Meio ambiente



1 ? INTRODUÇÃO


Nas últimas décadas, tem se falado muito em meio ambiente, seja ele natural ou social, principalmente no futuro aos problemas ambientais estão ligados fatores econômicos políticos sociais que acarretam discussões sobre responsabilidade humanas voltado ao bem estar comum e o desenvolvimento sustentável.
A solução dos problemas ambientais tem se mostrado uma questão bastante considerada, para que, assim seja garantido o futuro da humanidade e isto depende da relação que se segue. Tanto nas dimensões coletivas e econômicas que permitem a continuidade, dessa forma acarretam numa expansão desenfreada de recursos naturais, especialmente pelas populações carentes de paises subdesenvolvidos, como o Brasil. Quando se trata de discutir a questão ambiental, nem sempre se explicita o pensar, que realmente essas relações do mercado, de grupos de interpretação dos principais danos ambientais como fruto de uma maldade intrínseca do ser humano.
Nos últimos séculos um modelo de civilização se impôs ali cercado na industrialização como sua forma de produção e organização do trabalho, a mecanização dos agrotóxicos e a concentração populacional nas cidades.
Observando o 2º ano da Escola José Paulino de Siqueira, percebemos que os alunos tinham um conhecimento sobre a importância da preservação do meio ambiente, no entanto, não conheciam as principais atividades e cuidados que devem ser feitos para preservação dos nossos recursos naturais, materiais não degradáveis.
Nesse sentido, surgiu o projeto Uma Ação Pela Vida, tamanha importância para discurso em especial as crianças que são o futuro do mundo, tentando despertar a importância da preservação do meio ambiente. Dessa forma, tivemos como objetivo levar as crianças a compreenderem a importância da preservação do meio ambiente. É uma sensibilização das graves conseqüências das atividades do homem.




2 ? FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA


2.1 ? CONCEITO DE MEIO AMBIENTE


O conhecimento sistemático com relação ao meio ambiente e movimento ambiental é bastante recente. Sendo que suas definições estão em plena construção não existindo consenso sobre estes termos, nem mesmo na comunidade científica, nem mesmo fora dela.
Daí a importância de identificar qual a representação cada parcela da sociedade tem do meio ambiente para trabalhar tanto com os alunos como nas relações escola/comunidade.
Falar sobre temas transversais tão complexos é de muita importância, pois se trata de temas utilizados no dia a dia e na formação dos alunos.
Hoje, quando se fala em meio ambiente, a tendência é pensar nos inúmeros problemas do mundo atual, com relação à questão ambiental. Lixo, poluição, desmatamento, espécies em extinção e testes nucleares são dentre outros exemplos de situações lembradas.
A vantagem disso seria ainda maior para todos, se estas fossem contextualizadas nas questões mais globais que regem as relações humanas, nas quais se insere aquelas com a natureza, sem atribuições de valores ao ser humano, sua origem. Justamente pelo fato de estar em pleno processo de construção a definição de muitos desses elementos é controvertida. Assim, considerou-se importante a apresentação, como uma referência de três nações centrais: a de maio ambiente; a de sustentabilidade; e a diversidade.
Geralmente, o educador ambiental defende isoladamente o elemento natural com qual trabalha (água, solo, ar, flora, fauna e ser humano), esquecendo-se não só de inserir-se como parte integrante do meio ambiente, como também de fazer as inter-relações entre estes elementos. Muitas vezes, nos estudos, nas ações e mesmo nas leis ambientais, empregam-se termos que indicam formas cuidadosas de lidar com o meio ambiente, como proteção, conservação, preservação, recuperação.

2.2 ? TRANSFORMAÇÃO DO MEIO AMBIENTE AO LONGO DA HISTÓRIA


Antigamente a intervenção da humanidade na natureza era apenas o seu próprio sustento. Nós sabemos que o que vem se formando é uma sociedade consumista e em busca de crescimento tecnológico e industrial. O que tem custo boa parte das nossas riquezas ambientais.
Surgiram, então, tensões e conflitos quanto ao uso do espaço e dos recursos em função da tecnologia disponível, que evolui rapidamente com seqüências indesejáveis, pois a exploração dos recursos naturais passou a considerar tais aspectos. Assim, tem que haver uma relação saudável entre o a natureza e o homem em que este possa se beneficiar dos recursos naturais disponíveis, percebendo-se como parte integrante dela.

A busca de um desenvolvimento sustentável, que tenha como objetivo central a qualidade de vida, sem, no entanto, deixar de utilizar tecnologias modernas é um desafio para os países em desenvolvimento como o Brasil, que precisa produzir para aumentar e garantir o crescimento econômico, reduzir a pobreza e manter seu ambiente da melhor forma possível. (BERRY, 1991, p. 1)

Nos últimos tempos tem se falado muito em todo o processo industrial do mundo natural, como se fizesse parte dele com todo esse processo industrial e com a era tecnológica, a humanidade conseguiu contaminar o próprio ar que respira, a água que bebemos e o solo de onde provêm os alimentos dos animais. Todas essas distribuições colocam em risco a sobrevivência da terra, que levou milhares de anos para se compor.
Mesmo que o homem tenha uma maior consciência sobre sua intervenção no mundo natural, o que podemos até considerar um avanço mediante as grandes degradações que já ocorreram até agora, ainda não há coerência suficiente. Ou seja, muitas ações deveriam ser colocadas em prática para a preservação do meio ambiente.
Muitos novos empresários começam seus negócios já com uma consciência ambiental, tentando utilizar o mínimo de recursos naturais e aproveitar os já utilizados, mas mesmo com toda essa consciência, que já é uma conquista para saber o que realmente é preciso consumir, a tendência é aumentar a produção, gerando mais resíduos e utilizando mais recursos. Portanto, deve-se primeiro analisar e ter consciência se aquele produto é necessário para a sobrevivência dos seres humanos, sabendo que os recursos naturais são necessários para a sobrevivência.
A questão positiva é uma maior conscientização e valorização do meio ambiente, mas a humanidade ainda está longe de aprender a consumir e interagir com seu meio, de entender que é um ser participante do ciclo natural, e não dominante.
Isso mostra que a sociedade vem ignorando, até mesmo menosprezando, as relações ecológicas diárias entre ela e a natureza, dando margem ao surgimento de uma catástrofe ambiental que poderá explodir num futuro não muito distante.
Pode-se concluir que, para manter a qualidade de vida e, até mesmo, a vida sobre a terra, as sociedades humanas devem mudar radicalmente suas posturas e ações em relação ao meio ambiente.


2.3 ? EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA ESCOLA


Falar sobre um tema tão complexo como o meio ambiente é de suma importância, pois "o tema meio ambiente desenvolverá postura e valores pertinentes às relações entre os seres humanos, e de forma relevante trabalhar o tema meio ambiente como método que expressa." (REIS, 2000, p. 37)
É também de grande importância que o ser humano contribua ativamente para a melhoria do meio ambiente em que vive com mais educação não jogando lixo nas ruas, procurando sempre fazer o bem.
Nesse sentido, tendo criatividade de forma parceira uns com os outros para que possam ter um mundo melhor, a escola é o foco principal para o desenvolvimento dos nossos alunos para que eles possam ter desempenho, respeito e responsabilidade com a sociedade e o meio ambiente em que vivemos, procurando desenvolver com interação. Também é papel da escola impor regras mais importantes que regulam atividades humanas, impondo deveres e garantindo direitos, mostrando que os alunos podem ajudar a resolver os problemas do meio em que vivemos.

Outro aspecto importante do professor, restringindo as questões sociais ao âmbito da localidade que estão inseridos como um todo, em nível nacional e internacional, ligados numa rede de interações sociais e ambientais que leva em conteúdo, relacionando um desenvolvimento intelectual dos alunos. (ANDRAL, 1991, P. 43)

É, portanto, de grande importância levar em consideração o que se faz dentro da escola. Dessa forma, os dirigentes da educação incluíram a temática "meio ambiente" nos parâmetros curriculares nacionais (PCN) como tema transversal, pois cada vez mais a questão ambiental vem sendo considerada importante para a sociedade.


REFERÊNCIAS


BERRY, Thomas. O sonho da terra. Petrópolis: Vozes, 1991.

BRASIL, Ministério da Educação e do desporto curriculares nacionais naturais MEC/SEF. Secretaria de Educação Básica, 1998.

GIL, Antônio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisas sociais. 4. ed. São Paulo: Editora Atlas, 1995.

RODRIGUES, Antônio Paiva. Meio ambiente e a sociedade. Disponível em http:||www.ecoviagem.uol.com.br/fiqui-por-dentro-artis/meio-ambiente-e-sociedade-as-relacoes-homem-natureza-1316.asp. Acesso em 10 de agosto de 2010.

Autor: Érica Rafaela Pereira Lima


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