O conceito de GED



Hoje em dia, qualquer empresa ? pequena, média ou grande ? que exerça atividades constantes tem problemas com a complexidade na organização e no acesso a seus documentos. Muitas vezes esse problema serve de impasse para o bom funcionamento dos processos empresariais e acaba refletindo de forma negativa no serviço prestado aos clientes, gerando uma imagem ruim da organização.

O conceito de GED (Gerenciamento Eletrônico de Documentos) é um conceito atual que vem crescendo no meio corporativo e ganhando posição como ferramenta de auxílio aos processos empresariais que demandam tempo.

Consiste no gerenciamento de documentos empresariais por meio de digitalização, indexação, controle, recuperação e armazenamento desses documentos.

É uma alternativa usada pelas empresas e escritórios que têm grandes volumes de documentos e os usam constantemente em suas atividades.

Dessa forma, a técnica de GED reduz esse volume de documentos e os armazena em meios eletrônicos e até mesmo virtuais, evitando que os documentos físicos se percam ou se danifiquem com o tempo. Outra vantagem é a de que a empresa tem acesso rápido e fácil aos documentos eletrônicos, evitando a onerosidade causada na busca por arquivos físicos guardados.

Esse conceito também é usado por empresas que apenas precisam organizar seus documentos, mesmo que não sejam em grandes volumes, para preservar suas informações e modernizar seus processos, tendo acesso ao documento necessário na hora exata.

Empresas mais dinâmicas e organizadas geram melhores serviços a seus clientes externos e facilitam as atividades de seus colaboradores, evitando a onerosidade e a burocracia.

Portanto, gerenciar documentos de maneira adequada e eficaz é imprescindível para a Gestão do conhecimento e das informações dentro das organizações, e é isso que o conceito de GED provê como solução para a otimização do negócio principal.
Autor: Saulo Bueno


Artigos Relacionados


Guarda Documentos: Soluções De Arquivamento

Guarda Documentos No Brasil Para Empresas

Saiba O Que é Um Guarda Documentos

Por Que Ter Um Guarda Documentos?

O Que Fazer Com Tantos Documentos?! Preciso Guardar Tudo?! Por Quanto Tempo?!

Arquivo Morto Mata!

Segurança Da Informação