Cadastro Único de Produtos



As organizações necessitam registrar os fatos que envolvem seu negócio e disponibilizar esses registros de forma eficiente para diversos interessados: os funcionários, governo, discentes, público externos, enfim aos stakeholders. Esse processo de registro, armazenagem, comunicação e interpretação dos dados podem ser definidos como Sistema de Informação (SI) e que têm se mostrado vital para o sucesso das organizações.
O grande desafio das organizações passa a ser o alinhamento desse sistema a sua estratégia de forma que possa otimizar seu processo de maneira eficaz, pois os investimentos são elevados, há dificuldades técnicas e humanas, porém com planejamento e sinergia os resultados podem ser excelente.
Embasado na importância do uso do Sistema de Informação aplicada à gestão tecnológica é que podemos refletir sobre a importância do cadastro de produtos dentro de uma organização, e como sua não padronização pode afetar negativamente toda a cadeia de suprimentos a qual ele está inserido.
Segundo a ECR Brasil1 o cadastro de produtos é a base de gestão da supply chain (SC do inglês cadeia de suprimentos), nele é que se registram todos os produtos transacionados, bem como suas características necessárias às diferentes áreas no processo de produção, estocagem, distribuição, comercialização, tributação entre outros.
Ainda segundo a ECR Brasil, diariamente observa-se na indústria brasileira, no comércio atacadista e varejista e na atividade de transporte e movimentação de produtos, problemas decorrentes da incorreta identificação de produtos, divergência entre estoque físico e virtual, compra desnecessária de produtos ou manutenção de estoques inativos, rupturas, e tantas outras causas de gastos e ineficiência.
Todos esses problemas poderiam ser sanados com a adoção de um cadastro único entre indústria e varejo através de uma gestão integrada da Tecnologia da Informação (TI), levando assim há um sistema eficiente e eficaz na SC. Pois o cadastro é essencial e indispensável à movimentação e comercialização de produtos. Isso significa que é um elemento de suporte, que necessita ser compatível com as necessidades da empresa, ele deve ser um facilitador e não uma barreira.
Hoje é frequente encontrar a existência de cadastros incompletos, com erro e informação divergente. E muitas vezes cada campo do cadastro gera uma série de ações de planejamento ou operação, e quaisquer erros ou divergências podem ter consequências sérias ao longo de toda a cadeia.
Apesar de a quase totalidade dos produtos industriais saírem das respectivas fábricas com código de barras na embalagem de venda e muitas vezes nas caixas de despacho, é comum que as empresas que comercializam ou manipulam estes produtos ao longo da cadeia de abastecimento, criem códigos internos para identificá-los perdendo assim o benefício de adotar um sistema de cadastro único e universal, obrigando embarcadores e recebedores a identificar o conteúdo de uma caixa, um palete ou um veículo pela descrição de produto que vem na nota fiscal. Dentro desse contexto, onde o entendimento da importância de um cadastro padronizado é claro para os envolvidos no processo, a questão pode ser expressa na forma da seguinte pergunta: Por quais razões o cadastro único não é adotado pela indústria e varejo?
Qual a real possibilidade da criação de um sistema de cadastro padronizado entre indústria e varejo. Deve-se analisar o comportamento entre indústria e varejo buscando entender o que falta para a padronização do sistema de cadastro, avaliando quais as dificuldades para a implementação do sistema de padronização de cadastro de produtos e o que isso irá gerar de vantagens.

Autor: Joelma Tigre


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