A FAMÍLIA E O DESAFIO DE SERVIRA AO SENHOR, NO MUNDO PÓS MODERNO



TEMA: A FAMÍLIA E O DESAFIO DE SERVIR AO SENHOR NO MUNDO PÓS ? MODEERNO
TEXTO: JOSUÉ: (24: 14-16; Jô CAP. 1.1)
INTRODUÇÃO
Tem uma expressão bíblica no livro do Gênese, que eu acho maravilhosa.
"Não é bom que o homem esteja só" (Gn 2:18).
Isso porque Deus ainda não tinha criado a mulher. E interessante que Deus disse que Abraão estava só, mesmo ele tendo a companhia do Senhor. Pois, o criador estava com ele todos os dias no paraíso. Adão possuía alguém acima dele, o qual era o seu criador; Deus possuía alguém abaixo dele- os animais; mas não possuía ninguém ao lado dele. E nesse sentido estava sozinho! Deus é solidário com o homem.
A realidade é: "Pessoas precisam de Deus. Mas também pessoas precisam de pessoas". É pó isso que Deus instituiu a família. Pois, precisamos dela! Por isso importa que o nosso relacionamento seja firme.
Hoje nos dias hodiernos existem muitos lares desestruturados, por falta de um relacionamento firme.
"O professor Merval Rosa em seu Livro A família e os desafios de um novo tempo, fala que a família exerce uma função mediadora entre o indivíduo e as estruturas sociais."
Alguns especialistas radicais já disseram que a família como instituição tradicional não deve existir. Já outros mais moderados dizem que a família deve buscar alternativas. Ou seja, buscar novas formas de estruturas funcionais.
Outro elemento a ser observado é o conceito de Família. A família moderna já não é o modelo tradicional. Hoje pela influência do mundo pós moderno tem surgido vários modelos de família.
Transição: Vejamos alguns valores que implicam para uma família que serve ao Senhor.
1º DESAFIO DE SERVIR AO SENHOR COM INTEGRIDADE.
1.1- A integridade é um fator que proporciona relacionamento firme na família. Podemos falar da integridade de Jó."Havia um homem na terra de Uz , cujo nome era Jó; e este era homem sincero, reto e temente a Deus; e desviava-se do mal." (Jó 1.2).
Se nós dizemos uma coisa a esposa e aos filhos outra coisa e não a fazemos, não estamos sendo de confiança. ( íntegro).
Precisamos fugir da tentação das meias verdades, e sim, falar a verdade. Como família cristã precisamos ser exemplo diante da sociedade da sociedade da qual fazemos parte.
1.2 A família como alvo das bênçãos de Deus precisa ser sal e luz da terra. O projeto de Deus perpassa pela família. Os ataques à família aumentam a cada dia e se faz mister que, como servos do Senhor Jesus Cristo, possamos através da Palavra de Deus nos fortalecer, orando e nos comprometendo com os valores espirituais; valores do Reino de Deus, para superarmos e vencermos os desafios deste novo tempo.
Somos tentados dá um jeitinho brasileiro, para nos livrarmos de alguma situação complicada; seja em casa, no trabalho, no comércio, na escola, na faculdade, no namoro e nas transações.
Precisamos lembrar-nos da palavra de Paulo a Timóteo (4:12) "Ninguém despreze a tua mocidade mas sê o exemplo dos fiéis na palavra, no trato,no amor, no espírito, na fé na pureza."A família como é instrumento de benção para a igreja e a sociedade.
2. O DESAFIO DO ENSINO DA PALAVRA DO SENHOR.
2.1- Josué disse: "Porém eu e a minha casa serviremos ao Senhor".
Esse é o fator primordial, o ensino da palavra do Senhor aos filhos.
Paulo ensina esse princípio em Efésio 6:14. Porém, reconheço que é um grande desafio num mundo pós-moderno, criar os filhos na admoestação do Senhor.
Quando a família tem como base a palavra de Deus, ela vence as crises.
Pois, através da palavra aprendemos a desenvolver os valores éticos, morais e espirituais em nosso lar.
Precisamos observar se não perdemos algum valor em nosso relacionamento familiar. Ex: Lucas (15: 8-10). A mulher que perdeu dez dracmas.
A família deve viver pautada nos valores bíblicos, para suportar as ondas contrárias aos princípios bíblicos.
Ilustração: Salmo (128:1-6)
3 ? O DESAFIO DO PERDÃO NA VIVÊNCIA FAMILIAR
3.1- O perdão é uma questão de obediência ao Senhor.
O perdão é constituído de dois elementos: um natural ( a competência humana) e outro sobrenatural.( competência divina). O homem libera o perdão, e Deus opera o milagre da restauração da alma ferida. Curando as emoções, recuperando o amor próprio, modificando o senso pessoal de justiça e libertando da amargura.
3.2-Considerar que o perdão é uma decisão de não "desenterrar" mais as ofensas.
? Podemos aprender com José. Ele decidiu não lembrar os fatos que o machucaram tanto. E o Senhor o conduziu por uma caminha melhor, a reconciliação
CONCLUSÃO
Queridos irmãos frente aos desafios só nos resta pedir forças ao Senhor, para superarmos as nossas fraquezas e os impercílios que nos impede de servir ao Senhor através desses valores mencionados nesta mensagem.
Pois, os dias são de turbulência como diz o Apóstolo Paulo: Os dias são trabalhosos.
Eu quero concluir com as palavras de Jesus, no evangelho de Mateus (7:24) "Todo aquele, pois, que ouve estas palavras e a põe em prática será comparado a um homem prudente, que edificou sua casa sobre a rocha."
Entendendo a família como alvo das bênçãos de Deus, pois Ele tem planos para a família. E por meio da família ele deseja alcançar outras famílias.
Podemos afirmara três verdade absolutas.1- Foi Deus quem instituiu a Família 2- É Deus quem cuida e sustenta a família. 3 ? É Deus quem salva a família.
? A sua família a é um canal de benção para a sociedade.
"A benção prometida a Abraão e, através dele, ao povo de Israel e à humanidade inteira está destinada a destruír a maldição que o pecado dos seres humanos fez cair sobra a terra."
Em meio aos ataques à família, firmemo-nos na rocha que é Cristo. Conforme ele nos garante em Mateus (28: 20) "Eis que estou convosco todos os dias até a consumação dos séculos". Amém!

Autor: Pr. Hugo


Artigos Relacionados


Aprenda Amar

Como EstÁ Sua FamÍlia?

A Chamada De Abraão.

Maria E José

Atribuições De Um Pastor.

Características De Uma Família Feliz

O Pastor Que Ensina Mas Não Faz!