Meditação



O mundo vem passando por várias transformações em todos os níveis e consequentemente o ser humano tem percebido essas mudanças. A cada dia pessoas estão tentando sair do piloto automático. No 'piloto automático' ficamos remoendo ou prevendo situações, imaginando circunstâncias desagradáveis antes que elas aconteçam. E pagamos um preço alto por isso.
Algumas pessoas têm vontade de experimentar a meditação, outras nem suportam a ideia de ficar parada, outras acham que é perda de tempo bem como questões religiosas, crenças etc.
Nesse espaço, gostaria de esclarecer algumas crenças negativas ou invertidas sobre a meditação.
"... meditar não é parar de pensar. Meditar não é esvaziar a mente. O cérebro não para de funcionar. Com a prática regular da meditação, os pensamentos vão diminuindo, e a mente vai se esvaziando por ela mesma"
Muitas pesquisas científicas já mostraram que a prática da meditação controla o estresse, abaixa a pressão arterial, alivia as dores, traz mais alegria interior.
Os estudos de uma Universidade de Montreal confirmam que a meditação, com o foco na respiração, reduz as sensações dolorosas em 18%. E descobriram que isso, se deve, entre outros fatores, a uma redução no ritmo respiratório.
Os cientistas canadenses descobriram também que quem medita suporta melhor as dificuldades e as indisposições, mesmo quando não está imerso em momentos de tranquilidade. Isso porque o efeito positivo da meditação se prolonga pelo seu dia a dia.
O professor John KabatZinn, da Universidade de Massachusetts, nos Estados Unidos, ensina a meditação para lidar com a ansiedade e o estresse porque essa técnica aumenta a resiliência - capcidade de se renovar frente às adversidades. Ou seja, ao ter mais resiliência, a pessoa se frustra menos diante daquilo que não controla. Consegue observar os acontecimentos sem se envolver com eles. Desenvolve desapego, mais aceitação e paciência.
Estudos da neurociência comprovam que as duas áreas, - a da emoção e a da dor - estão relacionadas. Demonstraram através de ressonância magnética que a dor é amplificada com imagens ruins e a dor é suavizada quando acompanhada de fotos do sol, de imagens calmas, de água fresca.
É importante compreender que meditar não é parar de pensar. Meditar não é esvaziar a mente. O cérebro não para de funcionar. A mente pensa e duvida.
O primeiro passo para meditar é parar seu corpo na postura. Ficar quieto já acalma a mente. Com a prática regular da meditação, os pensamentos vão diminuindo, e a mente vai se esvaziando por ela mesma. Ao meditar o que acontece é um melhor direcionamento dos pensamentos. Eles vêm e o praticante busca outro foco ou âncora. Que pode ser: ficar focado em um mantra, na respiração, em uma oração ou no movimento.Ao fazer isso, ele direciona a mente para o momento presente. Ele aprende a estar focado e presente no que está fazendo.

Isto traz serenidade e tranquilidade e você levará esse aprendizado para sua vida diária, praticando o poder do agora, vivendo o presente, o único momento que existe.
Com a prática regular, a turbulência da mente vai cessando e você começa a experimentar estados de tranquilidade, pois as ondas cerebrais e mentais vão se acalmando.
Não busque uma fórmula mágica, uma técnica, algo especial para simplesmente ser feliz, realizar seus sonhos, afastar suas dificuldades e o estresse.
Isso existe sim, mas não como uma varinha de condão. Existe na perseverança das práticas do yoga, na meditação regular, na vigilância de sua mente, na escolha de pensamentos positivos, nos atos de bondade, no serviço altruístico, feito com amor.
Se você tem dores crônicas, medite para que as sensações dolorosas se tornem mais brandas e sua mente adquira mais resiliência, mais aceitação e superação.
Se você se sente deprimido, triste, preocupado, medite e perceba como vai se sentir mais entusiasmado, mais confiante, mais saudável.
Paz e Bem!!

Autor: Marcos Esper


Artigos Relacionados


Paz Profunda Individual E Universal...

Meditar

O Que É MeditaÇÃo

A Arte De Meditar

Técnicas Milenares Para Controle Do Estresse (meditaÇÃo) 3ª Parte De Três

Técnicas Milenares Para Controle Do Estresse (meditaÇÃo) 1ª Parte De Três

Meditação Ou Tempestade De Ideias