos dês dias com eles, mas o servo pede para irem imediatamente.
Quando Isaque saiu para meditar no campo, viu de longe camelos e foi ao encontro, Rebeca pergunta quem é este que vem ao nosso encontro pelo campo, e o servo lhe responde: é meu senhor! ela tomou o véu e se cobriu, e quando se encontraram Isaque a levou para a casa de sua mão e a amou.
A resposta está na fonte!
Jesus é a fonte. Quando Jesus passava por Sumária parou junto a fonte de Jacó, quando por volta do meio dia uma mulher samaritana saía para busca água, Jesus diz a Ela: mulher dá-me de beber, a mulher recusa o diálogo colocando a barreira do preconceito: como sendo tu judeu pede a mim que sou samaritana, (os judeus não se dão com os samaritanos), mas Jesus continua dizendo: mulher se tu soubesses que é que te pede água tu me pediria e eu te daria água viva! Ela coloca outra objeção: o poço é fundo e não tens com que tirar, és tu maior que o nosso pai Jacó. Jesus insiste dizendo:...a água que eu lhe der será dentro de ti uma fonte a jorrar para a vida eterna. Em suma, a vida daquela mulher e de muitos samaritanos foi transformada por conta de um encontro na fonte de uma mulher com a própria fonte, a saber, Jesus Cristo.
Jesus é a fonte inesgotável de milagres, e a fonte a jorrar para a vida eterna, aquele que tem sede venha à fonte.

Pastor Jezias Ferreira

Autor: Jezias Ferreira Da Silva


Artigos Relacionados


Superando Um Gigante Chamado Medo

Era Necessário Passar Por Samaria

Jovem, Ao Zombar, Perdeu Seu Lar

Tome Cuidado Com Os Atalhos!!!

Jesus Sacia Nossa Sede

A Suprema ProvidÊncia

A Chamada De Abraão.