PROJETO: A EXPANSÃO DA ESCRITA ATRAVÉS DO E-MAIL




UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA
CURSO FORMAÇÃO CONTINUADA EM MÍDIAS NA EDUCAÇÃO - EAD
CICLO INTERMEDIÁRIO 3ª OFERTA
MÓDULO IMPRESSO ? ETAPA 2
TUTORA: JEANE MENDES SERRAVALLE

PROJETO: A EXPANSÃO DA ESCRITA ATRAVÉS DO E-MAIL


Marilene Capinan Souza Rocha
Rosemare Gomes Trindade Santana


Rafael Jambeiro, 21 de Setembro de 2010.
PROJETO A EXPANSÃO DA ESCRITA ATRAVÉS DO E-MAIL

ESCOLA: Centro Educacional do Cajueiro ? Rafael Jambeiro Bahia

PUBLICO ALVO: alunos do ? 6ª e 7ª séries ? Ensino Fundamental
CONTEÚDO - Gênero da escrita /e-mail.
PERÍODO - IV Unidade

TEMPO ESTIMADO - Quinze aulas


JUSTIFICATIVA:

Vivemos no mundo letrado e visual, em que a palavra e a imagem são importantes meios de comunicação, em todos os setores da vida humana. Com a chegada da internet a exposição dos diversos gêneros textuais eletrônicos, exige o conhecimento e o domínio de textos breves que proporcionam o acesso a comunicação instantânea. O registro informal digital vem sendo cada vez mais e mais aceito. E, assim, é preciso aprender a reconhecê-los, tanto a sua característica, quanto a sua importância como, também a quem se destina essa correspondência, isso implica também explorar o modo de organização desses textos, trabalhando estes gêneros já que eles foram se constituindo em formas relativamente estáveis.
O correio eletrônico é a versatilidade da comunicação moderna, entretanto, o aluno não pode se sentir excluído, a instrumentalização de estratégias específicas propicia saber o que esperar de um e-mail, como escrever, que tipo de linguagem (formal ou informal) deve-se empregar, a partir do interlocutor. Com isso, perceber também que o gênero carta está gradativamente sendo substituído pelo e-mail.

OBJETIVO GERAL:
Compreender que o e-mail não é uma simples e tradicional composição escrita, mas um gênero escrito da sociedade moderna que produz e muda de sentido de acordo com o universo da pessoa para quem se está escrevendo, o que obrigatoriamente exige a necessidade de adequação da linguagem.

OBJETIVO ESPECIFICOS:
Ø Produzir e compreender textos de maneira adequada a cada situação de interação comunicativa;
Ø Descrever o gênero discursivo denominado e-mail ou correio eletrônico;
Ø Identificar elementos discursivos e diferenciar algumas definições recorrentes no texto, estrutura, composição e estética;
Ø Identificar o suporte textual onde é grafado o e-mail;
Ø Perceber como a mudança dos costumes interfere diretamente na forma como a cultura e a história se expande, fazendo análises de cartas escritas em outras épocas;
Ø Interagir por meio do gênero textual trabalhado, levando em consideração a modalidade discursiva e a sequência textual, para envolver enunciadores e enunciatários reais.

METODOLOGIA:

Inicialmente solicitar que o aluno faça uma pesquisa bibliográfica para entender o correio eletrônico/e-mail, como gênero discursivo, vindo a formular o seu conceito próprio de entendimento. Sugerindo também que avaliem outros tipos de correspondência (cartas, bilhetes, etc.).
Criação de e-mail dos próprios alunos, trocas dos mesmos entre si e entre professores e funcionários da escola, para aumentar a comunidade virtual e diversificar o perfil dos usuários. A troca pode estendida a alguém que ele/a (aluno/a) conheça e com quem já troque mensagens na internet, ou o e-mail de um ex-colega, de um amigo que mudou de cidade, ou ainda de uma autoridade do Município etc. e, em seguida, define-se o destinatário para iniciar os procedimentos da comunicação eletrônica.
O professor apresenta diversas modalidades de e-mails impressos, bem como disponibiliza o acesso a softwares mais utilizados para análise e geração de mensagens, devendo alertá-los quanto ao recebimento e envio de mensagens de propagandas, alertando-lhes quanto aos riscos de exposição do computador ao recebimento de correntes ou mensagens indesejadas (spam) que, possam posteriormente danificar os programas ou causar-lhes outros danos. Depois, o aluno deverá escolher um assunto de sua preferência, ou um dos sugeridos, desenvolvendo comentários sobre tal assunto. Por exemplo:
? Indicação de algum filme, jogo ou revista que ele aprecia e gostaria de sugerir para alguém;
? Informações sobre blogs e paginas do Orkut;
? Troca de ideias sobre alguma compra na internet;
§ Convite para uma viagem ao sítio de um dos colegas, durante um feriado prolongado;
? Solicitação de alguns livros indicados na escola, em concursos ou em vestibulares;
? Reclamações sobre algo que os incomodam;
? Sugestões ou críticas sobre as normas da própria escola.
? Reivindicações, sugestões ou críticas a representantes do Poder Executivo (municipal ou empresarial).
Em seguida, serão convidados a fazer a análise do emprego da linguagem adequada, de acordo com o interlocutor. Lembrar que o uso de uma linguagem informal, com gírias e abreviações, só é recomendável se houver intimidade entre os correspondentes.
O aluno deverá ler e reler o seu texto, alterando o que julgar conveniente. Conferir a linguagem; observar se empregou o vocativo corretamente, se desenvolveu bem o assunto escolhido, se despediu-se, e se assinou conforme as orientações feitas anteriormente. Pronto, terminada esta etapa, o e-mail poderá ser enviado ao interlocutor, caso queira manter correspondência com ele.

AVALIAÇÃO:

Será avaliada a participação, assiduidade e o desempenho individual, bem como, domínio da escrita, adequação vocabular uso correto da modalidade discursiva e a sequência textual coerente.

RECURSOS NECESSÁRIOS:
Diversos e-mails e contatos, livros, revistas, cartas, bilhetes, dicionários, computadores com acesso a internet, etc.
REFERÊNCIAS
SARMENTO, Leila Lauar. Oficina de redação. São Paulo: Moderna, 3 ed. 2006.
Projeto: O E-mail ?Projeto de Pesquisa. www.veramenezes.com/Projeto_O%20e-mail.doc. Acesso em: 22/09/2010.
RAHA, Cláudia Belmonte. LIMA, Aline Braga de. Da carta ao e-mail: escrevendo e conhecendo a si e ao outro. . Acesso em 22/09/2010.

Autor: Marilene Capinan Souza Rocha


Artigos Relacionados


Dez Dicas Para Redigir E-mail

O Que é E-mail Marketing?

Lixo Eletrônico No Ambiente Corporativo

Autenticação De Email

Leitura, Produção E Compreensão Textual Na Perspectiva Dos Gêneros

Netiqueta

O Ensino Da Leitura