Vilência Em Essência



A violência é um ato ocorrido desde o início da história do homem. Desde entao, admite-se vários conceitos, teorias, busca-se por bases e formas de ameniza-la. Mas a verdade é clara: o sentimento violento evoluiu- se nas mais variadas mentes e é executada em formas cada vez mais cruéis.

Acredita-se que o primeiro fato violento se deu entre Abel e Caim, abordados na bíblia. Cientistas afirmam que a violência ocorreu durante os primeiros contatos dos homelídeus na busca por alimento. Outros crêem que este hábito é instintivo e está fixado no comportamento dos animais de forma generalizada. Há de se concordar que, historicamente, acompanhou o "caminhar da sociedade " humana e, assim como tal, deu-se  o próprio desenvolvimento.

A evolução da mente humana traz consigo os perigos conseqüentes: o avanço tecnológico, por exemplo, ocasiona novas formas de violência , novas ambições, o que acaba por ampliar e expandir suas aplicações.

É constante a dedicaçao de profissionais especialistas e mesmo dos governos nacionais em estudos e pesquisas que possam possibilitar aplicação de projetos anti-violência, que incentivam ao combate e à negação da mesma e pós-violência, que abrigam e apóiam as vítimas, espalhando a repugnância de tal ato. Apesar disso, sao considerados insatisfatórios diante da dimensão individual, tratando-se da mente humana.

Diante da desmitificarão de que a violência ocorre em maiores proporções nos ambientes de pobreza, perdeu-se um dos fundamentos mais concretos da origem desse sentimento. Hoje sabe-se que ambas classes sociais, independente de raça ou gênero, encontram-se em situação de grande crueldade e efetividade.

As causas são inúmeras como os casos; falta de apoio familiar, escolar, a relaçao entre os amigos ou mesmo a falta dela, são apenas poucos dos argumentos capazes de justificá-las.

A única verdade em que a sociedade vem tendo certeza é de que a violência assume maiores proporções cada vez mais cedo na vida das pessoas e mais  friamente.

Apesar do pessimismo, sabe-se também que é imensa a capacidade do homem em melhorar sua forma de vida. Sendo assim, vê-se que há possibilidades de viver em comunhão, ou ao menos respeito ao refletir sobre as sérias conseqüências de quem pratica a violência e de quem a sofre. A essas possibilidades encontram-se agregadas muitas pessoas que almejam e acreditam num futuro de paz.


Autor: Maiane Leite


Artigos Relacionados


Papel Da Religião No Poder

Papel Da Religião No Poder

Violência Familiar Com ênfase Na Criança, Adolescente E Mulher

Educação Religiosa

O Crime Está Na Mente

Embaixo Do Calçadão...

Relação Entre Medo E Poder