A HISTÓRIA DOS DIVERSOS LIBERALISMOS



? A origem do liberalismo não tem data definida, pode se dizer que seu nascimento se deu no processo de transição do feudalismo para o capitalismo. Assim afirma HUBERMAN.
? Falar de liberalismo não é uma tarefa simples, pois este termo remete a vários questionamentos, pode-se falar de um liberalismo universal e atemporal. O liberalismo não pode ser analisado como um corpo de ideias descoladas da realidade, mas sim como uma ideologia da sociedade burguesia.
? O liberalismo propriamente dito significa na visão dos liberais a liberdade de pensamento, expressão e religião. No decorrer dos processos históricos inúmeros filósofos e historiadores vão discutir este conceito.
? Marilena Chauaí a firma que os pensamentos liberais tiveram uma grande contribuição na estruturação da sociedade inglesa e francesa.

A difusão das ideias iluministas de liberdade, igualdade e fraternidade orientaram os revolucionários franceses na luta contra o absolutismo; desencadeado uma luta para a derrubada do poder monárquico que restringia o poder da burguesia. As ideias, presentes na época, de liberdade e propriedade, tinham que ser defendidas por um regime político, diferente do teocrático e absolutista. Adam Smith afirma que o homem precisa de uma liberdade econômica e o Estado de proteger as atividades espontâneas.
No entanto o estado francês continuará arraigado no absolutismo monárquico até o século XVIII, onde o poder do rei ainda era considerado como de origem divina.
Mas com as graves crises econômicas, em virtude das péssimas colheitas e na falta de alimentos; o aumento dos preços, o envolvimento da França na guerra dos setes anos (1758 a 1763) e na guerra de independência dos Estados Unidos,.
Socialmente a França também vivenciava uma crise política e uma má divisão tributaria.
Diante do impasse político, a sociedade é inspirada pelos pensamentos liberais onde em 9 de julho de 1789 a assembléia Nacional Constituinte inicia a Revolução Francesa.

Já a Europa no inicio do século XIX a maioria da população européia vivia no campo. A terra ainda era a principal fonte de riqueza; no entanto diferente da França a Europa já havia iniciado o processo industrial, sobre a influência do iluminismo, que procurava a modernização da sociedade.
Mas inúmeros fatores vão contribuir para a revolução como a forma de produção manufatureira, a utilização da energia do vapor e inovações técnicas que originam o maquinismo; ampliação das vias de comunicações, com a construção de canais e novos sistemas de pavimentação; ampliação dos mercados consumidores por causa do aumento população e do colonialismo europeu; existência de capitais provenientes do comércio colonial, dos bancos e da agricultura; aumento da produção de matérias-primas, estimulado por novos sistemas de cultivo e mineração.
Existiam poucas indústrias, mas a utilização das máquinas exigiu a revolução Industrial e o fim da produção manufatureira.
Os pensamentos liberais contribuíram para a formação de uma nova sociedade francesa e européia.
Portanto é um conjunto de ideias que tem a finalidade de assegurar a liberdade individual e a propriedade privada. Estas ideias filosóficas foram geradas a partir do surgimento de uma nova sociedade econômica.
Assim sendo, o liberalismo será estudado a partir de uma abordagem histórica, a qual não pretende descrever a história dos diversos liberalismos, No decorrer do texto busque destacar que esta ideologia nasceu na sociedade moderna e que ao longo de sua formação e desenvolvimento tomou feições diferentes nos diferentes países em que penetrou. Tornando-se um fator de extrema importância na construção de uma sociedade contemporânea que busca a "liberdade, igualdade e fraternidade".

Autor: Dhiogo José Caetano


Artigos Relacionados


O Século Xviii E O Nascimento Da Sociologia

O Iluminismo Como Movimento Político E Econômico Na Europa.

Mudança Do Estado Político Na Inglaterra

Liberalismo E Democracia

Do Liberalismo Ao Neoliberalismo

Um Contexto Neoliberal Na Educação

Nelson Werneck SodrÉ E O Sonho Da EmancipacÃo Nacional