Como usar o Marketing na Pequena Empresa



O Marketing nunca foi tão importante para empresas como é hoje. E ao contrário do que muita gente pensa, marketing não é só coisa de gente grande não. A cada dia que passa mais e mais empresas de pequeno porte investem recursos nesta aérea com o objetivo de aumentar seus lucros.

Vamos então, nesta série de artigos que se inicia, aprender o que é Marketing e como você pode utilizá-lo para se destacar em um mercado cada vez mais competitivo.

Mas você sabe o que é Marketing?

Muita gente acha que marketing é vendas, publicidade ou propaganda. E, apesar disso tudo fazer parte do Marketing, ele vai muito além destes simples conceitos.

O principal foco do Marketing é a satisfação do cliente. Dessa forma, sua estratégia não é só estimular o consumidor a comprar seu produto ou serviço, mas também criar um relacionamento de forma que este mesmo consumidor venha comprar seus produtos, ou serviços, diversas outras vezes.

Já vi várias empresas que se focaram na propaganda e conseguiram atrair uma quantidade grande de clientes e que depois de pouco tempo fecharam suas portas.

O motivo?

Não souberam utilizar o Marketing de forma eficiente.

Atrair clientes é fácil, o difícil mesmo é mantê-los. E é aí que o marketing vai trabalhar. Na satisfação de seu cliente.

Se um cliente está satisfeito com seu produto ou serviço, ele sentirá dificuldades em comprar de seu concorrente.

Vamos agora simplificar:

Marketing é tudo que fazemos para atrair, conquistar e manter clientes.

Até aqui está tudo muito bonito. Mas não devemos esquecer que o objetivo principal de qualquer empresa é o Lucro. O Lucro é o que faz as empresas sobreviverem. De nada adianta um marketing perfeito se sua empresa não gera lucros.

O administrador tem que dosar os ingredientes do marketing para conseguir atrair, conquistar e manter clientes e ainda gerar lucros. O que, não é uma tarefa fácil.

Falando de ingredientes, o marketing possui quatro ingredientes que, se trabalhados na dosagem certa, poderão levar sua empresa rumo ao sucesso. Mas, se trabalhados de forma errada farão com que sua empresa tenha prejuízos e até mesmo a abra falência.

Os quatro ingredientes do Marketing são:

Produto
Preço
Praça
Promoção

São popularmente conhecidos como com os 4Ps do Marketing ou, Mix Marketing. E são eles que veremos em detalhes no decorrer dos nossos artigos sobre Marketing.

Em qualquer empresa esses ingredientes são os mesmo, mas, a quantidade de cada ingrediente poderá variar de empresa para empresa.

Por exemplo: Um Hotel em uma época de baixa procura, pode baixar o item Preço e aumentar os investimentos no item Promoção. Uma Loja de confecção de roupas, quando muda a estação do ano, o foco do Mix é no produto, pois, há uma mudança radical nos modelos de uma estação para outra. Um carrinho de Cachorro-Quente o foco é a Localização, pois ele deve estar em locais com maior fluxo de pessoas.

Cada negócio tem suas particularidades. Cabe ao gestor identifica o que vai funcionar mais para o seu ramo.


Se você gostou deste artigo acesse também:
Como usar o Marketing na Pequena Empresa Parte 2
http://www.sosempreendedor.com.br/2011/05/17/como-usar-o-marketing-na-pequena-empresa-parte-2/

Como usar o Marketing na Pequena Empresa Parte 3
http://www.sosempreendedor.com.br/2011/05/18/como-usar-o-marketing-na-pequena-empresa-parte-3/

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Autor: Jonh Vieira


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