CULTURA, ETNOCENTRISMO E FOLCLORE TERMOS QUE SE COMPLETAM NAS PESQUISAS SÓCIO-ANTROPOLÓGICAS



Marília do Amparo Alves**

Cultura diz respeito a humanidade como um todo e ao mesmo tempo a cada um dos povos, nações, sociedades e grupos humanos

SANTOS, José Luiz dos. O que é cultura. 16ª ed.: São Paulo, Brasiliense, 2006, p.8

Relativizar é sempre mais complicado, pois nos leva a abrir mão das "certezas" etnocêntricas em nome de dúvidas e questões que obrigam a pensar novos sentidos para a compreensão da sociedade do "eu" e da sociedade do "outro".

(ROCHA, Everardo P. Guimarães. O que é etnocentrismo. São Paulo: brasiliense,1988. p.22)

Na cabeça de alguns, folclore é tudo o que o homem do povo faz e reproduz como tradição. Na de outros, é só uma pequena parte das tradições populares.

BRANDÃO, Carlos Rodrigues. O que é Folclore. São Paulo: Brasiliense, 1982. p.23.

RESUMO

O presente Semi-artigo é fruto das reflexões do Seminário com os temas Etnocentrismo, Cultura e Folclore, este artigo tem por objetivo analisar os três

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*Semi-artigo apresentado a Prof.Luciana Leitão, da disciplina Estudos Sócio-antropológicos do Curso de Letras Vernáculas, da Universidade do Estado da Bahia - UNEB -Campus XXI, como requisito para complementação de nota.

**Discente do segundo semestre, vespertino – UNEB, militante da pastoral da juventude

conceitos e como eles são tratados nas pesquisas sócio-antropológicas, e o relativismo que é necessário quando se aborda os três conceitos supracitados.

PALAVRAS-CHAVE

Etnocentrismo, Folclore, Cultura, relativismo, pesquisador.

INTRODUÇÃO

Cultura, etnocentrismo e folclore são termos que se completam nas pesquisas Sócio-antropológicas, existem relações sociais envolvidas quando são abordados esses temas, analisaremos neste semi-artigo como são abordados e qual a contribuição dos autores por nós estudados para que possamos compreender melhor esses temas.

Nosso Semi-artigo é composto apenas de uma parte e para fazer essa análise ao seguinte suporte teórico:BRANDÃO, Carlos Rodrigues. O que é Folclore. São Paulo: Brasiliense, 1982; ROCHA, Everardo P.Guimarães. O que é etnocentrismo. São Paulo: Brasiliense, 1988; SANTOS, José Luiz dos. O que é cultura. 16ª ed. São Paulo: Brasiliense, 2006.

O conceito atual que as pessoas têm de cultura é contraditório, elas tratam cultura como conhecimento aprofundado e ou acadêmico, diz-se assim que alguém culturalizado é uma pessoa que tem conhecimento aprofundado sobre algo, cultura é muito mais complexo que essa explicação simplista e até mesmo preconceituosa, falar de cultura é falar das realizações da mão humana, ela faz parte da construção social, dos modos de vida de uma sociedade, por isso há as particularidades de cada sociedade, os traços culturais, que são pequenos elementos que descrevem uma determinada cultura, podem levar a valorização ou não de uma cultura, eles podem ser referencias para julgamento do valor desta.

Cada povo, sociedade e grupos humanos possuem sua própria cultura, que por vezes tem características que coincide com de outras culturas, mas possuem também diversas particularidades. Cultura não é algo estático, nem definido, ela está em constante mudança e adaptação à realidade.

Algo que possui valor em uma determinada sociedade, em outra pode ser estranho e até mesmo constrangedor, tomamos como exemplo o fato de os pescoços longos das mulheres-girafas na Birmânia, nos parece bastante estranho e até mesmo absurdo, no entanto, para aquela sociedade, quanto maior o pescoço das mulheres mais belas elas são, isso nos mostra que em cada cultura os seus traços e elementos culturais representam algo, tem valor específico, que por vezes, só é compreendido por quem faz parte.

Quando tratamos de cultura, é necessário fazer a relação cultura Erudita X Cultura popular, a primeira sendo a valorizada pela sociedade, considerada bonita, importante, possuindo bom gosto cultural quem a aprecia. A cultura erudita esteve sempre relacionada à classe dominante, ao domínio do conhecimento e poder, dessa forma, a boa musica, a arte de qualidade, obras artísticas em geral e conhecimento são tidos como específicos desta classe, e essa cultura vista como superior , e por vezes, até como única, isso explica o fato de , por diversas vezes ao ouvir uma música consagrada e reconhecida como erudita , ouve-se a expressão : "isso sim é cultura" , assim como quando se ouve uma música popular , criada e transmitida oralmente pelo povo, há o preconceito de julgá-la ultrapassada, e sem valor cultural.

A cultura popular, por sua vez, é construída pelas manifestações do povo, suas crenças, costumes, diz respeito a vida dele; enquanto a cultura erudita refere=-se a classe dominante alta, a cultura popular esta relacionada às classes subalternas, sendo por isso, desvalorizada.Uma das formas de manifestações populares se da com o Folclore, este tem como característica principal a tradicionalidade, que manifesta sua expressão nas crenças, e na reprodução das tradições do povo, geralmente com a forma de transmissão oral, o folclore pode sofrer mudanças, já que cada geração pode acrescentar algo na manifestação, também podendo haver adaptação desta ao local onde ela é realizada, no entanto, as raízes, tradições são mantidas e procura-se ter sempre em mente o motivo de sua realização, dessa forma, nenhuma manifestação folclórica deixa de existir , e sim, é realizada sob outra roupagem, adaptada á realidade , o que não a descaracteriza como folclore.

Tanto na cultura erudita, quanto nas manifestações folclóricas, há a utilização de mecanismos para que sejam mantidas as particularidades dessas formas de cultura, isso se dá com o etnocentrismo, que consiste em uma visão da cultura do "outro" a partir da cultura do "eu", o que leva a enxergar a cultura que um Indivíduo pertence, como superior, desprezando dessa forma, as demais, essa visão geralmente é carregada de estereótipos.

Se por um lado, na cultura erudita o etnocentrismo aparece impossibilitando que se valorize o folclore; por outro lado, no folclore ele aparece como forma de preservar a tradição, impedindo que se percam os traços culturais próprios dessa manifestação.

Diante das questões abordadas a respeito dos três conceitos citados, cabe um questionamento: qual deve ser a visão do pesquisador nas pesquisas referentes a estes temas?

Faz-se necessário que ele tenha uma visão relativizadora,pois a posição cultural relativista tem como ideal que as pessoas tenham um modo de vida exclusivo, com sistemas de valores próprios. O pesquisador deve perceber que quando se trata de cultura tudo é relativo, o relativismo cria condições de controle de uma visão etnocêntrica, o pesquisador deve buscar ser isento desta, identificando na pesquisa as relações de poder presentes quando se trata de cultura.

BIBLIOGRAFIA:

BRANDÃO, Carlos Rodrigues. O que é Folclore. São Paulo: Brasiliense, 1982.

ROCHA, Everardo P. Guimarães. O que é etnocentrismo. São Paulo: Brasiliense, 1988.

SANTOS, José Luiz dos. O que é cultura. 16ª ed. São Paulo


Autor: Marilia Amparo


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