GEOGRAFIA, TRÂNSITO E CIDADANIA



MARIA NILCE MONTEIRO DOSCENTE:
TELMA FERREIRA

GEOGRAFIA, TRÂNSITO E CIDADANIA

INTRODUÇÃO

A geografia sempre se preocupou em abordar temas que, a partir de sua especialidade especifica, de seu lugar de ocorrência, repercutem no cotidiano da sociedade. Ao longo da historia da ciência, e como conseqüência do referencial teórico e da opção metodológica adotada pelo profissional de geografia, alguns desses temas passaram a ocupar com mais freqüência a sala de aula, como é o caso da vida nas cidades.
Transitar na cidade, deslocar-se permanentLEITURA DE TEXTO SELECIONADOS DO TEMÁRIO DA GEOGRAFIA (DIDÁTICOS) ? A leitura em aula ou extra classe de capítulos que tratem de transporte e trânsito, violência urbana, demanda urbana e outro permite que o aluno reúna e selecione as informações que ali estão disponíveis.emente por muitos mapas urbanos, dominar pontos de referencia, garantir a segurança nesta circulação são itens diários da vida de muitos cidadãos. Por isso, educar em geografia é também construir conhecimentos e atitudes de convivência no transito, na perspectiva geográfica da relação que se estabelece entre o ambiente ? inclusive o construído, especialmente nos tempos atuais ? e a sociedade.
Nesta nova realidade, constituída por uma paisagem geográfica diariamente refeita, que apresenta rotineiramente novos problemas, a educação formal, desenvolvida no espaço e nas praticas escolares, assume um papel bastante importante. A escola é o lugar privilegiado para a sistematização das questões que estão no dia-a-dia do cidadão. Torna-se então imperativo abordar o aumento do fluxo de veículos e de pessoas e as suas características da mobilidade urbana: explicar como as pessoas circulam e que papeis desempenha nesta circulação, como pedestre, ciclista, motorista ou usuário de uma modalidade qualquer de transporte. A escola tem potencialidades excepcionais para tornar-se o espaço de problematização de conceitos e de abordagens sobre discussão a respeito de transito urbano e regional, da ênfase ao papel do individuo frente ao veiculo ou do aprofundamento de princípios sociais da educação no transito, como o direito constitucional à vida e à cidadania. Há inúmeros itens relativos a um transito seguro, tais como o reconhecimento de locais apropriados ou não para cruzamento, o significado e a importância de uma sinalização adequada, a indicação de vias em boas condições, o conhecimento de códigos e normas de trânsito, as atitudes e comportamentos no convívio com o outro no trânsito, os quais devem ser foco de atenção do trabalho na escola e encontra fácil acolhida nos programas das aulas de geografia, ou nelas podem comparecer de modo a complementar a abordagem de outros temas. Inserir nos programas a constituição de valores e atitudes é oferecer o necessário suporte para a formação da cidadania. Construir conhecimentos e praticas sobre cidadania tem merecido atenção dos professores de geografia na medida em que a relação ambiente-sociedade e as transformações imprimidas nesta relação estão obrigatoriamente presente nesta área. Desta perspectiva de abordagem, sobrevém a preocupação com a preservação e a qualificação do ambiente e da vida. No Brasil, o direito à vida, direito maior do cidadão, é dever constitucional do Estado. Assim, ao proporcionar a educação para o trânsito, a escola busca ampliar oportunidades de garantir a vida. Atitude de respeito às normas e respeito ao outro, comprometimento, proposição, cooperação e participação na solução de problemas sociais, sensibilidade com o patrimônio coletivo devem ser exercitadas em varias instancias da sociedade, a começar pela família. Mas cabe à escola, que tem por objetivo a formação básica do cidadão, sistematizar e complexificar esses conhecimentos. Este trabalho está embasado na biografia de Neiva Otero Schâffer O QUE É GEOGRAFIA: Segundo dicionário essencial da língua portuguesa, Luiz Antônio Sacconi, p.456. É a Ciência descritiva que estuda a superfície da terra, sua divisão em continentes e países seu clima, plantas, animais recursos naturais, habitantes, divisões políticas, etc.. - TRÂNSITO: Segundo dicionário essencial da língua portuguesa, Luiz Antônio Sacconi, p.933. ? É ato ou efeito de transitar, passagem de lugar para outra, trafego. - CIDADANIA: Segundo dicionário essencial da língua portuguesa, Luiz Antônio Sacconi, p.211. - Qualidade de cidadão: é um individuo que , nascido ou naturalizado num Estado ou País, tem para com ele deveres e obrigações e é titular de certos direitos . SOBRE ESTRATÉGIAS DE ABORDAGEM DO TEMA NA ESCOLA Ouvir o aluno nos permite conhecer as representações sociais que construiu a respeito do mundo, mas precisamos ensinar os alunos a perguntar e ajudá-los a enriquecer as representações por eles construídas. Em que medida podemos estimular a sua capacidade de observar uma paisagem e de questioná-la quanto a sua organização territorial, de formular questões e ir à busca de respostas?
Quando a escola ou o professor toma a iniciativa de trazer para seu espaço de trabalho o tema trânsito, algumas considerações metodológicas precisam ser pautadas a partir das experiências dos alunos.
A primeira e mais geral consideração é que o aluno tem conhecimentos genéricos sobre o assunto antes de chegar à escola. Estes não podem ser ignorados pelo professor. Cada aluno já circulou e circula utilizando transitando por muitos mapas, os da própria cidade e os da região. Muitas crianças "dirigem" ao pegar e movimentar o volante de um triciclo infantil, mesmo antes de caminhar.
Quando já caminham, "dirigem" também, isto é, fazem de conta que dirigem ou imitam a situação de motoristas em automóveis ou caminhões.
São brincadeiras de meninos e meninas. Todos eles circulam, transitam inicialmente acompanhados e orientados por um adulto, posteriormente sozinhos, definindo trajetos e pontos de travessia de ruas, adquirindo autonomia crescente até conquistarem o direito de sozinhos, realizarem cruzamentos em pontos mais movimentados. Em geral, há uma intima relação entre adultez da criança, isto é, sua maturidade, e autorização para efetuar determinados roteiros e cruzamentos. Há experiências de vida no trânsito feitas em diferentes etapas de amadurecimento: quando pequenos, quando maiores, quando adulto. Elas podem e devem ser o material inicial de qualquer abordagem pedagógica sobre o tema, problematizar comportamentos e consolidar atitudes que conduzam a maior segurança e menor agressividade no trânsito. É importante, por isso, que o trabalho se desenvolva através de atividades criativas, reflexivas e propositivas, marcantes na vida escolar do aluno e com permanência como experiência de aprendizagem. Não cabem os ambiente educativos, nos quais se reproduzam sistematicamente estratégias informativas e repetitivas, como a fala do professor ou a leitura de texto de rotina. O TRÂNSITO COMO CONTEÚDO DE APRENDIZAGEM EM GEOGRAFIAAos professores de geografia não é permitido demonstrar estranhamento ou relutância para trabalhar educação para o transito. Este tema encontra intimidade no caráter cientifico da disciplina quando se volta a analise da sociedade na sua relação com o ambiente construído, às características e transformações continuadas nessa relação e aos impactos dela decorrentes, como é o caso da mobilidade espacial intra-urbana.
Há ainda a considerar que a disciplina se presta excepcionalmente à abordagem de questões pertinentes à construção da cidadania, entendida como formação de opinião e envolvimento propositivo com as questões sociais.
Acolher a possibilidade de trabalhar a temático trânsito pressupõe que o professor de geografia desenvolva uma reflexão sobre as condições reais que se apresentam para tratar pertinentemente o tema, isto é, sem forçar sua inclusão em um ou outro momento, mas trazendo-o como freqüência e em diferentes situações à sala de aula.
Aos professores de geografia não é permitido demonstrar estranhamento ou relutância para trabalhar educação para o transito. Este tema encontra intimidade no caráter cientifico da disciplina quando se volta a analise da sociedade na sua relação com o ambiente construído, às características e transformações continuadas nessa relação e aos impactos dela decorrentes, como é o caso da mobilidade espacial intra-urbana. Há ainda a considerar que a disciplina se presta excepcionalmente à abordagem de questões pertinentes à construção da cidadania, entendida como formação de opinião e envolvimento propositivo com as questões sociais. Acolher a possibilidade de trabalhar a temático trânsito pressupõe que o professor de geografia desenvolva uma reflexão sobre as condições reais que se apresentam para tratar pertinentemente o tema, isto é, sem forçar sua inclusão em um ou outro momento, mas trazendo-o como freqüência e em diferentes situações à sala de aula. No conjunto de conhecimentos trabalhados regularmente pela geografia, há vários conteúdos nos quais o foco educação para o transito pode ser abordado: - O lugar, - Crescimento da população; - Urbanização; - Poluição Urbana; - Nova tecnologia e transformação indústria automobilística; - Expansão do comercio e da circulação regional; - Transporte urbano; - Turismo - Diversidades culturais e cidadania; - ONGs e a construção da cidadania. Educação para o trânsito representa um espaço pedagógico para desenvolver conteúdos de aprendizagem de cunho procedimental, habilidades nas praticas de leitura e de escrita especificas de geografia. É aprendizagem que se consolidam no exercício disciplinar, mas sobre tudo em parcerias com as demais áreas do currículo escolar. - LEITURA DE TEXTO NÃO- DIDÁTICOS ? O trabalho com textos não específicos de geografia e que trazem á sala de aula a temática trânsito, sobretudo se o texto estiver sendo também tratado em outras disciplinas, permitira incluir em cada momento de estudo a abordagem disciplinar do tema, enriquecendo sua interpretação.
- OBSERVAÇÃO EM CAMPO ? Exercício livre ou dirigido no entorno da escola ou residência, procurando identificar como se comportam o pedestre e o motorista, são orientadores da reflexão quanto às práticas corretas e às indevidas no trânsito.
- VISITAS ORIENTADAS A INSTITUIÇÕES E ÓRGÃOS PÚBLICOS - São interessantes para desenvolver iniciativa e no, retorno, a criatividade na sistematização dos novos conhecimentos:
- ANALISE DE MAPAS URBANOS, DE CHAGES, DE GRÁFICOS, DE FILMES, DE IMAGENS DIVERSAS ? As imagens, especializadas ou não, funcionam como elemento de sensibilização sobre um tema e como material para leitura de informações.
- ENTREVISTAS COM PEDESTRES E MOTORISTAS, COM A FAMÍLIA, NA COMUNIDADE - Oferecer ao aluno a oportunidade de perguntar a outros sobre suas experiências e o que pensam sobre um determinado tema, controles de velocidades e multas e levar ao grupo o contato com a pluralidade de idéias que compõem o tecido social, coletar e criar questionário de conhecimento sobre o trânsito.
- CONVITE A PALESTRANTES ? Esta prática aproxima-se, quanto aos resultados e perspectivas de discussão temática à das entrevistas. É interessante que esta oportunidade seja explorada por um conjunto de disciplinas da mesma turma, ampliado seu aproveitamento
LEITURA DE TEXTO SELECIONADOS DO TEMÁRIO DA GEOGRAFIA (DIDÁTICOS) ? A leitura em aula ou extra classe de capítulos que tratem de transporte e trânsito, violência urbana, demanda urbana e outro permite que o aluno reúna e selecione as informações que ali estão
Autor: Maria Nilce S. Monteiro


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