A parcela de cada um



Todo mundo quer ter paz, mas parece que algumas pessoas fazem questão de mantê-la à distância.
Acredito que a busca incessante pela tranqüilidade de espírito seja algo importante na vida de todos nós. Você só consegue sentir essa paz em total plenitude quando as pessoas que o rodeiam também sentem o mesmo. E à medida que as pessoas que estão a nossa volta estão felizes, você vai ficando também e passa a olhar com olhos compridos querendo que mais pessoas, mesmo que a uma distância regular também se sintam bem, criando uma atmosfera agradável de viver e conviver. Esse seria o molde ideal. Pode parecer utópico, mas é, em minha opinião, o formato adequado para que se expanda a paz mundial.
Mas, infelizmente a gente vê todos os dias exemplos do inverso desta minha forma de enxergar melhorias para todos.
Li a reportagem onde um jovem australiano arrancou páginas da Bíblia e do Alcorão e usou como papel de cigarro, fumando na frente da câmera em ato exibido pelo Youtube.
Ora, convenhamos, o que este jovem busca demonstrar com tal ato? No que este tipo de atitude ajuda no convívio entre os seres humanos? Que coisa boa uma ação néscia como essa pode promover no sentido de ampliar o amor entre os homens? Lamentavelmente, nenhuma.
Tenho como regra que, se você não está apto a realizar nenhum feito que possa ser útil a humanidade, ao menos não faça nada de inútil!
É lógico que todos nós temos o livre arbítrio e podemos fazer aquilo que bem nos dá na telha, desde que seja algo que não interfira no direito de outrem, porém, vemos com freqüência pessoas que chegam ao limite da tolerância e o fazem para, definitivamente, desafiar a normalidade e tentar se colocar acima de todos.
Minha indignação não está fixada no fato do rapaz ter rasgado páginas de livros sagrados ? estaria tão indignado se ele o fizesse com páginas de um clássico - mas sim por ter tomado uma atitude completamente inútil para demonstrar sua falta de fé. E não me parece falta de fé em Deus e sim a falta de fé no próprio homem.
Às vezes posso transparecer estar acomodado em meu mundinho e aceitar calado a tudo que nos é imposto. Não é isso. Trata-se apenas de entender que podemos e temos o dever de evitar que as coisas piorem; de buscar conseguir maneiras e atitudes para apaziguar os corações de todos e não criar mais monstros do que já temos habitando nossos pesadelos.
Cabe a todos nós avaliar nossas atitudes. Entendo que quanto mais jovens estamos, mais cheios de gana em provar do mundo também. Mas, seja qual for a idade, sexo, religião ou não, a cada um cabe uma parcela grande de responsabilidade no fomento ao humanismo. Não precisamos de mais horrores, de mais guerras de mais povos sofrendo. Precisamos de sorrisos, de carinho e compreensão.
Não importa se alguns ou muitos erros na história balançaram os pilares do mundo e nos relegaram a certo ceticismo. O que importa é que tenhamos a sensatez de olhar com positivismo para frente, acreditar que o futuro sempre será melhor e colaborar para que esse nosso planeta seja bom e suficiente para todos.
Um abraço a todos.
Estamos a bordo.

Autor: Clovis De Mello


Artigos Relacionados


Como Amo Você

Sentido

Manutenção Da Atitude

Manutenção Da Atitude

O Que é Importante?



Corrompidos