DO DIREITO DE SER RELIGIOSO



DO DIREITO DE SER RELIGIOSO

Temos toda razão quando dizemos que religião é propriedade de Deus e se há algo que podemos afirmar é isso. Quanto a forma de cultuar Deus, existem várias formas, todas envoltas de uma liturgia e pratica exclusiva de determinada religião. Porem todos nós religiosos concordamos que religião é propriedade de Deus, ou seja, religião é um bem divino que nos foi legado por Ele o Divino Criador, sendo cada um de nós seus beneficiários.
Colocamos dessa forma redundante que religião é propriedade de Deus, para iniciarmos uma reflexão.
Sabemos que existe centenas ou milhares de religiões ativas ou já recolhidas e que todas são unânimes em propagar que aquela religião ou aquele templo é a casa de Deus, onde Ele e sua corte Divina fazem morada e manifestam-se em beneficio dos seres sob sua regência. Todas são unânimes em dizer que Deus manifesta-se através de seus Arcontes Divinos ou Divindades, sejam elas, Santos Católicos (São Jorge, Santa Bárbara, Santo Expedito, Nossa Senhora Aparecida, etc) ou Divindades Judaico-Cristã ou Islâmicas na personificação de anjos e arcanjos . No Budismo na pessoa de Buda que na religião Budista representa a busca através da iluminação ou a santificação do espírito. Temos na vertente Evangélica, a manifestação de Deus na divindade de Jesus Cristo e a iluminação do espírito na presença do Espírito Santo que, se no Budismo é a busca pela iluminação, no Cristianismo o Divino Espírito Santo simboliza a busca pela santificação do ser.
Na Umbanda e no Candomblé, Deus também manifesta-se através de suas Divindades denominadas Orixás. E se no Budismo existe a busca pela iluminação através de Buda, no Cristianismo a busca da santificação do espírito através de Cristo, na Umbanda e no Candomblé existe a busca da naturalização do espírito através dos Orixás.
Na religião Ameríndia ou Indígena, também existe a manifestação de Deus nomeado nela por Tupã e sua Corte Divina nomeada de espíritos ou Forças da natureza ou seja (deus do trovão ou Anhanguera , deusa da chuva, das arvores, etc).
A forma de culto pouco importa, porem todos somos unânimes em dizer que a religião é um dos meios (Fé) por onde Deus manifesta-se através de sua corte de Seres Divinos e os nomes desses seres pouco importa, mas todas tem sua classe de seres divinos ou ao menos um ser que traz em si a manifestação do Pai Criador e que na religião é seu porta voz.
Estamos comentando isso para que reflitam se em religião existe algo realmente novo?
Caros irmãos comentem ao menos uma religião que foge desse parâmetro que acabei de descrever. Em toda religião encontra-se algo em comum, por exemplo; toda religião tem um ou vários representantes encarnados, seja ele um papa, pajé, pastor, rabino, pai no santo, profetas, etc, e que são pessoas respeitadas em seu meio religioso e tem a missão de fornecer conhecimento e fundamentação religiosa a respeito de seu culto.
Peço mais uma vez caros irmãos, reflitam e pergunte-se se há alguma diferença em religião. Se não vejamos mais outra coisa em comum, toda religião tem sua Gênese ou forma de interpretação de como Deus criou o mundo e os seres. Quando falamos em religião vale ressaltar que o Judaísmo, o Cristianismo e o Islamismo, são novos quando sabemos que a religião Egípcia, Grega ou Mesopotâmica, existe a mais de dez mil anos, sem falar nos cultos milenares chineses e japoneses, culto esses que se hoje representam festas folclóricas, porem sabemos que são restos imortais de religiões multi-milenares como o culto aos dragões, culto esse que já foi recolhido no astral e ainda ressonam na mente atual da humanidade. É comum em toda religião a idolatria a algo que represente o criador e toda religião tem ao menos um símbolo a rege-la, seja esse símbolo chamado de idolatria ou adoração de imagens ou a simbolatria que é a adoração à símbolos como altares com estrelas, Cruz (esse encontrado em muitas igrejas evangélicas), etc. Também temos a livrolatria que é o culto embasado em um livro santo que é algo adorado como a manifestação do verbo divino ou palavra de Deus, temos a no Cristianismo a Bíblia, no Bramanismo o livro sagrado Mahabharata, no Hinduismo o livro sagrado Rig-Veda, no Islamismo o Alcorão, no Zoroastrismo o livro sagrado Zend Avesta, etc. Sem falarmos no culto à lugares sagrados, tais como: Monte das Oliveiras (Cristianismo) Monte Olimpo (Religião Grega), Montanha sagrada onde Moises recebeu os mandamentos, as cachoeiras de Oxum, etc.
Irmãos onde esta a diferença entre as religiões?
A diferença se existe, esta somente na forma de culto a Deus e como em Deus tudo é infinito, então infinita é sua criação e sua forma de manifestar-se, ou não é verdade que temos varias raça, vários trocos lingüísticos, tem a fauna e a flora que são exuberantes e exemplo de diversidade e equilíbrio, temos diversas espécies de plantas, folhas, ervas, flores, arvores etc, todas com uma finalidade e todas co-participantes no equilíbrio e manutenção do planeta. No reino animal a diversidade de criaturas é infinita e exuberante, uma mais incrível que a outra e todas com uma função especifica no equilíbrio da criação. Entre os seres humanos existem infinitas culturas cada uma com sua lógica e ordem para o equilíbrio e a harmonia do seu povo.
A palavra amor pode ser descrita de várias maneiras, faladas em diversas línguas entre si, porem seu sentido e sua essência permanece intocável, inviolável e eterno.
Deus pode ser cultuado de diversas formas em todas as religiões, porem sua essência deve permanecer intacta, e o Amor sendo uma das sete virtudes divinas eternas e imutáveis deve se fazer presente em todas as religiões, virtudes essas que são os sentimentos da tolerância, o amor, a fé, a fraternidade, a ética, a moral, a sabedoria, a humildade, a compaixão, o perdão etc, pois são infinitas as formas virtuosas que Deus manifesta-se a partir do nosso intimo.
Agora se existe alguma diferença em religião, essa diferença esta em nosso vicio em julgar algo que nos seja diferente ou estranho, esta em nosso preconceito, intolerância e fanatismo, esta em nossos sentimentos viciados e vazios que inverte a ordem virtuosa e positivos das coisas e ai sim, desvirtuados passamos a externar nossos desequilíbrios em nome de Deus e através de alguma religião, como cegos passamos a guiar outros cegos e desvirtuados, incitando-os a externarem seus desequilíbrios, tais como ódio, revolta, fanatismo etc, imputando todos esses sentimentos viciados originados em nós à uma criação mental humana denominada de demônio, satanás, capeta, anjo caído etc, Repassando para essa criação mental todo o motivo de nossos desequilíbrios, buscando assim uma fuga para nossos erros.
Caros irmãos, em pleno século XXI, não devemos deixar-nos envolver-se por essa malha rota de ignorância, pois nós mesmos somos templos vivos de Deus e é através do nosso intimo, de nossas ações virtuosas que Ele manifesta-se
Vamos a outro exemplo:
Quando ajudamos alguém, essa pessoa ajudada geralmente diz: "Nossa você um anjo de Deus que apareceu em minha vida" Vamos refletir no que essa expressão de gratidão quer dizer-nos. Ora, a pessoa ajudada viu em você uma ação virtuosa e se Deus manifesta-se através de nossas ações virtuosas, então Deus manifestou-se através de você para ajudar aquele seu semelhante e através de sua ação ele sentiu a bondade de Deus, e você que ajudou em contra partida, sentiu o conforto divino que uma ação positiva proporciona. É claro, isso se você não se sentir "O cara" e seu ego engoli-lo vivo.
É isso irmãos, convido a cada um de vocês que lê esse texto a seguinte reflexão :
Há diferença em religião?
Peço a todos, reflitam e deixe cair sobre terra os dogmas que paralisam e cria essa couraça em sua mente e una-se todos em um ecumenismo verdadeiro e vamos reverenciar Deus através dos seus sentidos divinos e de mãos dadas vamos celebrar a Fé, o Amor, o Conhecimento, a Razão, a Moral, a Sabedoria, a Vida e todas as virtudes que eleva o espírito, pois o direito de ser religioso é o dever de ser virtuoso.

SARAVA UMBANDA

Autor: Pablo Araujo De Carvalho


Artigos Relacionados


A Minha Religião

A IntolerÂncia, O Evangelho E A Umbanda

A RedemocratizaÇÃo De Deus AtravÉs Da Umbanda

Uma VisÃo De Um SÉculo De Umbanda

Intimidade Com O Divino

A Parte E O Todo

O Fanatismo Exagerado Por Uma Religião