MISSÃO DEFINIDA A PARTIR DA TRINDADE



INTRODUÇÃO

A atividade missionária é, primeiramente, um trabalho do Deus Trino: "... batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo" (Mt 28.19, grifo nosso) . William J. Larkin Jr. nos lembra que "A narrativa de Lucas apresenta cada pessoa da Divindade como ?enviador?, comissionando e promovendo a missão. Cada pessoa da Trindade é também um ?enviado?, um agente missionário bem como um participante trabalhando por meio dos agentes humanos" . De tal modo, o Deus Trino é o Autor, a Fonte de poder e o Articulador de toda atividade missionária. Ou seja, a missão cristã está relacionada ao Deus Trino onde o seu ponto central se converte em Jesus Cristo cuja chave é o seu entendimento. A missão está voltada para cima "a glória de Deus", para dentro "a edificação da Igreja" e para fora "a evangelização dos pecadores".

DEUS PAI ? O DEUS MISSIONÁRIO

George W. Peters cita Douglas Webster: "Nós começamos, então, onde a missão começa: com Deus". Peters continua: "Apenas tal declaração faz justiça à alegação bem sustentada de Georg F. Vicedom de que a missão é Missio Dei" . Ou seja, a missão é um dos atributos pessoais de Deus. Isto significa que do início ao fim a missão cristã é a missão de Deus, e não do homem. Assim, há a necessidade desesperada de que se busque uma teologia de missão que não seja antropocêntrica ou eclesiocêntrica (ou agenciocêntrica), mas teocêntrica . Missão é uma obra essencialmente de Deus .
Estudando as Escrituras Sagradas, notaremos que Deus é um Deus Missionário. Ele enviou muitos missionários com tarefas específicas. Vejamos:

1. Deus enviou José para salvar Israel da fome: "Diante deles enviou um homem, José..." (Sl 105.17);
2. Deus enviou Ananias a Saulo: "Saulo, irmão, o Senhor me enviou, a saber, o próprio Jesus que te apareceu no caminho por onde vinhas, para que recuperes a vista, e fiques cheio do Espírito Santo" (At 9.17);
3. Deus é quem manda trabalhadores para a Sua seara (Lc 10.2; Mt 9.37,38);
4. Deus enviou o seu próprio Filho para resgatar os pecadores arrependidos (Jo 3.16).

Quando olhamos para o Deus Pai o vemos como a única fonte da missão. De Deus procede e resulta a missão. É Deus quem, de fato, envia.

1. Deus tem compaixão do pecador: "Em toda a angústia deles foi ele angustiado" (Is 63.9);
2. Deus deseja que todos sejam salvos. O amor de Deus não conhece limites: "o qual deseja que todos os homens se salvem, e venham ao conhecimento da verdade" (1Tm 2.4);

Vejamos agora, seguindo o esboço de Betty Bacon, o plano-mestre de Deus para a missão:

1. Deus o elaborou "antes da fundação do mundo": "... do cordeiro que foi morto desde a fundação do mundo" (Ap 13.8);
2. Deus o centralizou em Jesus Cristo: "isto é, Deus estava em Cristo reconciliando consigo o mundo, não imputando aos homens os seus pecados, e nos confiou a palavra da reconciliação" (2Co 5.19);

3. Deus leva ao máximo da história mundial: "será pregado este evangelho a todas as nações. Então virá o fim" (Mt 24.14);
4. Deus toma as iniciativas: "Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. Porque Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para que condenasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele" (Jo 3.16,17);
5. Deus usa instrumentos para executar o Seu plano grandioso:
a) Todas as coisas (Sl 19.1-2);
b) A história e cultura de todos os povos (Am 9.7; At 17.26,27; Ap 21.24);
c) Seu Filho (Jo 3.16,17);
d) Seus servos (1Pe 1.21; Sl 68.11; Mt 21.15,16);
e) Sua Palavra (Jo 17.8; At 6.2; 2Tm 4.2).

A universalidade do plano e da mensagem de Deus começa a aparecer em Gn 1.26-30. Como mesmo disse Thomas Reginald Hoover: "Há muitas referências ao plano universal de Deus no Antigo Testamento, mas as poucas que temos considerado demonstram além de qualquer dúvida que o Deus do Antigo Testamento é um Deus Missionário". Nós vemos em Gênesis, pela primeira vez, que Deus é um Deus Missionário: "Porei inimizade entre ti e a mulher, entre a tua descendência e o seu descendente. Este te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar" (Gn 3.15). Deus foi o próprio Missionário ao anunciar a boa notícia no Éden . Depois, o Deus Missionário, enviou o seu único Filho para buscar e salvar o perdido: "Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna" (Jo 3.16). No texto bíblico citado diz que Deus deu Jesus ao mundo. O verbo "dar" neste sentido, não é meramente uma determinada pessoa abrir a mão e oferecer alguma coisa a outrem. Antes, é dar ou ofertar uma dádiva preciosa para alguém que não merece, sem impor o recebimento de alguma coisa em troca ou barganha. Foi exatamente o que Deus fez: ofereceu o seu Filho amado para resgatar o homem que se havia se afastado completamente dEle . Para entender sobre missão é preciso partir deste princípio: Deus deu o seu Filho e o próprio Filho se deu para salvação dos eleitos.
Roger Greenway fazendo menção do missiólogo Francis M. Dubose, diz que o mesmo afirma que a figura bíblica do verdadeiro Deus é comparada à de um grande e contínuo "Enviador". Assim, missão é a objetivação do propósito eterno e benevolente de Deus que se origina em seu ser e caráter.

DEUS FILHO ? O DEUS MISSIONÁRIO

Quando olhamos para o Deus Filho, encontramos a realização plena da Missio Dei. A missão de Jesus no mundo foi: buscar e salvar o perdido (Lc 19.10). Jesus veio a este mundo como resultado de um comissionamento divino. Assim, a missão de cada cristão na Terra é a de pregar o Evangelho (Mc 16.15). E à semelhança do próprio Jesus, ninguém tem o direito nem de se auto-comissionar, tampouco, igrejas e organizações missionárias, podem se colocar como meras "recrutadoras", sem que antes haja provas incontestáveis e exigentes da vocação divina. O chamado de Deus é irreversível e irresistível. É Deus quem seleciona, escolhe, chama, capacita, sustenta e exige. Na obra missionária, não se entra sem ser chamado; e dela não se consegue sair quando se é chamado.
Se compreendermos que Deus deu o Filho e que Jesus se deu a si mesmo para a salvação dos pecadores, podemos então, falar que missão (mandato, incumbência, ministério) é a obra de Deus dada à Igreja que, seguindo o modelo de Cristo, proclama e anuncia por palavras e ações o Reino de Deus, avocando a todos ao arrependimento e contrição e a ter fé em Cristo, enviando-os a serem discípulos dEle.
O significado é este: Jesus harmonizou sua própria missão auferida do Pai com a missão que Ele deu aos seus discípulos, quando disse: "Assim como o Pai me enviou, eu também vos envio" (Jo 20.21).
É formidável observarmos a ordem dos "envios" nesta passagem. Primeiro, o Filho de Deus foi enviado pelo Pai, o que torna Jesus o primeiro e Divino Missionário. Ele, por sua vez, enviou seus discípulos, tornando-os missionários do Evangelho.
As ações de Jesus, durante todo o seu ministério, tiveram um caráter missionário. Missão é a efetivação histórica em favor de toda a humanidade através da encarnação, morte e ressurreição de Jesus Cristo.
Como afirmou Greenway: "Os Evangelhos retratam Jesus como o Messias Missionário".
Deste modo, esta é a missão de Deus. Ele escolhe, capacita, envia e produz os resultados. A missão do cristão é glorificar a Deus e proclamar o Evangelho, porque os frutos são acendidos pelo Senhor. Deus elege, o crente anuncia. O propósito final da missão é glorificar a Deus, de tal modo que uma multidão de todas as nações, tribos, povos e línguas possam declarar o louvor e a honra, a glória e o poder de Deus por toda a eternidade. Portanto, Deus está no centro da missão. Ele é o alvo da missão. A missão existe para a glória de Deus.

DEUS ESPÍRITO SANTO ? O DEUS MISSIONÁRIO

Quando olhamos para o Espírito Santo é visto como a força motriz da Missio Dei. Edison Queiroz assevera: "Biblicamente, o Espírito Santo está intimamente ligado com a obra missionária". Continua: "Infelizmente, hoje em dia há algumas igrejas que não entendem o propósito da vinda do Espírito Santo e desenvolveram uma teologia segundo a qual o Espírito Santo é dado simplesmente para nos ajudar a receber bênçãos ? e não para servir a Deus, como é o propósito original. Não podemos aceitar essa dicotomia entre o Espírito Santo e a obra missionária. Se estudarmos a doutrina do Espírito Santo à luz dos propósitos de Deus, vamos descobrir que o Espírito Santo veio para ajudar o cristão a ter uma vida vitoriosa e assim ser instrumento de Deus para espalhar a glória divina através da salvação de outras vidas". Só existe missão de acordo com Deus e com a Bíblia, se o Espírito Santo estiver no comando. O Espírito é indispensável à obra missionária. Missão é a realização prática da obra do Espírito Santo neste mundo em nome do eterno propósito de Deus e da aplicação efetiva da salvação em Cristo Jesus a todo o indivíduo que crê.
Em Atos 1.8 temos o entendimento da pessoa e o trabalho do Espírito Santo como sendo altamente missionário em caráter e propósito: "mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e sereis minhas testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judeia e Samaria e até aos confins da terra" (At 1.8). Ele é um Espírito Missionário que deseja trazer de volta para casa os filhos perdidos de Deus.
A igreja, em Pentecostes, pronta e espontaneamente se torna "missionária em sua essência e coração" ao ser batizada pelo Espírito Santo . Por conseguinte, o Espírito e a missão não podem ser afastados. O Espírito Santo preserva e cuida do fruto missionário. Portanto, o missionário precisa aprender a confiar no Espírito Santo, desde o princípio e ao longo de seu ministério. Isto significa dependência e suficiência total no Espírito.

CONCLUSÃO

Logo, nós como corpo de Cristo, povo de Deus, famílias e indivíduos não somos agentes da missão, apenas servos do verdadeiro Agente que promove a missão no mundo: o Deus Trino-Missionário.
A paixão pela glória de Deus é um desejo ardente de que somente Ele seja adorado em todo lugar, e isto é o combustível que mantém ardente e impetuosa a chama missionária. O Espírito de Deus continuará a inspirar homens e mulheres à missão até que a profecia de Habacuque 2.14 seja cumprida: "Pois a terra se encherá do conhecimento da glória do SENHOR, como as águas cobrem o mar".
Portanto, o maior exemplo de missão está no próprio Deus, que se fez carne e habitou entre nós para salvar os perdidos (Jo 1.14; Fp 2.5-11). "Nada neste mundo pode ser comparado ao fato de Deus ter tomado a decisão de encarnar-se num missionário", afirmou Oswaldo Prado.
O que se conclui é que a missão é primordialmente Missio Dei. Ela nasce no coração de Deus, opera na história pela força e poder do Espírito Santo, e aponta para glorificação de Jesus Cristo como Senhor do Universo. Em síntese, a missão começa e termina em Deus. Missão é para a glória do Deus Trino ? Pai, Filho e Espírito Santo.

BIBLIOGRAFIA CONSULTADA

Carriker, C. Timóteo. (2005). O Caminho Missionário de Deus, uma teologia bíblica de missões. Brasília, DF: Editora Palavra.
Greenway, Roger. (2001). Ide e Fazei Discípulos. São Paulo, SP: Editora Cultura Cristã.
Hoover, Thomas Reginald. (1993). Missões, o Ide Levado a Sério. Rio de Janeiro, RJ: CPAD.
Padilla, C. René. (2009). O Que é Missão Integral? Viçosa, MG: Editora Ultimato.
Peters, George W. (2000). Teologia Bíblica de Missões. Rio de Janeiro, RJ: CPAD.
Pino, Carlos del. (2004). O Evangelho Para O Mundo. Goiânia, GO: Editora Logos.
Piper, John. (2001). Alegrem-se os Povos, A Supremacia de Deus em Missões. São Paulo, SP: Editora Cultura Cristã.
Prado, Oswaldo. (2001). Do Chamado ao Campo. São Paulo, SP: Editora Sepal.
Queiroz, Edison. (2009). A Igreja Local e Missões. São Paulo, SP: Vida Nova.
Shedd, Russell P. (2003). Missões, Vale a Pena Investir? São Paulo, SP: Shedd Publicações.

Autor: Luciano Paes Landim


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