Unijuí-Teoria de Administração



Caminhos da Inovação na Gestão

? Os caminhos da inovação na gestão dependem: do foco na pesquisa e na investigação; foco na participação e na negociação; foco nas pessoas e no trabalho; foco na educação, no conhecimento e no aprendizado; e foco no próprio processo de inovação.
? Nas organizações inovadoras há ênfase nas atividades de pesquisa e desenvolvimento.
? A participação e a negociação representam importantes eixos da inovação no processo de gestão porque constituem uma maneira mais democrática e diferenciada de lidar com o paradigma contemporâneo da reestruturação flexível, que se movimenta em alta velocidade, em espaço comprimido e sem regulação.
? Os agentes da inovação são as pessoas e os efeitos da inovação atingem diretamente os modos de trabalho.
? O foco na educação, no conhecimento e no aprendizado habilita o processo de inovação e permite o desenvolvimento das pessoas e da sociedade. O inovador é um empreendedor.
? A busca de um novo paradigma de gestão deve se preocupar com a legitimidade, que engloba a eficiência, a eficácia e a efetividade, e pressupõe o resgate de dois instrumentos úteis para democratizar o processo de gestão:
- negociação: é um processo que envolve duas ou mais partes (pessoa, grupos, organizações, movimentos, instituições) coma finalidade de atender a suas necessidades, desejos, objetivos e expectativas. O tempo, o poder, a informação e as habilidades dos negociadores são os fatores que influenciam na negociação.
- participação: todos os aspectos relevantes de uma organização podem ser compartilhados, negociados e encaminhados: decisão, comunicação, liderança, remuneração, processo de trabalho, mudanças tecnológicas. Assim, negociação e participação são indissociáveis em qualquer processo de administração de conflitos e de mudanças legitimas nas organizações.
? Inovação não é apenas o que se reconhece visivelmente em um produto, serviço, tecnologia ou mercado, mas também a maneira como uma nova tecnologia, ou processo, é incorporada na estrutura organizacional ? com ou sem participação e negociação.
? Há hoje um discurso contraditório sobre as pessoas e o trabalho. De um lado, afirma-se que chegou à hora de valorizar as pessoas e que ela estão no centro das competências geradas pelas empresas. De outro, crescem os processos de terceirização, subcontratação, informalidade e desemprego.
? As empresas globais redefiniram as relações sociais e de trabalho em todo o mundo, seja nas organizações, seja na esfera do poder político. Mudaram as relações entre capital e trabalho na sociedade, nas cadeias produtivas e no âmbito de cada organização.
? Em conseqüência e inevitavelmente, os padrões organizacionais de gestão foram afetados. As palavras ? chave agora são: "flexibilidade", "competitividade", "inovação", "conhecimento" e "redução de custos".
? Nesse novo cenário mundial, há uma contradição no contexto empresarial: de um lado, são as pequenas empresas e os pequenos empreendedores que acumulam as maiores perdas e enfrentam as maiores dificuldades; de outro, as grandes empresas tem de se fragmentar e se desdobrar para enxugar suas estruturas e agir com a flexibilidade dos pequenos negócios.
? A chave da inovação está em articular novos espaços entre a educação, a mudança e a tecnologia da informação. Com isso as empresas se preocupam cada vez mais coma área educacional e tem investido em processos de aprendizado e inovação organizacional.
? O desafio da gestão é criar o conhecimento organizacional para promover a inovação contínua e obter vantagem competitiva. A criação do conhecimento na organização privilegia a conversão do conhecimento tácito em explícito, permitindo a inovação de produtos, serviços, sistemas e processos.
? O empreendedorismo é uma fonte de aprendizado de gestão. O empreendedor tem espírito de inovação, tomando iniciativa de romper com as coisas velhas e criar novas, e seu papel confunde-se com o do empresário.
? O certo é que todo empreendedor precisa saber administrar, embora nem todo administrador tenha a vocação para empreender.
? O chamado "espírito empreendedor" significa criar um negocio inovador assumindo riscos e recompensas no mercado, é cada vez mais exigido dentro das empresas, seja dos funcionários administrativos, trabalhadores e técnicos, seja dos supervisores, gerentes e lideres.
? O empreendedorismo em sentido puro esta diretamente relacionado com a inovação, porque o empreendedor no sentido clássico é aquele que tem percepção e a capacidade de aproveitar as novas oportunidades no mercado e criar algo radicalmente inovador, que altera a situação anterior com novos produtos, novos processos ou serviços. É aquele que tem capacidade de destruição criativa.
? Ás transformações tecnológicas que incidem sobre os processos, produtos e serviços, e a inovação organizacional ocorre quando há alterações radicais nos modos de gestão, na estrutura organizacional e no sistema de trabalho.
? Empresas inovadoras costumam ter um departamento especifico para pesquisa e desenvolvimento (P&D). As atividades de P&D geralmente incluem pesquisa fundamental, pesquisa aplicada, desenvolvimento experimental, inovação no produto, processo ou serviço, distribuição e comercialização.
? Um exemplo importante de empresa inovadora é a Petrobras e seu esquema de gestão compartilhada de pesquisa e desenvolvimento. Há um comitê tecnológico estratégico que estuda as estratégias, os clientes e o contexto externo e, com a participação do Centro de Pesquisas (Cenpes), define os projetos e sua operacionalização.





Autor: Raquel Amarante


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